Pesquisa de egressa é aceita em renomado jornal europeu
Lígia Bagi, formada em Ciência da Computação na Unoeste, em 2004, desenvolveu estudo durante Mestrado em Pesquisa Operacional
A ex-aluna do Curso de Ciência da Computação, Lígia Bagi, formada em 2004, pela Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste, atualmente faz o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Desenvolvimento de Sistemas para Ambientes Web Baseados em Tecnologia Java, na mesma Universidade.
Mesmo em pouco tempo como profissional da área, a egressa já tem um extenso currículo de conquistas na carreira. Assim que se formou, Lígia ingressou no Programa de Mestrado em Pesquisa Operacional na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
“Na pesquisa operacional tudo gira em torno de problemas de otimização. Meu trabalho foi sobre o ‘caixeiro comprador’, onde existem diversos produtos que são necessários comprar, mas com diversos mercados que os disponibilizam. Então, é necessário calcular o menor custo”.
Ela conta que construiu uma fonte capaz de resolver o problema. “Consegui os melhores resultados existentes na literatura, pois encontrei um ótimo resultado em menor tempo”, completa.
A pesquisa da egressa, orientada pelo professor Dr. Marco César Goldbarg e co-orientada pela Drª. Elikzabeth Goldbarg, foi aceita no European Journal of Operation Research (Jornal Europeu de Pesquisa Operacional), considerado o melhor jornal da área e classificado pela Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – como Internacional A. O trabalho já está disponível numa primeira versão no site da Science Direct – [link]www.sciencedirect.com[/link]
Além da especialização na Unoeste, Lígia Bagi também trabalha com otimização (sistema Cobsystems), desenvolvido pela empresa Visioncom, em Presidente Prudente.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste