03º Game Developer - Desafio de Jogos
O Game Developer é o mais novo evento integrante da INFOESTE. Objetiva incentivar a produção de jogos digitais e, ao mesmo tempo, possibilitar aos alunos com interesse na área a oportunidade de mostrar suas habilidades e conhecimentos em um mercado pouco explorado ainda no País.
O evento será realizado na forma de um concurso que escolherá o melhor jogo desenvolvido. O tema desta edição será "Copa do Mundo". Poderão se inscrever no concurso equipes formadas por estudantes dos cursos da Faculdade de Informática de Presidente Prudente, com intuito de experimentarem uma situação do mundo real, simulando problemas e desafios de um trabalho em grupo, onde o tempo e a concorrência são elementos bastante presentes.
Regras Gerais do Game Developer
1 - Poderão participar alunos de todos os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela Faculdade de Informática de Presidente Prudente (FIPP/Unoeste);
2 - A inscrição de cada equipe (composta por no mínimo 2 e no máximo 3 alunos) será feita por e-mail:
gamedeveloper@unoeste.br;
3 - Cada equipe poder á concorrer apenas com um jogo de sua autoria;
4 - Cada equipe DEVE ter um nome (para divulgação no site da INFOESTE);
5 - Os trabalhos enviados são de propriedade intelectual de seus idealizadores, mas poderão ser utilizados/publicados de forma integral, parcial ou adaptados pela instituição. Os idealizadores cederão direito de uso parcial ou integral do jogo desenvolvido no momento em que se inscreverem no evento;
6 - TODOS os participantes DEVEM se inscrever na INFOESTE;
Regras para o Desenvolvimento do Jogo
1 - O jogo poderá ser desenvolvido utilizando qualquer linguagem de programação ou motor de desenvolvimento;
2 - O jogo deverá ser composto por: 1 tela inicial (início do jogo e dados dos desenvolvedores); 1 fase no mínimo; 1 tela de game over;
3 - Todas as imagens e sons utilizados no jogo que não forem de autoria própria deverão ser de domínio público.
4 - Não será permitido conteúdo ofensivo a qualquer grupo social, como, por exemplo: sexualidade explícita, racismo, ou uso de drogas.
5 - Para melhor avaliação do jogo, este deve ser exportado para versão Desktop (platafroma Windows).
Premiação
Placa de premiação com a descrição do evento e cerificado de participação aos melhores trabalhos (1º lugar, 2º lugar e 3º lugar);
O primeiro lugar ganhará também um contrato de pré-residência na Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (INTEPP) gratuito durante 12 meses; Todos participantes receberão certificados de participação no evento.
Inscrição
Cada equipe deverá entregar os seguintes itens:
I ) O projeto do jogo (código-fonte) em um arquivo compactado;
II ) O jogo exportado para Desktop (Plataforma Windows) em um arquivo compactado;
III) Sumário com a descrição sobre o jogo com, no máximo, uma página de texto e o passo a passo de instalação;
IV) Vídeo de demonstração do game com no máximo três minutos de duração.
Enviar o jogo para o e-mail gamedeveloper@unoeste.br até 11 de maio.
Deverá estar presente neste e-mail o nome da equipe, nome do aluno, RA e os itens I, II, III e IV. Caso o tamanho dos arquivos exceda 10 Mega Bytes, a equipe deverá armazenar os arquivos na nuvem e informar o link para download.
Critérios para avaliação dos jogos
Serão utilizados os seguintes critérios de avaliação para os jogos: qualidade de produção, mecânica/jogabilidade e consistência da apresentação.
- Qualidade de Produção: se refere à experiência do usuário, que deve ser intuitiva e de fácil utilização; quão imersivo o jogo é; quais efeitos especiais usados.
- Mecânica/jogabilidade: se refere ao conjunto de regras, caminho possíveis, ações, conquistas e objetivos do jogo.
- Consistência da Apresentação: se refere ao documento e ao vídeo enviados.
Todos os critérios de avaliação terão um terço do peso da nota final.
Julgamento
Os trabalhos enviados para o evento serão analisados e julgados por dois grupos distintos de jurados designados pela comissão do GAME DEVELOPER. O primeiro grupo, formado pelos integrantes da comissão organizadora do GAME DEVELOPER fará por meio de avaliações técnicas, uma pré-seleção dos trabalhos recebidos. A avaliação técnica deve selecionar os trabalhos que seguirão para a próxima fase, que será realizada por um grupo de jurados compostos por profissionais da área de jogos. Os jurados deverão preencher com notas de 0 a 10 um questionário de avaliação para cada um dos projetos pré-selecionados. O questionário é formado por questões que exploram a qualidade de produção, a mecânica/jogabilidade e a consistência da apresentação. O vencedor será a equipe cujo o jogo obtiver o maior somatório de notas. Os nomes dos jurados e as planilhas com as avaliações serão divulgadas no momento da premiação dos projetos.
Equipes:
Obs.: Integrantes das equipes, por favor, retire suas placas na secretaria da Faculdade de Informática de Presidente Prudente.