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Concepção

XVII ENAPI - Encontro Anual de Pesquisa Institucional e Iniciação Científica

X ENAEXT - Encontro Anual de Extensão

VIII ENAENS - Encontro Anual de Ensino Superior


Universidade sem fronteiras: da fragmentação à totalidade

A sociedade contemporânea está repleta de informações e, muitas dessas não necessariamente geram conhecimento. Assim, neste universo quase infinito de informações disponíveis, mas propensas à fragmentação, faz-se necessária a articulação de processos teórico-crítico-filosóficos que permita, na Universidade, a construção de conhecimentos sistêmicos sobre fenômenos ou universos em particular. Cabe à Universidade, portanto, a revisão do olhar pautado na fragmentação e ênfase na compreensão dos referenciais teóricos, possibilitadores de novos paradigmas para o diálogo necessário entre a ciência e a sociedade, reconhecendo-se as inter-relações e interdependências das ações humanas.

O impulso inicial para disseminação de informações e ampla comunicação foram as inovações tecnológicas exponenciais das últimas décadas. Porém, hoje, as tecnologias, com sua convergência cada vez maior, são apenas o suporte que está possibilitando a consulta, utilização, criação e compartilhamento em caráter democrático e sem fronteiras.

O que se propõe com o tema do ENEPE 2012 “Universidade sem fronteiras: da fragmentação à totalidade” é a discussão de caminhos para possíveis soluções desse problema da fragmentação do conhecimento e a consequente proposição de modelos de pensamento sistêmico e dos modos de fazer ciência e educação. Com essa perspectiva, o principal desafio da Universidade para o século XXI seria a discussão, fundamentação e aplicação de propostas educacionais e científicas que permitam integrar o conhecimento, o ser humano com ele mesmo e com seu ambiente; enfim, conceber nosso universo em sua complexidade e totalidade.

No campo da educação, a construção do conhecimento já está num caminho mais pluralista, colaborativo e interativo, como consequência da maior acessibilidade às informações e absoluta liberdade de divulgação na rede mundial. No entanto, apesar de ser bastante atraente a perspectiva de construção social cooperativa do conhecimento, seu desenvolvimento prático é bastante complexo, sendo necessários fundamentos norteadores obtidos quase exclusivamente na educação formal.


Objetivos

Refletir sobre o problema da fragmentação do pensamento humano e suas consequências para a ciência, sociedade e cultura;

Buscar alternativas de pensamento que permitam a construção de um conhecimento humano mais sistêmico;

Refletir e propor práticas de ação que permitam a reunificação do homem, da sociedade e de sua cultura e ciência.

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