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Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste
Lucilene Cury falou sobre “A construção do conhecimento na sociedade da informação e os novos meios de aprendizagem”
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Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste
Palestra abriu atividades do dia, no Auditório Azaleia, com a presença de professores, alunos e demais interessados
Esta terça-feira (18) foi marcada pelo desenvolvimento da 8ª edição do Enaens (Encontro Anual de Ensino Superior), evento que integra a programação do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe) da Unoeste. A cerimônia, que deu início às atividades, ocorreu no auditório Azaleia, bloco B3, campus II. Integraram a mesa principal o pró-reitor Acadêmico, José Eduardo Creste, as pró-reitoras de Pesquisa e Pós-Graduação, Zizi Trevizan e de Extensão e Ação Comunitária, Angelita Ibanhes de Oliveira Lima e a professora doutora da USP, Lucilene Cury, responsável pela conferência intitulada “A construção do conhecimento na sociedade da informação e os novos meios de aprendizagem”.
De acordo com a palestrante foram discutidos no evento aspectos como o papel da informação e, consequentemente da informatização, no processo de educação. A partir dessa relação indissociável, foi discutido também o desempenho atual da Universidade diante deste componente irreversível que é o avanço tecnológico. “Não se trata de sujeitar a Universidade às tecnologias da informação, nem, evidentemente de recusá-las, mas de refletir sobre essa nova missão da instituição de ensino no que diz respeito ao seu papel na formação dos profissionais da Educação para a sociedade do século XXI”.
Ela enfatizou ainda as habilidades e competências que o professor deve desempenhar em determinada área, com base na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão. “O professor é muito importante na Universidade, pois tem a função de esclarecer e determinar caminhos teóricos. Ele tem a capacidade de ensinar com competência, utilizando novos meios de aprendizagem”.
Lucilene acrescentou que existem fortes indícios de que a valorização do sujeito, com todas as suas capacidades e características em geral, altera a ordem dos fatores e pode transformar fracasso em sucesso. “Com base na prática da Educomunicação, somos todos aprendizes, inclusive nós professores. Dessa forma, concluímos que os novos meios de aprendizagem devem necessariamente passar pela ideia de que o aluno é pensante, ativo e participativo, proporcionando um diálogo mais estreito e íntimo entre docentes e discentes”.
Creste salientou que a Unoeste se mantém atenta às temáticas atuais e constantemente aplica e debate novos procedimentos didáticos. “Este evento possibilitou uma avaliação de como lidamos com as novas redes de comunicação e formas de ensino-aprendizagem. Todos as ações desenvolvidas pela instituição embasadas na tríade Ensino, Pesquisa e Extensão vão ao encontro das ideias apresentadas nesta conferência e proporcionarão excelentes resultados”.
A pedagoga Fernanda Gonçalves Vallim participa pela segunda vez do Enepe, por meio da apresentação de trabalho e das palestras e conferências. “Como sou pesquisadora na área sempre acompanho congressos no país e este evento oportuniza uma experiência diferenciada. Acredito que as informações obtidas no Enaens são enriquecedoras”.
Para o acadêmico do 6º termo do curso de Engenharia Ambiental da Unoeste, Thiago Souza, é importante integrar atividades que oferecem novos conhecimentos. “Nestes primeiros dias do evento já estou muito satisfeito pela quantidade e qualidade dos assuntos propostos. Acredito que além da formação específica, o futuro profissional deve ter um aprendizado diferenciado, obtido em momentos como este proporcionado pelo Enepe”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste