SOBRE A PROVA

Ingresso pela Prova on-line

  1. A prova do Vestibular – EAD constará de uma Redação escrita na norma padrão da Língua Portuguesa e será realizada no formato on-line.
    1. A redação versará sobre um tema definido pela UNOESTE, sendo verificada por meio dela a capacidade do candidato para dissertar sobre o tema proposto.
  2. A prova será elaborada tendo como base conhecimentos próprios do Ensino Médio, conforme prevê a Lei nº 9.394/96, avaliados por meio de produção de texto dissertativo (Redação) com total de 100 pontos.
    1. A avaliação da Redação se dará mediante os critérios a seguir:
      1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
      2. Compreender a proposta de Redação e aplicar os conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, de acordo com os elementos estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
      3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
      4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  3. Redações que não atenderem aos seguintes critérios serão reprovadas:
    1. mínimo de 500 caracteres com espaço;
    2. máximo de 3000 caracteres com espaço;
    3. texto autoral, não podendo conter cópia do texto de apoio nem de outra fonte de consulta (internet, livros, jornais, revistas, entre outras).
  4. O candidato deverá realizar a Prova do Vestibular – EAD seguindo as orientações do Formulário de Redação, disponível após ato de inscrição.
    1. O candidato terá o tempo de 120 minutos para realização da prova on-line, a contar do aceite dentro do Formulário de Redação para iniciar a prova, sendo vedada a extensão ou prorrogação desse período.
    2. O candidato que não realizar a prova de redação no ato da inscrição poderá acessar o link disponível no e-mail da confirmação de inscrição ou por meio do Portal da Unoeste, na Área do Candidato.
    3. O candidato que não realizar a prova até o término do período de inscrição, terá a inscrição invalidada para a avaliação e excluída do vestibular.
  5. Não será permitida a revisão ou a vista da prova de Redação.
  6. O candidato sujeito a algum tipo de deficiência que necessite de condições personalizadas para a realização da Redação deverá preencher o campo específico no Formulário de Inscrição, informando qual sua necessidade quanto à aplicação da prova, para que a UNOESTE e/ou o Polo de EAD providencie os recursos apropriados para atendimento da natureza da deficiência.

Ingresso pelo ENEM

  1. Os candidatos que quiserem ingressar em um dos cursos de graduação relacionados no Anexo I, poderão, no ato da inscrição, optar pelo ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
    1. Serão consideradas as avaliações do ENEM realizadas a partir de 2013.
    2. Candidatos que, para o mesmo curso, tenham solicitado aproveitamento do ENEM e eventualmente tenham realizado a Prova de Redação, terão como válida, para efeitos de classificação, a nota obtida na Prova de Redação.
  2. Para fins de aproveitamento das notas do ENEM serão aceitos exclusivamente candidatos que não tenham obtido nota na redação igual a zero.
    1. Para comprovação das notas do ENEM a UNOESTE utilizará o sistema informativo do SISU, sendo que a consulta será realizada utilizando o CPF do candidato inscrito. Será considerado o ano de realização do ENEM em que o candidato tenha obtido a maior pontuação.
  3. Essa forma de processo seletivo substitui a participação na prova de redação, desde que garantidos os critérios mínimos de desempenho estabelecidos no item 4.2 presente no edital.
Usuário Área do Candidato