Terça-Feira, 20 de Abril de 2021

Escola de Comunicação promove live sobre universo gamer

  • Foto: Divulgação Escola de Comunicação promove live sobre universo gamer Participaram da live os convidados Leo Bianchi, jornalista de e-sports e egresso da Unoeste e Célio Guida, head de mídia do Grupo Boticário

Conversa aconteceu nessa segunda-feira (19) e foi transmitida por meio do Instagram e do YouTube

São constantes as atualizações no mercado da comunicação, a todo momento novas áreas e formas de atuação surgem. Cabe aos profissionais do ramo se adequarem à essas mudanças. Para manter os alunos, docentes e funcionários por dentro dessas novidades, a Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste promoveu nesta segunda-feira (19), a live “Universo game na comunicação”.

Transmitida por meio do canal do YouTube da TV Facopp Online e do Instagram @comunicacaounoeste, a live se estendeu das 19h às 20h30 e foi mediada por Priscila Guidini, professora da Escola de Comunicação. Os convidados para falar sobre o assunto foram Leo Bianchi, jornalista especialista em e-sports e egresso da Unoeste, e Celio Guida, head de mídia do Grupo Boticário, empresa que recentemente apostou no marketing por meio da ‘gameficação’.

Cada vez mais populares entre o público em geral, os videogames têm deixado de ser uma atividade de nicho, para se tornar um dos principais passatempos entre a população, chamando assim a atenção de grandes empresas. “A Escola de Comunicação da Unoeste está sempre atenta à todas as mudanças de mercado e uma das principais inovações da atualidade está na inserção das marcas no e-sports, os esportes eletrônicos. É como sempre digo nas aulas: onde os consumidores vão, as marcas vão atrás”, afirma Priscila.

Mesmo com a popularização dos games, os espectadores da live puderam entender que dentro desse universo também acontece a segmentação de públicos, de forma em que essa divisão ocorre por meio do estilo do jogo e da plataforma onde ele é jogado. Leo Bianchi conta que cada jogo tem a sua audiência e seu nicho, esses definidos por exigências financeiras, plataformas de entrada, acessibilidade, entre outros critérios.

O jornalista explica também que é por meio desses nichos que as marcas decidem em qual e-sport devem focar suas estratégias de marketing, de acordo com o público que desejam alcançar. “Em um jogo muito caro, as empresas conseguem ofertar e fazer anúncios de produtos com valor alto, já em jogos mais acessíveis são ofertados itens mais baratos.”

É a partir dessa análise do público-alvo que as empresas definem o formato em que o anúncio será inserido no jogo. Segundo Celio Guida, essa etapa é extremamente importante, pois é necessário um cuidado especial para que a experiência do jogador não seja prejudicada pelo produto anunciado.

“O público gamer é muito exigente, qualquer falha, por menor que seja, faz com que ele abandone o jogo e a cena que a marca aparece em questão de segundos”, explica o head de mídia do Grupo Boticário, empresa que fez uma ação de marketing de imersão no jogo Avakin Life.

Mercado de trabalho

O momento de conversa também serviu para os espectadores tirarem dúvidas sobre o mercado de trabalho no ramo dos games. Leo Bianchi conta que é gigante o leque de atuação na área, que emprega social media, designers, editores de vídeo, redatores, produtores, filmmakers, jornalistas, entre outros.

“Todas as profissões que temos em emissoras de TV ou em ambientes tradicionais de comunicação, também existem dentro do mercado de esportes eletrônicos”, afirma Bianchi.

Para Luana Souza, estudante do 7º termo de Jornalismo da Unoeste, foi de muito valor entender a ligação do universo dos games com a comunicação. Próxima de se formar, ela se preocupa em compreender todas as possibilidades de mercado que pode atuar. “Sempre procuro me atualizar sobre o mercado de trabalho na comunicação e essa live me ajudou a enxergar mais um ramo que eu posso atuar como jornalista.”

Andressa Passos, graduanda do 3º termo de Publicidade de Propaganda da universidade, conta que se surpreendeu com o tema do bate-papo e com o quanto os convidados dominavam o assunto. “Não tenho costume e nem muita paciência para assistir lives, mas ver algo que eu gosto tanto, que são os games, aliados com a área que vou atuar, a comunicação, foi fenomenal!”

Live disponível

Se interessou pelo assunto, mas não conseguiu acompanhar a live no momento da transmissão? Não se preocupe! A live foi salva e a gravação já está disponível para ser acessada a qualquer momento no Instagram @comunicacaounoeste e no canal do YouTube TV Facopp Online.

 

Por Daniel Alvarez, estagiário de Assessoria de Imprensa da Facopp.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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