Tema e objetivos

Novas profissões, emprego e empreendedorismo

A sociedade e ninguém mais, seja governo ou empresa, é quem dita o contexto de um tempo. Dita a dinâmica das mudanças, o que passa a ser obsoleto e o que se torna moderno, mesmo com sua inevitável efemeridade. Por sua força inerente, de uma locomotiva que leva a humanidade para sua contínua evolução, a sociedade dita também como a educação e as instituições de ensino precisam se adequar para que o processo de ensino-aprendizagem possa se manter próximo e interagindo com as mudanças e novos contextos fora de seus muros.

O caminhar evolutivo contínuo da sociedade relega profissões e negócios tradicionais, substituindo-os por novos e até então impensáveis. Na educação formal, onde ainda vicejam paradigmas, como do conhecimento fragmentado, impera a necessidade de mudanças para que o aprendizado aconteça em contexto com os caminhos ditados pela sociedade.

O ensino tradicional desde sempre teve as fronteiras bem delimitadas na sala de aula, no laboratório e em outros espaços exclusivos das escolas, colégios, faculdades e universidades. Por seu lado, o aprendizado, que em outros tempos tinha lugar apenas no sistema de ensino formal, hoje acontece em todo lugar, sem locais, sem fronteiras ou barreiras, muitas vezes de forma mais ágil e eficiente do que ocorre no sistema. Isso possibilita que o aprendizado seja continuo e independente de instituições, exigências formais e certificados.

Neste contexto de mudanças e de transição de paradigmas, o conteúdo continua a ser relevante, porém as fontes agora são outras, estão amplamente disponíveis e permanecem em evolução. Por outro lado, os processos e as formas para o desenvolvimento de um conjunto de competências, tais como pensamento crítico, comunicação, criatividade, gestão de prioridades, flexibilidade, resolução de problemas complexos, inteligência emocional e habilidade de negociação, bem como criar engajamento, participação e aprendizado efetivo talvez devessem receber mais atenção. Assim, a educação contribuirá para formação de futuros profissionais que possam atuar em diferentes setores, empresas e funções, bem como empreender e criar novos empregos. O trabalho, que faz parte da essência do ser humano, será desempenhado de novas formas, porém continuará como a força mais poderosa para evolução da sociedade e construção do futuro.

Objetivos

  • Apresentar e debater a transição e as novas propostas para o ensino-aprendizagem na universidade com foco no desenvolvimento das competências.
  • Apresentar e debater a aproximação da pesquisa e da extensão universitárias com o empreendedorismo e com empresas para projetos e trabalhos colaborativos.
  • Apresentar e debater as mudanças na sociedade que impactam nas demandas por novos profissionais e estimulam empreendedores de novos produtos e serviços.
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