Sexta-Feira, 4 de Junho de 2021

Tecnólogos em Radiologia têm bom momento na área

  • Foto: Cedida Tecnólogos em Radiologia têm bom momento na área Lara foi contratada pelo Hospital Israelita Albert Einstein

Curso superior é oferecido nas modalidades presencial e EAD na Unoeste 

A saúde está entre as áreas com maior oferta de emprego no mundo. Certamente a pandemia fez aumentar essa demanda e especialistas afirmam que a tendência é permanecer em alta no pós-Covid. Dentre as profissões que se destacam neste período é a radiologia. Inclusive, em 2020 a empresa de recrutamento on-line Catho apontou um aumento de mais de 700% de vagas de emprego para o setor. O curso superior de tecnologia em Radiologia da Unoeste tem muitos exemplos de egressos que se destacam no cenário. Lara Santos, por exemplo, acaba de ser contratada pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Celina Patrícia Costa Bressan atualmente está no Centro Avançado em Radiologia Cadri, em Presidente Prudente. 

Lara tem 22 anos e se formou em dezembro de 2019. Ela fez parte da turma que alcançou conceito máximo (5) no Enade, contribuindo para que a Radiologia Unoeste se tornasse o 4º melhor curso do Brasil. Apaixonada pela área, a jovem afirma que foi a radiologia que a escolheu, pois no ensino médio pensava em odontologia, mas por questões financeiras precisou mudar os planos. “A Radiologia me conquistou por ser um curso que envolve saúde e tecnologia.  Logo no primeiro semestre tive a oportunidade de estagiar em uma clínica de diagnóstico por Imagem onde tive o primeiro contato com a tomografia. Foi amor à primeira vista”, lembra.

A identificação com a área foi tanta que quando estava indo para o 2º termo ela conseguiu bolsa do Prouni para Odontologia, “mas já não me imaginava longe das imagens, afinal, dizem que uma imagem fala mais que mil palavras”, diverte-se. Após a conclusão da graduação ingressou na especialização “Operação em Equipamentos de Radioterapia”, no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. “Um professor da pós me convidou para participar do processo seletivo deste renomado hospital. Fui contratada, muito bem recebida e tem sido uma experiência enriquecedora trabalhar em um hospital referência no pais”, compartilha.

Sobre a graduação em Radiologia da Unoeste, Lara só tem boas lembranças. “Além de ensinar a minha profissão, me fez enxergar o quanto somos capazes de ir longe através do estudo, conhecimento, comprometimento e pesquisa. Sou muito grata aos professores mestres e doutores por mostrarem além da profissão, por nos motivar”, encerra.

[imagem_centro]

Celina Patrícia Costa Bressan, 41, se formou em 2018, mas já atuava há 18 anos na área da saúde como auxiliar de enfermagem e técnica em radiologia em ambiente hospitalar e clínica. “Com o passar dos anos sentimos a necessidade de atualização e eu escolhi a Unoeste para uma graduação na área que amo para buscar mais conhecimentos. Com a vivência com professores, que me agregaram trocas de experiências na área e aprofundamento em estudos, deixei o mecanizado para me tornar uma profissional com conhecimentos práticos e teóricos”, explica a tecnóloga em radiologia que hoje atua no Centro Avançado em Radiologia Cadri, em Presidente Prudente. 

Ela conta que com a graduação passou a entender melhor o funcionamento dos equipamentos, protocolos e ganhou mais habilidade. Lembra ainda que a área tem muitos setores para se especializar e sua escolha foi a pós-graduação em diagnóstico por imagem com ênfase em oncologia na USP. “Minha experiência prática é em mamografia, densitometria óssea, tomografia computadorizada e ressonância magnética do qual me aperfeiçoei e mais me identifico. Isso me proporcionou experiências profissionais em campo aberto e fechado e softwares de marcas diversas no mercado de trabalho”, pontua Celina. Destaca ainda que a especialização proporcionou vivências importantes no hospital oncológico da USP, passando por todos os equipamentos radiológicos. Em razão disso, fez parte da equipe que inaugurou o diagnóstico por imagem do Hospital do Câncer de Presidente Prudente.

Com sua experiência na área, Celina afirma que a vivência em estágios é extremamente importante para que o aluno adquira habilidades práticas, tenha contato com o paciente e com equipamentos. “Mesmo com protocolos, o profissional precisa criar dinâmica para entregar um exame com a melhor qualidade possível, conforme as condições do paciente e que vai ajudar o médico para um diagnóstico preciso. Nosso mercado de trabalho está sempre evoluindo e nossa região tem crescido muito nesta área. Mesmo nós, já formados, temos que estar abertos ao conhecimento para caminharmos junto com a evolução”.

Vestibular: Radiologia presencial ou EAD

A Unoeste tem o 4º melhor curso de Radiologia do Brasil e oferece essa graduação nas modalidades presencial ou EAD. Acesse o site do vestibular neste link e confira as inúmeras vantagens de iniciar os estudos já em agosto deste ano. As inscrições para o maior concurso de bolsas.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;