-
Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste
Luciane Romero: “Profissional possui toda a base de conhecimento para atender as necessidades de cada paciente”
-
Foto: Cedida
“Docentes da Universidade sempre me incentivaram a buscar novos horizontes”, conta Luciany Mazzuchelli, que atua em academia de Prudente
Quem nunca quis ganhar ou perder uns quilinhos? Para manter a estética sem perder a saúde, o profissional da Nutrição Esportiva possui toda a base de conhecimento para orientar atletas ou indivíduos fisicamente ativos. A Unoeste, através do curso de Nutrição, foi uma das primeiras universidades do país a oferecer em sua grade curricular essa disciplina.
“Clínicas, academias de ginástica, consultoria de atletas e equipes profissionais, docência e pesquisa, são algumas das áreas que o profissional pode atuar. A Nutrição Esportiva é um segmento que está em expansão”, afirma Luciane Romero Nogueira, docente da graduação na Universidade e especialista na área.
Ela explica que atletas profissionais visam o aumento do rendimento, enquanto outro tipo de público deseja melhorar a estética e a saúde. “É neste momento que entra o trabalho do nutricionista esportivo. A saúde do corpo está diretamente ligada à alimentação correta e prática de exercícios físicos. Esportistas podem melhorar sua performance através de uma alimentação saudável. Já os indivíduos que não se enquadram como atletas, podem contar com o trabalho deste profissional para manutenção da saúde”.
Romero destaca a influência de eventos de grande porte como a Copa do Mundo e as Olimpíadas – que ocorrerão no Brasil – para expansão do mercado de trabalho. “Estas atividades divulgam de forma intensa o esporte em todo o país, incentivando jovens e adultos na prática de exercícios. Como consequência, cresce a procura pelos profissionais da nutrição, que fazem as orientações corretas para cada indivíduo, já que cada pessoa possui necessidades diferenciadas”.
A docente ressalta que somente o nutricionista pode orientar o quanto, como, o quê e de que forma os alimentos devem ser consumidos através de cálculos do gasto calórico e do tipo de exercício praticado pelo paciente. “Ainda existe a falsa ideia de que, para alcançar o corpo ideal, é necessária a ingestão de suplementos, que oferecem riscos à saúde quando mal administrados. Em muitos casos, uma alimentação equilibrada é o suficiente para a obtenção de bons resultados”.
Romero fala também sobre a questão social. “Muitos jovens buscam no esporte a oportunidade de mudar sua realidade. Hoje sabemos que Presidente Prudente apresenta grande potencial em modalidades como futebol, atletismo, vôlei, basquete, natação e também nas artes marciais como karatê e judô. Além dos excelentes atletas atuantes, existem ainda os talentos a serem descobertos”.
A egressa Malena Ricci Ticolo, formada em 2008 na Unoeste, atua como nutricionista da equipe do Grêmio Prudente. “Acompanho diariamente o preparo dos alimentos dos jogadores e elaboro todo o cardápio de acordo com o treinamento”. Ela conta que conheceu esta área de atuação na Universidade. “Hoje me sinto realizada profissionalmente”.
Luciany Aline Mazzuchelli, obteve a graduação em 2009, e atua na academia de ginástica Art Mulher em Presidente Prudente, realizando avaliação nutricional. “Sempre gostei de praticar esportes e me identifico com meu trabalho. O público feminino é bastante exigente, por isso, cada cliente nova é um desafio. Os professores da Unoeste, sempre me incentivaram a buscar novos horizontes”. Luciany faz pós-graduação em Nutrição Esportiva na Universidade Metodista, em Piracicaba (SP).
Serviço– O curso de Nutrição é uma das opções de cursos oferecidos no Vestibular 2011 da Unoeste, que está com inscrições abertas. A prova será realizada no dia 20 de novembro, às 8h30, no campus II. Mais informações na página do vestibular, no [link]site|http://www.unoeste.br/vestibular[/link] da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste