-
Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste
Moacir Del Trejo, diretor da Fipp, com os coordenadores dos cursos avaliados, Emerson Silas Dória e Haroldo Alessi
Os cursos de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação da Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste reafirmaram o
status de melhores do país, conforme resultado divulgado pelo Inep/MEC que inclui entre os seus conceitos o Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).
Dentre 486 cursos avaliados em todo país, Sistemas de Informação da Unoeste ocupa a 1ª posição entre as particulares e a 4ª em nível nacional (públicas e privadas), considerando o histórico de avaliações (CPC contínuo) do Ministério da Educação. Em avaliação feita em 2008 com alunos ingressantes e concluintes, o curso da Unoeste obteve Conceito Enade 5 e Conceito IDD 5 (conceitos máximos obtidos por apenas cinco cursos do país) que combinados com o CPC contínuo coloca o curso da Unoeste em 1º lugar dentre todas as IES avaliadas. “Essas notas representam o nível máximo que se deve atingir nos conceitos”, explica o coordenador Haroldo César Alessi.
O Curso de Ciência da Computação é, dentre todas as IES que obtiveram Conceito Enade maior ou igual a 4 e Conceito IDD 5 combinados com o CPC contínuo, o 2º curso melhor classificado dentre as particulares e o 17º melhor dentre todos os 295 cursos públicos e particulares que foram avaliados. Na divulgação do MEC, o curso conquistou Conceito Enade 4 e Conceito IDD 5, repetindo o êxito do último Exame em 2005. De acordo com o coordenador, Emerson Silas Dória, os conceitos consideram “além da avaliação do aluno, corpo docente qualificado, jornada de trabalho, infraestrutura da instituição e organização didático-pedagógica”.
Para o diretor da Faculdade de Informática, Moacir Del Trejo, é muito gratificante receber uma avaliação do MEC tão positiva que comprova a qualidade de ensino e coloca a Unoeste entre as melhores instituições de ensino na área de Computação e Informática do país. “Estamos gratos e orgulhosos de todos, que de uma certa forma contribuíram para este resultado, principalmente, os egressos e alunos que nos representaram no Enade com muita ética, responsabilidade e competência”.
Os cursos da Fipp/Unoeste receberam Conceito Preliminar de Curso (CPC) 4 que representa, além dos resultados do Enade, a qualidade das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, tripé de uma Universidade reconhecida pelo MEC.
Arquitetura e Eng. Civil também se destacaram no Enade
Outros cursos da Unoeste tiveram êxito no Enade 2008. É o caso de Arquitetura e Urbanismo que conquistou Conceito Enade 4. Conforme a coordenadora Sibila Corral de Area Leão Honda, o curso ocupa a 14ª posição entre os particulares avaliados e a 29ª geral dentre os 194 cursos públicos e privados, se destacando entre os 15% melhores do país. “Além da Unoeste, apenas 31 cursos receberam nota igual a 4 ou 5 neste conceito”, afirma a coordenadora.
Engenharia Civil também alcançou Conceito Enade 4, o que comprova a qualidade do curso oferecido pela Unoeste há mais de 30 anos. O coordenador Amaro dos Santos ressalta que recentemente uma matéria divulgada pela Folha de São Paulo indica que “6,3 mil dos 24,9 mil formandos na área que participaram da avaliação federal ficaram com nota 1 e 2”. De acordo com ele, “pode se considerar então, que a Unoeste está entre os cursos que formam os melhores profissionais para o mercado de trabalho”.
O CPC de Matemática, Letras, Química, Biologia, Pedagogia, História e Geografia indicam que a Unoeste atende satisfatoriamente as exigências de qualidade propostas pelo Ministério da Educação.
De acordo com o pró-reitor Acadêmico, José Eduardo Creste, de forma geral a Unoeste teve desempenho positivo. “Dos 13 cursos avaliados no Enade, 11 alcançaram notas 4 e 3 no CPC, sendo que dois deles conquistaram os conceitos máximos (5) no IDD e Enade. Apenas o Curso de Física consta como sem conceito, devido a insuficiência no número de alunos participantes. Engenharia Ambiental não teve Conceito IDD, por não ter número suficiente de alunos concluintes, no entanto este curso no mesmo ano, obteve seu reconhecimento pelo MEC e em todos os itens avaliados conquistou a nota máxima (5). É preciso deixar claro que no caso de ambos os cursos, esses fatores independem das faculdades”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste