-
Foto: Divulgação
Médico formado pela Faculdade de Medicina da Unoeste fez estágios na Turquia, França, Estados Unidos e Alemanha
O egresso da Faculdade de Medicina da Unoeste, Marcelo Perocco, esteve em destaque recentemente na mídia, em matéria veiculada no Jornal Nacional (21/07/2010), por utilizar uma nova técnica cirúrgica na coluna vertebral, que causa ao paciente o mínimo de agressão e possui custos reduzidos. Este procedimento inovador está ganhando espaço na área médica e já é utilizado na Europa, Ásia e América do Norte.
“Alguns anos atrás esta cirurgia era realizada de forma convencional, com grandes cortes e com uma lesão maior de tecidos, que resultava em um maior dano ao paciente e com tempo de recuperação do pós-operatório longo. Esta nova técnica proporciona a reabilitação rápida e que possibilita o breve retorno às atividades diárias”, explica Perocco.
Ele relembra sua trajetória profissional, após o término da graduação na Unoeste, em 2000. “A princípio, realizei treinamento em Neurocirurgia no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, na equipe do professor Dr. Roberto Godoy. No último ano da residência iniciei na cirurgia de coluna pela equipe do Dr. Jader Rabello, no Hospital São Luiz, também na capital paulista, onde permaneci como assistente até o final de 2007; após esse período, comecei meus treinamentos em cirurgia endoscópica da coluna vertebral através de estágios em Ancara (Turquia), Bordeaux (França), Phoenix (Estados Unidos) e Munique (Alemanha)”.
Perocco iniciou o aperfeiçoamento nesta técnica inovadora fora do Brasil. “Na França, conheci o Dr. Pil Sun Choi, referência da cirurgia minimamente invasiva e ingressei para a sua equipe como assistente direto em procedimentos endoscópicos. A experiência possibilitou o aprimoramento desta técnica, permitindo minha atuação na área de neurocirurgia no ABC paulista e a chance de compor o grupo de cirurgia na AACD e no Hospital da Coluna, primeiro do país voltado exclusivamente ao tratamento da coluna vertebral”.
O médico acrescenta que a formação adquirida na Unoeste foi fundamental para sua carreira. “A infraestrutura e o corpo docente que a instituição oferece sempre estimula os alunos na busca do melhor para o exercício da profissão”.
Sobre o futuro, o ex-aluno fala sobre seus projetos. “Busco me firmar como um bom cirurgião de coluna, focado nas técnicas minimamente invasivas e maximamente efetivas para os pacientes. Atualmente, participei de congresso que reuniu os cinco maiores centros de cirurgia desta área e, na oportunidade, discutimos o projeto que envolverá varias instituições de ensino, possibilitando difundir esta técnica e implantá-la no SUS [Sistema Único de Saúde]”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste