-
Foto: Cedida
Haroldo Takahashi e Rosemeire Santos, do Centro de Aqüicultura da Unoeste, durante participação no principal evento da área no país
Dois trabalhos de coleta de peixes no Rio Paraná foram apresentados durante o X Enbrapoa – Encontro Brasileiro de Patologistas de Organismos Aquáticos, realizado de 17 a 20 de novembro, em Búzios, no Rio de Janeiro.
Os zootecnistas Haroldo Takahashi e Rosemeire Santos, do Centro de Aqüicultura da Unoeste, fizeram a apresentação dos estudos em forma de painéis e ainda participaram dos mini-cursos Parasitas de Peixes como Indicadores Ambientais e Doenças Bacterianas em Peixes – Epidemiologia, Tratamento e Controle. Os mini-cursos foram desenvolvidos respectivamente pelo Dr. Rubens Madi, do Departamento de Parasitologia da Unicamp, e pela Dra. Lucienne Garcia Pretto-Giordano, do Laboratório de Microbiologia Veterinária e Doenças Infecciosas da UEL.
De acordo com Haroldo Takahashi o evento é o principal da área no Brasil. “Estiveram presentes profissionais do país e também do exterior. Além dos mini-cursos e da apresentação de trabalhos, o Encontro contou com palestras e mesas-redondas”.
Os trabalhos apresentados foram intitulados Metacercárias de Diplostomum (Austrodiplostomum) compactum (Digenea: Diplostomidae) em Plagioscion Squamosissimus e Geophagus Surinamensis do Rio Paraná, Presidente Epitácio, SP; e Metacercárias de Diplostomum (Austrodiplostomum) compactum (Digenea: Diplostomidae) em Holplias Malabaricus e Cichla SPP do Rio Paraná, Presidente Epitácio, SP.
Além dos zootecnistas Haroldo e Rosemeire, os trabalhos tiveram a participação do professor do Curso de Medicina Veterinária da Unoeste, Haroldo Alberti, e do médico veterinário residente e ex-aluno do mesmo curso, Marcos Bin.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste