O Enepe 2011 – Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste foi aberto oficialmente na noite desta segunda-feira (17), no Teatro César Cava, campus I. O evento, que segue até quinta-feira (20), conta com programação variada de palestras, conferências, minicursos, comunicações orais, entre diversas outras atividades.
Com o tema “A construção do conhecimento na sociedade da informação”, o professor do Centro Universitário Eurípides de Marília (SP), Elvis Fusco, abordou a importância deste conceito na atualidade, onde a informação tem muito valor na sociedade pós-industrial. “Devemos nos situar neste ambiente e saber utilizar este contexto em prol da construção do conhecimento, tanto no âmbito pessoal – dentro das empresas – e até mesmo na produção científica. O principal papel social de uma universidade é possibilitar a construção do conhecimento na sociedade. Ter este evento de ensino, pesquisa e extensão debatendo o tema mostra que a instituição está fomentando a produção de informação”, salientou.
De acordo com o diretor administrativo da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Unoeste, Augusto César de Oliveira Lima, que representou a reitora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima na solenidade de abertura, todos os setores envolvidos no Enepe têm se dedicado para oferecer um evento que atenda plenamente a comunidade acadêmica e em geral. “Somente nesta edição foram inscritos mais de 800 trabalhos para serem apresentados. Gostaria de parabenizar os professores, diretores/coordenadores, pró-reitores, funcionários e alunos que só contribuem para a excelência e grandiosidade do encontro”, revelou.
Para a pró-reitora de Extensão e Ação Comunitária, Angelita Ibanhes de Oliveira Lima, durante estes 39 anos completados este mês, a Unoeste vem construindo conhecimentos e o Enepe só exalta este trabalho. “Desejo que todos tenham uma ótima semana de atividades e que colham bons frutos para informação e sabedoria”.
José Eduardo Creste, pró-reitor Acadêmico, confirmou a importância do Enepe para a instituição: “A Unoeste mostra-se a cada ano mais madura e capaz de atender aos anseios de uma sociedade que busca o conhecimento e a informação constantemente. As mais de 2 mil inscrições no evento mostram que temos um público docente e discente interessado em novas experiências”.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Zizi Trevizan, salientou que o alto número de interessados em participar do Enepe com apresentação de trabalhos ou até mesmo como ouvintes, comprova a evolução da Unoeste e o sucesso do evento em 2011. “Em agosto deste ano tive acesso a um artigo escrito por um professor doutor em educação de uma universidade dos Estados Unidos onde abordou temas relacionados à ciência, resiliência e inclusão social. No trabalho, o pesquisador dizia que qualquer indivíduo para se sentir integrado na sociedade da informação necessita do domínio dos códigos científicos/tecnológicos e nós sabemos que o caminho da universidade é o mais apropriado. Ou seja, é aí que vislumbramos a importância do ensino superior, da pesquisa e da extensão principalmente no contexto atual, onde o saber exige cada vez mais o saber”, finalizou.
Programação – Teve início nesta manhã no campus II da Unoeste o VIII Encontro Anual de Ensino Superior (Enaens), evento integrado ao Enepe. Palestras, minicursos, apresentações orais e de painéis serão realizados durante o dia todo. Confira [link]aqui|http://www.unoeste.br/site/pos/enapi/2011/programacaogeral.asp[/link] a programação completa.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste