ENEPE 2011
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Concepção

XVI ENAPI - Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica

IX ENAEXT - Encontro Anual de Extensão

VIII ENAENS - Encontro Anual de Ensino Superior


A construção do conhecimento na sociedade da informação

O termo "sociedade da informação" e seus potenciais desdobramentos foram introduzidos ainda em 1973, pelo sociólogo americano Daniel Bell, já antevendo a importância do conhecimento/informação na estrutura central da economia e da sociedade. Desde então, tem ficado evidente que a transição da era industrial para a era da informação e comunicação tem provocado transformações sensíveis na sociedade.

O impulso inicial para disseminação de informações e ampla comunicação foram as inovações tecnológicas exponenciais das últimas décadas. Porém, hoje, as tecnologias, com sua convergência cada vez maior, são apenas o suporte que está possibilitando a consulta, utilização, criação e compartilhamento em caráter democrático e sem fronteiras.

Pode-se considerar que a informação, o conhecimento e a comunicação estão assumindo um predomínio no conjunto das atividades humanas e influenciando direta ou indiretamente a economia, a política, as relações sociais, a cultura e a educação.

No campo da educação, a construção do conhecimento já está num caminho mais pluralista, colaborativo e interativo, como consequência da maior acessibilidade às informações e absoluta liberdade de divulgação na rede mundial. No entanto, apesar de ser bastante atraente a perspectiva de construção social cooperativa do conhecimento, seu desenvolvimento prático é bastante complexo, sendo necessários fundamentos norteadores obtidos quase exclusivamente na educação formal.


Objetivos

Debater sobre como os diversos meios tecnológicos de comunicação estão sendo incorporados ao processo de ensino-aprendizagem e contribuindo efetivamente para a construção do conhecimento;

Discutir sobre como está ocorrendo a construção social do conhecimento com a ampla possibilidade de comunicação, cooperação e interatividade;

Refletir sobre como o conhecimento formal está chegando, sendo recebido e utilizado pela sociedade, bem como sobre a contribuição desse novo conhecimento cooperativamente construído para alavancar o desenvolvimento econômico, social, cultural e político.

Agência Facopp Unoeste