-
Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste
Ex-aluna com as professoras do Curso de Psicologia da Unoeste Lígia Biceglia e Ellen Assef
A egressa do Curso de Psicologia da Unoeste, Camila Delovo Crema, realizou a pesquisa “Análise de Fatores de Estresse em Atletas Nadadores em Treinamentos e Momentos Pré-Competitivos”. Participaram da pesquisa 15 atletas, de ambos os sexos, com idades entre 13 e 27 anos. O estudo fez parte do Projeto de Iniciação Científica da ex-aluna, que se formou em junho deste ano.
“A exigência do esporte competitivo provoca sérias consequências em atletas envolvidos em treinamentos que visam sempre a vitória em suas competições. Fatores ligados ao treino destes atletas têm provocado comportamentos que, por meio do exercício físico, excedem seus limites psicológicos. Sintomas como insônia, falta de apetite, isolamento e agressividade foram identificados no estudo”, explicou Camila.
A ex-aluna afirmou que o bom relacionamento com a família, amigos, treinadores e com outros atletas, colabora para a diminuição dos sintomas. “Além disso, o acompanhamento de um psicólogo é fundamental, não apenas no tratamento, mas na prevenção. O estresse faz parte do cotidiano e está se tornando cada vez mais comum”, lembrou.
A orientadora Ellen Assef destacou que o Projeto de Pesquisa Docente (PPD) foi o precursor do estudo. “Acompanhar o acadêmico durante a produção da pesquisa científica é uma forma de aprender a observá-lo, entender melhor suas dificuldades e potencialidades. Isso promove o desenvolvimento do docente”.
A co-orientadora, Ilza Lígia Biceglia, ressaltou que a Psicologia Esportiva é uma área em expansão. “Foi incluído no quadro curricular do curso, a disciplina de Psicologia Aplicada ao Esporte. Este é um campo que está em crescimento. Em todo o país, a Unoeste é uma das instituições pioneiras que implementaram a disciplina em sua grade. Hoje, o esporte profissional mostra que a atuação do psicólogo é cada vez mais necessária. Com a realização dos Jogos Olímpico no Brasil, há possibilidade de muitos psicólogos serem contratados”, completou.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste