-
Foto: Cedida
Pedro Mathias, Aladir Gomes, Jaqueline Hatamoto e Bianca Lima, com a professora/orientadora Thaisa Bacco
O videodocumentário “Arigatô” produzido através do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos egressos de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, Aladir Gomes, Bianca Lima, Jaqueline Hatamoto e Pedro Mathias, será exibido em universidades no Japão para pesquisas sobre a cultura e educação japonesa no Brasil.
De acordo com o ex-aluno Pedro Mathias, o TCC foi concluído em dezembro de 2008 e o objetivo da escolha do tema foi o centenário da imigração japonesa no Brasil naquele ano. “Visitamos 30 cidades da região e entrevistamos cerca de 40 pessoas para conhecer a história da colônia nessas cidades e colher material para o documentário. Com 54 minutos de duração, o vídeo aborda temas como religião, tradições, costumes, alimentação, entre outros hábitos”, explica.
O jornalista conta ainda que o material foi parar no Japão devido a uma pesquisa que os professores Toshiaki Shikata, da
Ritsu Meikan University, da cidade de Kusatsu e Yuko Yamanouchi, da
Kansai Univerasity, de Osaka, estão produzindo sobre como a geração de japoneses nascidos em Presidente Prudente e Álvares Machado aprende a cultura, mesmo estando no Brasil. “Os docentes vieram para cá e entraram em contato com o presidente da Associação Nipo-Brasileira da Alta Sorocabana, Toshio Koketsu, um dos entrevistados no videodocumentário. Dessa maneira, ao perceber que a pesquisa dos japoneses se enquadrava ao nosso TCC, Toshio cedeu uma cópia do vídeo para eles, que gostaram muito e levaram o material para ser exibido para os alunos no Japão”.
Para Mathias, a satisfação é muito grande de ver que o documentário está sendo utilizado para outros fins, como esta pesquisa no Japão. “Saber que o nosso TCC marcou a história da faculdade e que ele serve de referência para outros alunos é muito importante. Afinal, o empenho e a dedicação que tivemos desde o começo está sendo recompensado da melhor maneira possível, através do reconhecimento. Isso é gratificante”, completa.
De acordo com a professora e orientadora do grupo, Thaisa Bacco, a seriedade com que o trabalho foi produzido serve de exemplo para os demais acadêmicos. “O vídeodocumentário ultrapassou as barreiras de simplesmente ser uma peça prática para um TCC de Jornalismo, ele resgatou histórias importantes da colônia japonesa e contribuiu para o resgate dessa cultura na região, além de levar o nome da Facopp e da Unoeste para diversos outros lugares, agora para o Japão”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste