-
Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste
Cerca de 400 pessoas entre alunos, egressos e profissionais da área participaram da palestra
Teve início ontem (11) e prossegue até sexta-feira (15), a 28ª Semana de Enfermagem da Unoeste. A abertura do evento reuniu cerca de 400 pessoas entre alunos, egressos e profissionais da área e ainda contou com a apresentação do Coral Feminino da Apampesp (Associação dos Professores Aposentados do Magistério do Estado de São Paulo), que foi aplaudido em pé pelos participantes.
Larissa Sapucaia Esteves, coordenadora pedagógica do Curso de Enfermagem ressaltou que o evento, este ano, tem novidades: foram inseridas na programação apresentações culturais. “Os alunos de Enfermagem trabalham e estudam no período da noite, e assim, resta pouco tempo para o lazer. É por esse motivo que buscamos, além das palestras técnicas sobre a profissão, eventos artísticos, como apresentações de grupos de dança, teatro, entre outros”. Ela completou dizendo que o tema “Enfermagem e o Exercício da Cidadania”, escolhido este ano pelos alunos, busca fazer com que o profissional se envolva também com temas culturais e sociais.
A coordenadora da Subseção do Conselho de Enfermagem de Presidente Prudente, Regina Maria Furtado Alves Rabelo, enfatizou que a Semana de Enfermagem é um momento de reflexão sobre a profissão. “Os temas Cidadania na Enfermagem, Ética Profissional e os Direitos e Deveres dos Enfermeiros são assuntos relevantes para o dia a dia do profissional”.
A enfermeira e coordenadora do voluntariado da Cruz Vermelha em São Paulo (SP), Maria Eugênia Veigas Fernandes, falou sobre o que é a instituição, sua missão de ajuda humanitária e os trabalhos realizados na guerra e na paz. “Hoje enfrentamos um grande problema que é a enchente no nordeste e começamos uma campanha muito forte em prol dos desabrigados. Mandamos uma primeira carreta com 25 toneladas de alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e roupas para Teresina, no Piauí”.
Maria Eugênia explicou que é muito forte a ligação da Cruz Vermelha com a Enfermagem. “A primeira escola de Enfermagem no país foi na Cruz Vermelha e desde o inicio do século até aproximadamente 1960, todas as escolas que formavam enfermeiros tinham seus certificados autorizados pela instituição. A enfermagem é cuidado, assistência. Na enfermagem você se doa e o mesmo acontece no voluntariado. Essa é a mensagem que eu deixo aos alunos, sobre a importância de ser enfermeiro voluntário”, finaliza.
Hoje à noite, a partir das 19h, será realizada a II Mostra de Trabalhos Científicos desenvolvida por egressos do curso. Antes, será apresentado um Show de Talentos por alunos do curso na Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste