-
Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste
Lorelaine Caroline Sapia, formada em 2007, falou sobre processo de inclusão, ela que é deficiente visual
Um dos momentos mais aguardados do 6º Encontro de Ex-alunos de Psicologia na Unoeste foi o espaço reservado para comunicações orais. A atividade consiste no relato dos egressos que têm a oportunidade de retornar à instituição em que se formaram e contar suas experiências aos futuros profissionais.
A ex-aluna, formada em 2007, Lorelaine Caroline Sapia, proporcionou aos participantes muitas reflexões. Ela que é deficiente visual total, destacou a importância da família no processo de inclusão. “É nela que se tem a construção das primeiras relações sociais. Se a família nos ensina que o mundo é perigoso, ameaçador, aprendemos a lidar com ele de forma defensiva”, observou.
Atualmente, Lorelaine é funcionária pública, aprovada em concurso, atende pacientes no consultório e faz pós-graduação em Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura. “Nesta minha jornada quebrei muito a cabeça. Já fui muito inflexível, mas a partir do momento em que fui inserida no contexto social, percebi que o mundo não é tão ameaçador como eu imaginava. As pessoas têm condições de se relacionar, desde que o deficiente também tenha esta disposição. É uma via de mão dupla”, completou.
A egressa destacou ainda que deve a sua formação profissional a todos os professores do Curso de Psicologia da Unoeste. “Eles tiveram amor para ensinar, abertura para adaptar o que era possível e consciência para dizer o que eu não poderia fazer, portanto, são responsáveis pelo que sou hoje”.
Márcio Aloísio de Oliveira, formado em 1998, participou da atividade abordando Apresentação do CRP em Direitos Humanos e Políticas Públicas. “Na minha época, este evento não era realizado e sentíamos falta deste diálogo com os profissionais formados pela instituição”. A colega de turma, Fátima Eva dos Santos falou sobre sua emoção em voltar e rever as pessoas com quem conviveu nos anos de estudo. Ela enfocou a Realização de Grupos Operativos com a Equipe de Enfermagem na Unidade de Neonatologia do Hospital Universitário de Presidente Prudente – hoje denominado Hospital Regional (HR).
Outros ex-alunos como Gilson Lourenço Pereira Júnior (O Imaginário. O Simbólico e o Real. Experiência Clínica e Produção Final); Elza Maria Rodrigues (Psicologia Educacional); Iúri Yrving Muller Silva (Um Olhar Psicanalítico sobre o Adolescente em Processo de Escolha Profissional); e Tatiane Lemos (Aprimoramento em Psicologia Hospitalar: Atendimento Psicológico no Hospital Geral) também estiveram presentes.
Na sexta-feira (22) à noite foram desenvolvidos os minicursos Qualidade de Vida: Há Tempo para Crescer, Plantar e Colher (Luiz Henrique Negrão/Unoeste); A Criança e os Sintomas Contemporâneos na Escola (Renata de Luca/PUC); Tornar-se Profissional: Destino ou Atitude (Daniela Vital dos Santos/Unoeste); e A Criança Hiperativa à Luz do Psicodrama (Elza Machado/Unoeste). O evento contou também com a 4ª Mostra de Trabalhos da Psicologia, onde estudos foram apresentados em painéis.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste