Concepção
XVII ENAPI - Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica
X ENAEXT - Encontro Anual de Extensão
VIII ENAENS - Encontro Anual de Ensino Superior
Universidade sem fronteiras: da fragmentação à totalidade
A sociedade contemporânea está repleta de informações e, muitas dessas não necessariamente
geram conhecimento. Assim, neste universo quase infinito de informações disponíveis,
mas propensas à fragmentação, faz-se necessária a articulação de processos teórico-crítico-filosóficos
que permita, na Universidade, a construção de conhecimentos sistêmicos sobre fenômenos
ou universos em particular. Cabe à Universidade, portanto, a revisão do olhar pautado
na fragmentação e ênfase na compreensão dos referenciais teóricos, possibilitadores
de novos paradigmas para o diálogo necessário entre a ciência e a sociedade, reconhecendo-se
as inter-relações e interdependências das ações humanas.
O impulso inicial para disseminação de informações e
ampla comunicação foram as inovações tecnológicas
exponenciais das últimas décadas. Porém, hoje, as tecnologias,
com sua convergência cada vez maior, são apenas o suporte que está
possibilitando a consulta, utilização, criação e compartilhamento
em caráter democrático e sem fronteiras.
O que se propõe com o tema do ENEPE 2012 “Universidade sem fronteiras: da fragmentação
à totalidade” é a discussão de caminhos para possíveis soluções desse problema da
fragmentação do conhecimento e a consequente proposição de modelos de pensamento
sistêmico e dos modos de fazer ciência e educação. Com essa perspectiva, o principal
desafio da Universidade para o século XXI seria a discussão, fundamentação e aplicação
de propostas educacionais e científicas que permitam integrar o conhecimento, o
ser humano com ele mesmo e com seu ambiente; enfim, conceber nosso universo em sua
complexidade e totalidade.
No campo da educação, a construção do conhecimento já
está num caminho mais pluralista, colaborativo e interativo, como consequência
da maior acessibilidade às informações e absoluta liberdade
de divulgação na rede mundial. No entanto, apesar de ser bastante
atraente a perspectiva de construção social cooperativa do conhecimento,
seu desenvolvimento prático é bastante complexo, sendo necessários
fundamentos norteadores obtidos quase exclusivamente na educação formal.
Objetivos
Refletir sobre o problema da fragmentação do pensamento humano e suas consequências
para a ciência, sociedade e cultura;
Buscar alternativas de pensamento que permitam a construção de um conhecimento humano
mais sistêmico;
Refletir e propor práticas de ação que permitam a reunificação do homem, da sociedade
e de sua cultura e ciência.