Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2024

Alunos de moda formados na Unoeste têm conquistado o mercado

  • Foto: Ector Gervasoni Alunos de moda formados na Unoeste têm conquistado o mercado Há um semestre de formar, a estudante da modalidade EAD Lhays Luzana Silva tem adorado o curso: “sinto que estou cada vez mais realizada e feliz”

Curso tem duração de dois anos e é oferecido nas modalidades presencial e EAD; crescimento digital da moda e e-commerce serão novidades a serem trabalhadas em 2024

Por trás das roupas que vestimos no dia a dia há um universo grandioso que movimenta mais de R$ 190 bilhões por ano – pelo menos foi assim em 2021, segundo o último relatório do IEMI Inteligência de Mercado. Também há uma infinidade de possibilidades para quem sonha em se profissionalizar e fazer carreira no mundo da moda. Só que desbravar esse nicho de mercado e ter o trabalho reconhecido requer alguns requisitos que começam por uma formação de qualidade. A que é oferecida pelo curso de Design de Moda da Unoeste é capaz de preparar o aluno para desenvolver habilidades e dominar os processos de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos em todas as áreas da cadeia têxtil e da moda. 

Essa preocupação da universidade é para que os alunos saiam preparados para o mercado, seja nos processos de fabricação de roupas, bolsas, sapatos e outros acessórios. E se este é um mundo que faz teus olhos brilharem, a chance de despontar no mundo da moda é agora. Faça o novo Concurso de Bolsas da Unoeste clicando aqui e opte na hora de fazer sua inscrição pelo curso de forma presencial que está sendo ofertado para o período noturno. Já para quem pretende cursar Design de Moda na modalidade EAD (Educação a Distância), são duas formas de ingresso disponíveis: 100% EAD e semipresencial. Nestes casos, clique neste link e se inscreva já.

O setor da confecção é hoje o segundo maior empregador da indústria de transformação, perdendo apenas para alimentos. A área é exigente, requer profissionais capacitados e comprometidos com o ofício. E essa necessidade obriga a Unoeste a oferecer o melhor aos seus alunos, para que explorem profissionalmente diversas áreas, desde desenho, modelagem, desenvolvimento de coleção e gestão de fábrica. Além disso, o designer de moda também pode atuar no mercado como figurinista, consultor de imagem e até fotógrafo de moda.

De acordo com a coordenadora do curso de Design de Moda nas modalidades presencial e EAD, Dra. Veridianna Ferreira, o diferencial do curso oferecido pela Unoeste está justamente nas diversas modalidades ofertadas, e sem perder qualidade em nenhuma delas. “O curso é ofertado de forma EAD 100%, EAD semipresencial [com habilidades práticas] e no presencial. Em todas elas o aluno sai preparado para o mercado. O aluno do presencial tem suas práticas presenciais, assim como o aluno do semipresencial que vai cursar apenas as aulas teóricas na modalidade EAD. No semipresencial o aluno terá aulas um sábado por mês, durante o dia todo, para aprimorar as técnicas já embasadas na teoria”, explica ela.

Quem opta pela oferta EAD 100%, tem na metodologia de ensino aulas ao vivo com o professor que dá liberdade do aluno fazer perguntas, além de tutoriais em vídeo e escrito passo a passo. A forma de avaliação é bem dinâmica, fazendo com que o aluno acompanhe a prática, coloque a mão na massa e entregue o trabalho ao professor de maneira que o mesmo corrija e valide o ensino-aprendizagem. “Nossa metodologia de ensino da modelagem é composta até por gabaritos interativos onde o aluno pode tirar todas as suas dúvidas. Além disso temos um corpo docente muito presente nas três modalidades, o que ajuda ainda mais no ensino de sucesso”, complementa a coordenadora. 

O corpo docente que leciona no curso é formado por mestres e doutores na área, com experiência docente e experiência de mercado também. A maioria dos professores já atuou em diversas empresas de moda, estamparia, acessórios, ateliês de artes e nas áreas de design em geral. Outro grande diferencial é o desfile de moda que encerra o curso, onde os alunos produzem suas peças. No caso dos alunos da modalidade EAD 100%, eles enviam as peças aos seus respectivos polos. “Feito isso os polos nos entregam. Assim produzimos um desfile com modelos profissionais onde o aluno pode assistir presencialmente ou pela transmissão ao vivo que fazemos via Youtube”.

Campo vasto de atuação

Mas afinal, o que aprende quem opta pelo curso? “Muitos interessados em moda perguntam se é preciso saber desenhar ou costurar para fazer a faculdade de moda, e a resposta é não. Tudo isso é ensinado ao longo do curso e os alunos aprendem tranquilamente, pois tudo parte de técnicas e treinos. Sendo assim o aluno aprende a desenho manual e computadorizado, aprende a produzir estampas, modelar roupas, costurar, fotografar, desenvolver coleções de moda e produzir figurinos. O aluno aprende também sobre consultoria de moda, colorimetria, gestão de moda dentro da indústria e comércio, marketing de moda e até mesmo a empreender na área”, detalha.

Procura democrática

A coordenadora do curso de Design de Moda da Unoeste explica que o público que tem buscado esse tipo de formação geralmente é composto por pessoas que gostam de trabalhar com criatividade, modelagem e até quem aposta no comércio do vestuário e objetiva crescer na área.  “Hoje em dia àquelas pessoas que trabalham como consultores de moda e/ou influenciadores digitais também integram esse público. Por isso é um curso muito democrático que perpassa pelas principais áreas de moda. Além disso todo semestre o aluno tem contato com profissionais do mercado através da nossa semana de moda, quando fazemos bate-papo com profissionais da área. Nesses momentos, eles falam de suas carreiras, dão dicas e ensinam ainda mais sobre a dinâmica do mercado da moda”, revela a Dra. Veridiana.

Qualidade Unoeste

O curso de Design de Moda da Unoeste é rápido, tem duração de dois anos, porém é intenso porque demanda de muitas atividades práticas. Essa intensidade é necessária para que o aluno se forme preparado e com conhecimento adequado para encarar o mercado. “O aluno realmente coloca a mão na massa e aprende, pois acreditamos que só se aprende a prática praticando, daí nosso conteúdo prático ser diferenciado. A maior prova de que nossa metodologia funciona é que fomos a melhor EAD de Moda do Brasil no Enade 2022, o que comprova nossa qualidade de ensino e aprendizagem. Além disso, quase 90% dos nossos alunos formados estão trabalhando na área, o que desmistifica muito o que as pessoas pensam sobre o mercado da moda ter campo ou não. Tem campo, é uma das áreas que mais emprega no país”, enfatiza a coordenadora.

[imagem_centro]

Conquistando o mercado 

Natural de Presidente Prudente, o designer de moda Lucas Sant'Anna, de 35 anos, é prova disso. Ele se formou na modalidade EAD ano passado, e já foi contratado pela Zara de Londrina, no Paraná. A Zara é uma rede de lojas de roupas e acessórios famosa mundialmente e com sede na Espanha, voltada para o público feminino, masculino e infantil. Lucas conta não hesitou em escolher a Unoeste para uma formação acadêmica de excelência. “O curso tem nota máxima e o currículo lattes dos professores foi um grande ponto na escolha porque na moda a prática é essencial para o desenvolvimento do profissional, e isso a Unoeste garante. Eu cursava uma outra universidade onde não tinha tanta prática e o contato com os professores era muito burocrático. Pensando por um melhor aproveitamento fui para a Unoeste, onde todas as aulas são ao vivo e não fica dúvidas. E a nossa relação aluno/professor é mais estreita e direta, tornando isso um ponto muito positivo para a formação”, destacou.

Hoje ele tem se destacado no mercado de trabalho e é o responsável pelo visual merchandising da Zara de Londrina. “A universidade nos dá uma visão muito boa sobre um profissional da moda, embasamentos teóricos e práticos que, sem dúvidas, nos ajuda na hora de buscar um trabalho. Durante a faculdade fui da criação de uma marca, onde desenvolvia coleções e produtos a serem lançados. A faculdade nos mostra todas as áreas possíveis para se trabalhar na indústria da moda”.

Já o designer de moda Victor Ferreira, de 32 anos, é natural do estado do Pará, região norte do País, e há sete anos mora em Curitiba, no Paraná. Ele também se formou pela modalidade EAD na Unoeste em 2022, no momento em que o país ainda enfrentava a pandemia da Covid-19. E tudo o que ele sempre quis foi trabalhar com algo que desse autonomia para ele “inventar”. “Sou um entusiasta pelo conhecimento, e desde quando eu era criança dizia que queria ser inventor, o que mais tarde percebi que era mais para o lado do designer do que para cientista. E essa percepção não foi fácil, mas um processo de reinvenção, quando em meu antigo curso na área de exatas comecei a fazer projetos de bolsas para transporte de sensores e acessórios de camping. Percebi ali que eu estava mais ao lado do design das coisas do que na teoria dos fatos. Abandonei tudo e comecei a fazer produtos autorais e desenvolver parcerias dentro do empreendedorismo. A Unoeste fez parte dessa caminhada, me graduei e já até concluí uma especialização”, contou. 

Hoje o Victor é designer de acessórios de moda, com foco em mochilas e bolsas na Cutterman Company, uma fábrica e e-commerce de produtos em couro que são confeccionados manualmente. A empresa tem sede em Curitiba e mantém a essência do “feito à mão”. A título de curiosidade, durante o período pandêmico e antes da Unoeste, o design hoje bem sucedido profissionalmente até cogitou estudar numa universidade pública, mas com as aulas paradas naquele momento não quis perder tempo e optou pela Unoeste. “Foi minha saída porque decidi quebrar o gelo que eu tinha com a modalidade EAD. E aí pesquisando grades de ensino e qualidades de referências pela internet, conheci a Unoeste. E o preço acessível facilitou ainda mais”, lembrou. 

