Ex-aluno de Medicina Veterinária é aprovado em concurso
Daniel Moura de Aguiar, graduado na turma de 1999, agora se prepara para atuar como professor na UFMT, em Cuiabá
O egresso do Curso de Medicina Veterinária da Unoeste, Daniel Moura de Aguiar, formado em 1999, foi aprovado no concurso para integrar o corpo docente da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.
O processo de seleção foi desenvolvido com provas teóricas e didáticas, classificadas em temas. “Tentei me preparar em 1 mês e meio revisando os temas que foram colocados no edital do concurso. Para a prova de cada dia, apenas um dos pontos era sorteado. Foi preciso expor tudo o que eu sabia e os temas abordavam aspectos importantes para a veterinária e socialmente”.
Para o ex-aluno, a Unoeste deu suporte para as suas conquistas profissionais, principalmente, com as aulas práticas. “Os professores sempre incentivaram os alunos. Passei um ano trabalhando no Hospital Veterinário, o que foi muito importante para o meu currículo, além da experiência que eu adquiri. Nunca fiquei sem estágio ou sem desenvolver alguma pesquisa”.
Daniel ainda conta que sempre teve as portas abertas para pesquisas na universidade, e com os trabalhos de Iniciação Científica, inclusive com o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), conseguiu bolsas de estudo. “Fiz pesquisas com a orientação de ótimos professores. Foram experiências que me ajudaram a crescer profissionalmente e geraram duas publicações científicas”.
No futuro, Daniel pretende continuar trabalhando com pesquisas e educação. “Agora vou ensinar e preparar futuros profissionais, é uma grande responsabilidade, mas estou preparado”.
Histórico – Daniel Moura de Aguiar nasceu em Cuiabá (MT) e mudou-se para Presidente Prudente em 1996, quando pediu transferência para o Curso de Medicina Veterinária da Unoeste.
Concluiu residência na Unesp de Botucatu, em fevereiro de 2002, mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo (USP) nos anos de 2004 e 2006, respectivamente. Atualmente, trabalha na Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) como pesquisador científico do Estado de São Paulo. Em julho, começa a lecionar na UFMT.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste