Sobre o tema

A sociedade é, em seu âmago, conflitante. Em seu dinamismo característico, está em constante busca da satisfação dos interesses de grupos, da justiça social, do crescimento econômico e do desenvolvimento amplo. Tais metas, por vezes se complementam, porém também competem entre si. Mais recentemente, com embasamento em previsões objetivas e incontestáveis sobre as limitações de recursos naturais e alterações que a ação humana pode causar no meio ambiente, a meta da sustentabilidade foi adicionada às demais.

Sustentabilidade, em seu sentido amplo, de utilização dos recursos naturais de acordo com as necessidades, preservando-os para o futuro, ganhou relevância global já em 1972, na Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente Humano, realizada na Suécia. Em 1992, entrou na pauta nacional, a partir da realização da Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO), no Rio de Janeiro. A discussão se ampliou muito, pois, considerando as reservas de recursos naturais e a disposição do lixo e da poluição inerentes à atividade humana, a sustentabilidade tem relação direta com as características econômicas, educacionais e culturais da sociedade.

Porém, a sustentabilidade não deve ser entendida, exclusivamente, no contexto coletivo, aquele que isenta o indivíduo de responsabilidades e a transforma numa abstração. A equidade de responsabilidades na busca pela sustentabilidade deve assumir relevância semelhante às metas de equidade de gênero, racial, justiça social, de acesso ao ensino e à informação, econômica e de desenvolvimento.

A equidade social no atendimento da diversidade de necessidades humanas continuará a ser um desafio, porém, atingir a meta da sustentabilidade depende muito mais de cada um assumir, conscientemente, que é livre, autônomo, que tem responsabilidade por sua vida e pelas consequências de suas atitudes. Os princípios e regras de comportamento coletivo, mais que garantir a harmonia nas interações sociais, definem também, desde já, quais serão as condições de vida das gerações posteriores a nós. Atualmente, cada um se pergunta como deve ser o comportamento sustentável dos outros, porém, o novo paradigma deve ser: o que eu posso fazer pela sociedade e pelo meio ambiente do presente e do futuro.

Objetivos

  • Discutir a necessária coesão entre os aspectos sociais, econômicos e ambientais;
  • Discutir a equidade dos direitos sociais relacionada às responsabilidades individuais;
  • Discutir a relação das práticas educativas com a dinâmica e os desafios da sociedade voltada à sustentabilidade.
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