-
Foto: Cedida
Ex-aluno Alexandrius de Moraes Barbosa com o chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães
Alexandrius de Moraes Barbosa, formado em Agronomia pela Unoeste em 2008, apresentou estudo desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no I Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pinhão Manso, na cidade de Brasília (DF). O evento foi realizado nos dias 11 e 12 de novembro, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Embrapa Agroenergia e a Associação Brasileira dos Produtores em Pinhão Manso (ABPPM).
O evento, que contou com a presença do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, promoveu um debate entre comunidade científica e representantes de diversos setores de Agroenergia sobre os avanços científicos, necessidades legais e políticas para a inserção do pinhão manso como matéria-prima para produção de biocombustíveis.
A pesquisa intitulada Enraizamento de Estacas de Pinhão Manso em Função da Aplicação de Ácido Indolbutírico (IBA), foi apresentada em formato de pôster. “O objetivo do estudo foi avaliar qual a melhor concentração do ácido indolbutírico para o crescimento das estacas do pinhão. Este ácido é uma auxina sintética, ou seja, atua como um hormônio para a planta e colabora para o seu enraizamento”, explicou Alexandrius.
O egresso falou sobre sua participação no evento. “Além de representar a Unoeste, me atualizei sobre as ações que estão sendo tomadas para a domesticação da planta. Pretendo trazer esses dados para nossa região e colaborar com a sua expansão na agricultura familiar”, revelou.
Para ele, a Universidade proporcionou todo o suporte necessário para sua pesquisa. “Todo o estudo foi realizado nos laboratórios da instituição. Além do corpo docente qualificado e do apoio do meu orientador, Tadeu Alcides Marques, a excelente infraestrutura colaborou para a conclusão do meu trabalho. Quero dar início ao mestrado no próximo ano”, completou.
O Congresso contou também com a presença do presidente da Associação Brasileira de Plantadores de Pinhão Manso, Mike Lu e do chefe-geral da Embrapa Agroenergia, Frederico Durães.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste