-
Foto: Débora André
Gabriele Stunges, Emilaine Silva, Renata Cuba, Tamiris Oliveira e Ederson Stelato
O trabalho “Avaliação da Presença e Diversidade de Compostos Farmacológicos nos Córregos do Cedro e Veado”, desenvolvido por acadêmicos do 6o termo de Química da Faculdade de Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente (Faclepp) da Unoeste, foi apresentado no 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que aconteceu recentemente em Porto Alegre (RS). A orientadora da pesquisa, professora Renata Médici Frayne Cuba, foi a porta-voz dos autores no evento.
O trabalho de campo, envolvendo coleta de amostragens e extração de poluentes, foi executado pelos acadêmicos Gabriele Marques Stunges, Emilaine Cristina Pelegrineli da Silva, Tamiris Garbiatti de Oliveira, e Ederson da Silva Stelato. A orientadora da pesquisa explica que o grupo contou com a parceria do curso de Engenharia Civil da Unesp de Ilha Solteira para a análise cromatográfica, que é a técnica de separação de misturas e identificação de seus componentes.
Com início em abril de 2010 e conclusão em julho de 2011, o objetivo do projeto foi analisar a presença de resíduos de fármacos nos rios da região. “Essa análise é importante, pois tais compostos são considerados poluentes emergentes, ou seja, são característicos da sociedade atual e ainda pouco se sabe sobre seus efeitos na saúde assim como nos ecossistemas” ressalta Renata.
Renata enfatiza que o trabalho foi realizado com critérios e muita seriedade pelos alunos, que demonstraram muita dedicação, interesse, comprometimento e responsabilidade em todas as etapas da pesquisa. “O resultado foi tão bom que os alunos darão continuidade ao projeto, agora com o objetivo de buscar tratamentos para os compostos detectados”, completa a orientadora.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste