Sobre o tema

Ciência, Tecnologia e Sociedade: A Universidade na Construção da Identidade Profissional

A formação profissional é um processo complexo, alocado, essencialmente, na universidade, porém dependente de outros ambientes, instrumentos e meios da própria sociedade.

A universidade, alicerçada em seu tripé de Ensino, Pesquisa e Extensão, utiliza-se do conhecimento científico e das experiências empíricas do contato direto com a sociedade, para preparar e qualificar profissionais que atendam as demandas sociais, econômicas e de inovação.

A tecnologia tem seu papel como instrumento na universidade e, também, como meio de comunicação, acesso, armazenamento e compartilhamento de informações. As possibilidades da tecnologia acabam com as limitações antes inerentes à sala de aula ou ao laboratório e permitem maior dinamismo, ampliam a rede acadêmico-profissional, para aquisição de novos conhecimentos, trocas de informações e colaborações, além de novas idéias e novos valores comportamentais.

A sociedade, por sua vez, com seu dinamismo de transformações e novas demandas, apresenta sempre desafios à universidade, obrigando-a a assumir papéis que conduzam à coesão entre a teoria e a prática, a tradição e a inovação, as relações humanas e virtuais, a formação técnica e crítica-reflexiva-ética.

Desse modo, a construção da identidade profissional é muito mais complexa e abrangente do que a transferência e a adesão aos códigos característicos, requerendo, também, a consciência de alteridade, valores e princípios.

Objetivos

  • Discutir a relação da evolução científica e tecnológica com a construção da identidade profissional;
  • Discutir a relação entre universidade e sociedade, sua interdependência e importância na construção da identidade profissional;
  • Debater a relação dos processos pedagógicos e das atividades de pesquisa e de extensão com a construção da identidade profissional.
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