Quinta-Feira, 21 de Março de 2024

Cremesp entrega carteiras médicas a novos profissionais

  • Foto: João Paulo Barbosa Cremesp entrega carteiras médicas a novos profissionais Carteirinhas foram entregues pela entidade que rege as regras éticas da profissão médica em cerimônia solene no Teatro César Cava

Cerimônia foi realizada na noite dessa quarta-feira (20) no Teatro César Cava; 40 novos médicos, entre eles formados na Unoeste, receberam o documento que confere legitimidade para exercer a profissão

Considerada um momento marcante na vida do médico, justamente por lhe conferir a legitimidade para exercer a profissão, dentro dos padrões normativos estabelecidos pelo Código de Ética Médica (CEM), a cerimônia de entrega da carteira profissional a médicos recém-formados tomou de emoção o Teatro Cesar Cava, no campus 1 da Unoeste, na noite dessa quarta-feira (20). Ao todo, 40 médicos da região de Presidente Prudente, entre eles formados pela Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste), receberam do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), que rege as regras éticas da profissão médica, o documento que oficializa o início da carreira profissional.

Além dos recém-formados e familiares que fizeram questão de marcar presença, a cerimônia solene contou com a participação de diversas autoridades da área médica, entre elas representantes do Cremesp, sendo eles a Dra. Eliane Aboud (conselheira), Dra. Eloisa Ferreira de Almeida Costa (conselheira responsável pela delegacia de Presidente Prudente) e o Dr. Fernando Antônio Mourão Valejo, superintendente da Delegacia Regional do Cremesp – regional de Prudente, que também é coordenador do Internato Médico na Famepp. A coordenadora do curso de Medicina, Dra. Nilva Galli, também prestigiou a cerimônia e falou na condição de representante da Unoeste sobre a importância desse momento para os novos médicos. “É muito importante porque isso mostra essa parceria que temos com o Conselho Regional de Medicina que faz questão de voltar à instituição para certificá-los com essa carteira profissional. Isso faz com que nossos egressos que já são médicos, firmem seus compromissos enquanto profissionais com o conselho que rege toda a nossa profissão”, destacou.

Na condição de coordenadora do curso médico da Unoeste, a Dra. Nilva também comentou sobre o sentimento de ver seus ex-alunos, agora médicos formados, estarem ganhando cada vez mais ascensão no mercado. “Primeiramente é um sentimento de dever cumprido de vê-los formados. Formaram 100 estudantes [na última turma] e porque não estão todos aqui? Porque a maioria já conseguiu seu lugar na residência médica. Então o egresso é o que faz, assim por dizer, a ‘nossa propaganda’ porque hoje ele está bem colocado numa residência, está trabalhando. Então, essa sensação de dever cumprido é por estar colocando no mercado de trabalho médicos preparados para exercer a profissão”, completou.

O Dr. Fernando Valejo reforçou a importância dessa obtenção da carteira profissional pelos novos médicos. “É um documento importante que certifica que o médico realmente é um médico legal, devidamente registrado, e é onde será registrado toda a vida do profissional”. Ao fazer um retrospecto da trajetória desses novos médicos na faculdade, disse também que é uma alegria poder vê-los se empoderando da nova profissão. “Estando na coordenação junto com a Dra. Nilva, a gente sempre participa da cerimônia dos ingressantes [do jaleco]. A gente sempre vê aqueles quase ‘jovens adultos’ ingressando com carinha de criança. Depois participamos da colação de grau, outra etapa importante em que eles estão ali concluindo o curso. E agora numa etapa em que praticamente eles estão selando, de maneira solene e bacana, toda essa trajetória dele na academia. Então, pra gente que acompanhou tudo isso é extremamente gratificante, extremamente emocionante até porque realmente marca a realização do sonho deles que de certa forma acaba sendo nosso também”.

A conselheira do Cremesp, Dra. Eliane Aboud, evidenciou, por sua vez, que a entrega das carteiras médicas é a atividade mais gratificante do conselho, assim como a entrega do diploma de 50 anos de formado aos médicos considerados experientes e veteranos. “A gente faz isso com muito amor, porque primeiro estamos acolhendo as pessoas que estão chegando e depois parabenizando àqueles que tiveram sua carreira toda dedicada à medicina. Mas é importante estarmos aqui para dar as boas-vindas, explicar como funciona o conselho, de colocarmos os ex-alunos agora numa outra posição, de médicos e chamar a atenção pra isso. Não são mais alunos, são médicos, são responsáveis pelos seus atos e nosso propósito é orientá-los para que leiam o manual de ética médica e entendam muita coisa. Então a gente quer isso”, frisou.

[imagem_centro]

Mudanças no Cremesp

Também coordenadora das Câmaras Técnicas de Cardiologia e Acupuntura, e membro da Câmara Técnica de Medicina Esportiva, todas do Cremesp, a Dra. Eliane também fez questão de enfatizar que nos últimos anos o Cremesp passou por grandes mudanças, ou seja, tem atuado para além da característica ser unicamente um órgão adjudicante. “A ideia é mostrar um pouquinho o que é conselho, qual o nosso trabalho dentro do conselho. Temos várias atividades, inclusive para servir ao médico. Também várias ferramentas para estudo, para leitura de artigos, temos o plano de saúde para o médico, o clube de benefícios e vantagens que dá a ele uma série de descontos em lojas, enfim. A gente vem apresentando essas mudanças que fizemos no Cremesp nos últimos anos, é por isso que estamos aqui, numa cerimônia como essa que é muito gratificante e importante para esses novos formados que a partir de agora são legalmente médicos, inclusive com CRM”, esclareceu.

Sobre a Unoeste, que forma anualmente centenas de novos médicos, ela fez questão de destacar que a instituição é uma grande parceria do Cremesp. “A Unoeste forma bons alunos e a gente está sempre por aqui. Se tiver alguma coisa que a gente possa fazer para dar um apoio maior, estaremos. Penso que é uma das universidades mais importantes do Estado de São Paulo, pois forma médicos de qualidade, o que nos deixa muito feliz porque temos também o outro lado da moeda. Então essa universidade dá muito orgulho pro Cremesp. Queremos trabalhar em parceria, trabalhar juntos, resolver problemas que eventualmente tiverem, estamos aqui para agregar. Por fim, parabenizar a instituição pela formação desses médicos bem formados”, elogiou.

Satisfação dos novos profissionais

Formada pela Unoeste em 2023 e já ingressante na Residência de Clínica Médica no Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente, a médica Ana Paula Santos Gibim recebeu ontem do Cremesp a sua carteira profissional. Ela descreveu o momento como sendo único. “Pra mim é um misto de emoção muito grande porque eu saí da residência, da aula de residência, pra estar aqui. Então eu já estou vivendo uma nova fase, um avanço, já dei plantões. Poder voltar pra casa de onde sai para receber esse reconhecimento é uma emoção muito grande”, opinou ela, relembrando ainda os bons momentos da faculdade. “Graças a Deus a Unoeste tem professores médicos que fazem parte do Cremesp, o que fortificava ainda mais as aulas, principalmente no que diz respeito as condutas médicas. Os conselhos que recebíamos vinha de uma base sólida e que garante um respaldo super importante sobre as coisas mais burocráticas que a gente acaba se perdendo mais pro final do curso. Então, como estão dentro da universidade isso contribuiu demais”.

Assim como a Ana Paula, o médico recém-formado Stefano de Lira Fernandes, que inclusive já passou em três concursos públicos, também esteve no Teatro César Cava recebendo sua carteira profissional. “É uma grande alegria e inexplicável esse momento. Resultado de toda a luta, dedicação, estudo e preparo, está aí o troféu, a medalha que nós recebemos. Aqui na Unoeste tive experiências muito boas e um aprendizado muito bom, a coordenação da Medicina se esforça muito para oferecer as condições ideais pra isso, tanto em infraestrutura, quanto em questão de formação, qualificação dos docentes, capacitação. Inclusive, após a conclusão do curso entrei em contato com alguns docentes e todos eles me atenderam e conversaram comigo, isso certifica a qualidade do ensino e relações criadas nesse tempo. Eu saio feliz e satisfeito dessa formação aqui na Unoeste”, lembrou o rapaz que também acaba de ser aprovado na Residência Médica em Anestologia no Hospital Regional de Prudente onde já está trabalhando como R1 desde 1º de março.

 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;