Quarta-Feira, 10 de Março de 2021

Cresce na pecuária de corte a demanda por especialistas

  • Foto: Cedida Cresce na pecuária de corte a demanda por especialistas Dr. Amarildo: especialização em produção intensiva de gado de corte faz a diferença na sua atuação

Setor requer profissionais cada vez mais preparados no sentido de promover a intensificação da atividade

A produção de gado de corte, cuja produtividade tem aumentado ano a ano, apresenta grande e crescente demanda por tecnologia e profissionais cada vez mais preparados para trabalhar na intensificação da atividade, conforme o Dr. João Menezes de Souza Neto, professor da especialização em Produção Intensiva de Bovinocultura de Corte da Unoeste. Afirmação ratificada pelo consultor Dr. Amarildo Francisquini Junior, egresso da especialização que fez concomitantemente com o doutorado na Unoeste, instituição na qual construiu integralmente as etapas de sua formação profissional em nível superior.

O professor conta que o país vive um momento de déficit de animais, mas com aumento de produtividade mediante uso de tecnologias consolidadas em manejo de pastagens, suplementação, confinamento, melhoramento e cruzamentos e novas tecnologias, tais como: cerca elétrica, pesagens automatizadas e identificação com brincos radiotransmissores. São recursos e ferramentas com excelentes resultados em produtividade, os quais estimulam produtores e representam grande demanda por profissionais mais capacitados.

Busca mais intensa 

A procura por especialistas ocorre tanto por empresas prestadoras de serviços quanto as de produção de insumo, bem como pelo produtor empenhado em obter excelentes resultados. Ao falar sobre esse aspecto, na condição de engenheiro agrônomo e doutor em nutrição animal e pastagens, João Menezes comenta ser cada vez mais intensa e crescente a busca por novas tecnologias e por profissionais aptos ao trabalho de intensificação da pecuária; algo que está acontecendo na visão de longo prazo.

[imagem_centro]

Além do trabalho acadêmico na Unoeste, João Menezes é funcionário da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) com atuação na Casa da Agricultura de Anhumas. Também engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia e especialista em bovinocultura de corte, Amarildo tem sua carreira construída em consultoria e pesquisa agropecuária. É dono da empresa Suporte Agro e trabalha com o sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), voltado para a sustentabilidade de propriedades rurais e com clientes em fazendas em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Condição de excelência 

Amarildo fez a especialização em produção Intensiva de Bovinocultura de Corte ao mesmo tempo em que estava nos dois últimos anos do doutorado em Agronomia. “A especialização possui um excelente corpo docente. São professores com conhecimentos práticos e científicos que fazem a diferença para o aluno. As aulas práticas são fundamentais para o melhor aprendizado. A coordenação do curso [Dra. Ana Claudia Ambiel Corral Camargo] sempre presente com os alunos querendo um feedback sobre as aulas”, comenta. 

“O conhecimento que eu adquiri no curso possibilitou a implementação de práticas nas propriedades que eu atendo e isso tornou as propriedades mais rentáveis”, afirma sobre a pós-graduação de fluxo contínuo, formatada em quatro módulos, de tal forma que o ingressante pode começar por qualquer um deles. Os módulos são de terminação e confinamento; terminação a pasto; reprodução, recria e gestão; nutrição e qualidade da carne. Especialização que está na 21ª turma e oferece aos alunos a visão em três dimensões: científica, tecnológica e econômica, em diferentes sistemas de produção.

A proposta é de proporcionar aos profissionais deste segmento que se tornem especialista da produção intensiva de bovinocultura de corte. O tempo de duração é de 18 meses, com aulas na tarde e noite de sexta-feira e sábado o dia todo, uma vez por mês. A dinâmica facilita para os que moram em cidades distantes de Presidente Prudente e também aos que estão atuando no mercado, podendo adequar suas atividades em relação a um único fim de semana de aulas. 

São ofertados descontos para ex-aluno ou pela mobilidade específica para este fim; bem como para empresas conveniadas. Confira as condições especiais neste link.

Serviço – Inscrições no site da Pós Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;