Ele explica que a expressão “design” é um tipo de linguagem, um processo que demanda estudo e raciocínio, para a propositura de soluções criativas, ora sofisticadas, ora simples e geniais. “Essa percepção do que é ser designer é um conhecimento adquirido a partir de inúmeros trabalhos (e quantos trabalhos) dentro das inúmeras matérias do curso. Conhecimento sobre o universo fashion que impulsionaram as oportunidades de emprego por onde passei. Ainda no curso comecei a trabalhar como modelista de moda, justamente pelo curso oferecer diploma de Tecnologia em Modelagem de Moda quando se completa a primeira metade da formação. Pude vivenciar e implementar diversas melhorias na confecção onde trabalhei por dois anos. Atualmente, além do meu trabalho na Cutterman Company, também empreendo em minha marca autoral como “laboratório de ideias” e faço consultorias colaborativas para pequenos negócios de moda, ajudando especialmente costureiras autônomas a gestão de custos”. 

Para quem tem vontade de despontar nesse universo da moda, ambos concluem dizendo que os caminhos são diversos e possíveis, mas que é preciso ser pé no chão e dispor de muito comprometimento com o trabalho. “Vale lembrar que trabalhar com moda não é tão romantizado quanto pensam. Trabalhamos muito e muitas vezes além do esperado. Mas se é um desejo e tem esse sonho, sou o primeiro a dizer para iniciar no curso. Se dedique e siga o caminho que escolheu, a recompensa é válida. Recomendo a Unoeste pela qualidade do curso e dos professores. A infraestrutura da universidade é impecável. Como ex-aluno e profissional eu recomendo a Unoeste”, aconselha Lucas.

“Não deixe de buscar conhecimento e formação acadêmica. Há um oceano de informações sobre moda que está disperso dentro de mídias sociais e internet em geral, mas a universidade te ensinará a prospectar e a criar conhecimento a partir disso. Dando significado e sentido as coisas, agregará valor ao seu currículo e, além disso, lhe ensinará a compartilhar com as outras pessoas”, complementa Victor.

De olho no futuro

Sabendo que os estudos são a base de tudo, a estudante de Design de Moda EAD Lhays Luzana Silva tem 31 anos e também escolheu a Unoeste para conquistar sua formação. Moradora de Santo Anastácio, neste semestre ela vai começar a cursar o 4º termo, que é o último período. A moça começou a trabalhar com moda aos 21 anos e viu a necessidade de expandir sua expertise no ramo depois de quase uma década atuando no ramo. “Senti a necessidade de aperfeiçoar o meu conhecimento e assim explorar mais áreas. Além de gostar muito de croquis, desenvolver coleções e produção de moda, sinto que estou cada vez mais realizada e feliz”, revelou empolgada. 

Fazer Design de Moda na Unoeste era uma vontade da Lhays, que agora tem vivenciado intensamente o curso se valendo de vivência prática o tempo todo. “Os professores são ativos e fornecem conteúdos ricos em conhecimentos. As aulas são dinâmicas, desafiadoras e fazem com que você possa cada vez mais querer o curso. Temos um laboratório que permite confeccionar as peças do início ao fim, aguçando ainda mais a criatividade e aprofundando o conhecimento”, descreveu ela, fazendo ainda um convite pra quem busca uma formação de qualidade na área da moda. 

“Para quem tem interesse eu digo uma coisa: Faça o curso sem medo. A melhor coisa que eu fiz foi ter iniciado o Design de Moda na Unoeste, e estou vivendo a melhor fase na instituição que agrega muito conhecimento e facilita para todos. Poder cursar a EAD me ajudou na flexibilidade de horários, mas você também pode optar pelo presencial que também tem mais práticas e os conteúdos serão incríveis”, finalizou.

Novidades em 2024

Quem optar pelo curso de Design de Moda da Unoeste em 2024 vai aprender inclusive que essa é uma área cujas novidades não param. É que com o crescimento digital da moda, sendo o segmento mais vendido no e-commerce há anos, o ingressante terá muitos momentos de aprendizagem e discussão sobre o mercado digital e o e-commerce de moda. “É também mais uma área de atuação que está em ascensão e que será trabalhada em nosso curso, desde fotografia e edição para e-commerce e formas de impulsionar seus produtos no mercado digital”.

E nunca é demais lembrar que na modalidade EAD, os alunos têm total acesso aos professores, de forma digital ou até mesmo presencial, e podem utilizar o laboratório de moda que fica no campus 2 de Prudente. É lá, inclusive, onde são gravadas aulas, produzidos os produtos em atividades de extensão e realizadas as oficinas presenciais. Já os alunos do semipresencial têm aulas neste espaço e em outros laboratórios da universidade a cada um sábado no mês, para cumprir as atividades práticas.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;