Farmácia: Egressa atua como bioquímica na Embrapa Soja
Luciana Ruano de Oliveira se formou na Unoeste em 2006 e atualmente está em Londrina (PR)
A ex-aluna do Curso de Farmácia da Unoeste, Luciana Ruano de Oliveira, 27, atua como farmacêutica bioquímica no Laboratório de Biotecnologia dos Solos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Soja) de Londrina (PR). Formada em 2006, atualmente dá continuidade aos estudos do mestrado, defendido no primeiro semestre deste ano na Universidade Estadual de Londrina (UEL), como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A pesquisa foi intitulada Análise da Expressão dos Genes nodC e nodG de Rhizobium tropici sob Indução com Flavonóides pela Técnica de PCR Quantitativo em Tempo Real (RT-Qpcr). “A estirpe PRF 81 de Rhizobium tropici, possui alta eficiência de fixação biológica do nitrogênio, é competitiva e estável geneticamente, além de ser tolerante às condições de altas temperaturas e acidez do solo. O objetivo do estudo foi verificar a expressão de alguns genes relacionados ao processo de nodulação, através da técnica de PCR em tempo real (RT-qPCR)”.
Luciana conta ainda, que por essas características, a estirpe vem sendo utilizada em inoculantes comerciais desde 1998. “Foi comprovado em diversos ensaios a campo, a capacidade de aumentar o rendimento da cultura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris). O cultivo dessa leguminosa é bastante difundido em todo território nacional”, completa.
Para ela, a Unoeste ofereceu todo o alicerce necessário para a conquista dos seus objetivos profissionais. “A Universidade é comprometida com o aluno. Possui infraestrutura excelente e corpo docente qualificado. Só tenho a agradecer aos professores pelo apoio oferecido durante o curso, principalmente com a minha pesquisa”, afirma.
A egressa revela como escolheu sua profissão: “Sempre gostei muito de biologia e química, além do desejo de atuar na área da Saúde e pelo fascínio por laboratório. Ao longo da graduação, conheci o leque de possibilidades de atuação no mercado de trabalho nessa promissora carreira que escolhi. Me apaixonei pela área e graças a Unoeste, obtive um ensino de alto nível”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste