-
Foto: Cedida
Técnico Lacombe e o médico Gabriel de Oliveira Lima Carapeba acompanharam a equipe no Campeonato Pan-americano
A seleção brasileira de karatê infanto-juvenil e juvenil, que realizou treinos preparatórios na Unoeste, conquistou 25 medalhas no 19º Campeonato Pan-americano, em Santiago, no Chile, no período de 2 a 7 de setembro. Nessas duas categorias, o país sagrou-se campeão, mas na classificação geral ficou com o 2º lugar. Foram 10 medalhas de ouro, 4 de prata e 11 de bronze.
“O resultado foi surpreendente devido à ausência de oito atletas. Perdemos apenas para o México, e ficamos a frente de países fortes como os Estados Unidos e a Argentina”, explicou o técnico da seleção brasileira de karatê, Luís Otávio Aranha Lacombe.
Para o médico oficial da equipe e ex-aluno da Faculdade de Medicina da Unoeste, Gabriel de Oliveira Lima Carapeba, o primeiro contato com os atletas foi uma experiência positiva. “Além de ter sido bem recebido pela equipe e seus familiares, cuidei de atletas com lesões traumáticas agudas, típicas deste esporte”, ressaltou Gabriel.
O médico conta que um dos competidores precisou ficar internado na noite que antecedeu as disputas, e que sob seus cuidados, o atleta se recuperou a tempo de conquistar a medalha de ouro. “Às 8h30 da manhã, o atleta (Lucas) já estava pronto para ser campeão”, completou. Também fará parte do corpo médico da seleção, a ex-aluna de Medicina da Unoeste, Bruna Maria Casachi Bernardes de Melo.
Os atletas Victor Barrela, Ricardo Luan de Assis, Wesley Calvet, Flávio Braga, Thamires Dias Gomes, Adrielle Cristine Almeida, Jorge André Almeida e Fernando Lacerda Braga não participaram do Pan-americano em decorrência da falta de patrocínio.
No dia 21 de setembro, no Estádio do Morumbi, em São Paulo, a equipe participará de uma seletiva para o Mundial que será realizado em Tókio, no Japão, e que contará com a presença de cerca de 120 países.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste