Egresso da Facopp é repórter da TV Diário em Mogi das Cruzes
O ex-aluno João Gabriel Bressan, formado pela Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste em 2005 – habilitação em Jornalismo – atualmente trabalha como repórter da TV Diário, afiliada da Rede Globo na cidade de Mogi das Cruzes, região metropolitana de São Paulo (SP).
Após o término da graduação e com a conclusão do período de estágio na TV Fronteira, afiliada da Rede Globo em Presidente Prudente, foi convidado para integrar a equipe de repórteres da emissora. “Fui enviado para a sucursal de Dracena, na região da Nova Alta Paulista. Durante os sete meses que trabalhei por lá, convivi de perto com o terror dos presídios paulistas durante as rebeliões e ataques promovidos por presos ligados a uma facção criminosa”, revela.
Bressan fala que recebeu proposta da TV Diário logo em seguida, no ano de 2006. Lá ele faz reportagens para os telejornais locais e também para os que compõem a grade da Rede Globo em território nacional, como o Jornal Hoje e o Jornal da Globo. “O gosto pelo Jornalismo começou em uma rádio comunitária na cidade de Primavera (SP). Na época eu estava com 16 anos e surgiu o interesse pela profissão. Embora estivesse em outro veículo de comunicação, naquele momento eu já tinha a televisão em meus planos”.
Sobre o futuro, o jornalista afirma que pretende aproveitar as oportunidades que surgirem e aprender intensamente com os desafios do cotidiano. Ele salienta que seu grande desejo é pertencer ao corpo de jornalistas da TV Globo do Rio de Janeiro ou de São Paulo. “Porém, isso é apenas um foco estabelecido para não perder a direção das coisas. Até porque o mundo dá voltas e as prioridades mudam”.
Para quem pretende seguir nessa área, o egresso afirma que compromisso é a palavra que traduz a rotina deste profissional. “Temos um pacto firmado com as pessoas, de informá-las e também de fazê-las refletir sobre temas variados, que vão desde o gol no campeonato paulista à escolha do presidente da República. O jornalista de verdade é jornalista em qualquer lugar e a qualquer hora. Mais do que atenção, o importante é ter sensibilidade para transmitir a informação”, orienta.
Sobre a formação na Facopp, o ex-aluno afirma: “A Unoeste foi importante para minha carreira em vários sentidos: primeiro pela estrutura, com laboratórios e equipamentos para a prática daquilo que era ensinado em sala de aula; depois, com professores extraordinários e competentes naquilo que fazem e com uma experiência profissional invejável”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste