-
Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste
“As pessoas pensam que só o açúcar ocasiona a cárie, mas o pH baixo também pode causar o problema”, afirma a docente
O Estudo sobre a Correlação do Potencial Cariogênico e do pH de Xaropes Pediátricos foi publicado na segunda edição de 2008 da Revista Brasileira de Farmácia. A pesquisa é fruto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos ex-alunos de Farmácia da Unoeste Simone Bortolan dos Santos e Cleo Waldow, sendo orientada pela professora doutora em Ciências Farmacêuticas, Ana Julia Pereira Santinho.
De acordo com a docente, o objetivo do trabalho foi avaliar comparativamente o valor cariogênico de xaropes pediátricos contendo ou não sacarose em função do pH. “As pessoas pensam que só o açúcar ocasiona a cárie, mas o pH baixo também pode causar o problema”, relata Ana Julia.
Ela explica ainda que, o estudo constatou que o xarope de carbocisteína sem sacarose foi o medicamento menos erosivo e o de cloridrato de ambroxol, com sacarose, o mais cariogênico. “Sugere-se que em caso de administração prolongada do medicamento seja utilizada a preparação isenta de açúcar, pois, mesmo sem sacarose, o baixo pH pode ser suficiente para iniciar a cárie. Uma recomendação é a limpeza após a ingestão de cada dose”, completa a orientadora.
O trabalho abriu caminho para outras pesquisas correlacionadas. A ex-aluna de Farmácia, Simone Bortolan dos Santos, fez um estudo sobre Avaliação In Vitro da Atividade Cariogênica de Medicamentos Líquidos Orais, para concluir a especialização em Microbiologia também na Unoeste.
Serviço – A Revista Brasileira de Farmácia é uma publicação trimestral e produzida pela Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF). O artigo, inclusive pode ser acessado no site [link]www.abf.org.br[/link]
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste