ENVIO DE TRABALHOS – COMEPP 2018
Inscrições: Normas e Instruções
NORMAS 
Normas para inscrição no COMEPP 2018.

  1. As inscrições estão abertas a todos os interessados, bastando preencher o Formulário de Inscrição e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.
  2. Os inscritos receberão material do evento e terão direito ao certificado de participação (mediante pagamento). O certificado de participação será impresso pelo próprio participante, acessando-o com seu número de CPF.
  3. A apresentação de trabalho está aberta aos alunos, professores e outros profissionais de Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas, que desenvolvam      estudo científico. O prazo limite para o envio do trabalho é 06/07/2018. Ver as normas para cada tipo de trabalho. O certificado de apresentação será impresso pelo próprio participante, acessando-o com seu número de CPF, a partir do dia 01 de setembro.
  4. O número máximo de autores (incluindo autor principal, coautores e orientadores) será de até 10 autores em relatos de caso e trabalhos com resultados e conclusões. Cada congressista poderá ser autor principal em até 2 trabalhos e coautor 3 trabalhos, totalizando 5 trabalhos por inscrito.
  5. Para a inscrição do trabalho é obrigatório o preenchimento de Formulário de Inscrição no COMEPP, o pagamento da taxa de inscrição e o preenchimento do Formulário para Inscrição de Trabalho, onde será inserido o trabalho a ser apresentado.
  6. Todos os trabalhos são avaliados pela Comissão Científica do evento e podem receber o parecer de APROVADO, REFORMULAÇÃO (o autor deve providenciar as correções no prazo máximo de 4 dias e submeter para nova avaliação) ou NÃO APROVADO. No caso de o trabalho não ser reformulado dentro do prazo, não será mais considerado para avaliação. No caso de o trabalho não ser aceito para apresentação (parecer de NÃO APROVADO), não há devolução da taxa de inscrição para nenhum dos coautores ou autores.
  7. O autor que encaminhar trabalho para apresentação no COMEPP automaticamente se responsabiliza pela autorização do orientador e dos demais coautores (quando houver), pelo conteúdo científico do trabalho e pela correção ortográfica e gramatical. Em caso de aprovação para apresentação, o autor e coautores do trabalho assumem igualmente a responsabilidade pelo conteúdo do RESUMO a ser publicado nos Anais do evento a ser publicado em número especial da Revista Colloquium. O autor e coautores também assumem que, no caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, houve avaliação e aprovação prévia pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente.
  8. O recebimento do certificado de apresentação de trabalho está CONDICIONADO À APRESENTAÇÃO do mesmo no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores.
  9. Conforme os Regulamentos do Programa Institucional de Iniciação Científica (PROBIC e PEIC), Programa Institucional de Pós-Graduação (PPG) e Programa Institucional de Pesquisa Docente (PPD) da UNOESTE, os alunos de iniciação científica (PROBIC e PEIC), de pós-graduação (PPG) e docentes (PPD) da UNOESTE estão obrigados a apresentar seus trabalhos na forma de painel.
  10. A taxa de inscrição não será devolvida, mesmo com a desistência do interessado e independentemente da aprovação ou não do trabalho.
  11. O prazo para inscrição COM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 28/06/2018, sendo o dia 29/06/2018 o dia máximo de pagamento. O prazo para inscrição no evento SEM APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS se encerra no dia 09/08/2018. A taxa de inscrição deve ser paga até o dia 10/08/2018.
  12. Neste ano, a programação do COMEPP incluirá o Simpósio Satélite de Oftalmologia, minicursos, palestras e Palestras Magnas. As informações sobre os temas, ministrantes, número de vagas, data, local e horário serão disponibilizadas na página de Programação do COMEPP.
  13. Os resumos podem ser de Pesquisa, Ensino ou Extensão e serão publicados nos Anais Da Revista Colloquium.
    O resumo caracteriza-se como uma descrição concisa do TRABALHO já com resultados e conclusão, em parágrafo único, devendo conter até 3000 caracteres com espaço.
    No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o projeto/trabalho deve ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar nos MATERIAIS E MÉTODOSseguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho).  
    No resumo, evite utilizar citações. Quando for indispensável, não cite autor. Utilize um formato que permita a busca da referência. Ex.: (revista xxxx, vol.xx, núm.xx, pág.xx-xx, 2012) ou (revista xxxx. Ano;Vol(núm.):págs).
    ATENÇÃO: leia atentamente abaixo qual é o tipo de resumo que pretende enviar. NÃO haverá mudança de tipo de resumo.
  14. Serão aceitos DOIS tipos de resumos:

(1) Resumo de trabalho de pesquisa com RESULTADOS E CONCLUSÕES

Este tipo de resumo deve ser a opção, exclusivamente, para trabalhos que já foram realizados (ao menos parcialmente), pois devem obrigatoriamente apresentar resultados e conclusões inéditos/originais obtidos pelo próprio autor e NÃO por terceiros (não devem ser frutos de revisão de literatura). Após aprovação pela Comissão Científica do evento, estes RESUMOS poderão ser apresentados na forma de pôster. A extensão máxima é de 3000 caracteres com espaços 
O texto do resumo de trabalho de pesquisa, extensão ou ensino deverá conter os itens abaixo:

  • Resumo: Título do trabalho (com até 20 palavras); Autores (Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição no COMEPP para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho);
  • Introdução e justificativa;
  • Objetivos;
  • Materiais e Métodos;
  • Resultados;
  • Discussão;
  • Conclusão;
  • Número do protocolo CPDI.

(2) Resumo de RELATO DE CASO CLÍNICO
O relato de caso clínico de seres humanos ou animais caracteriza-se como uma descrição de estudo já realizado, contendo aspectos originais, curiosos ou não convencionais. Deve ser redigido em parágrafo único, descrevendo os aspectos clínicos, laboratoriais e evolutivos de interesse, os quais devem estar suficientemente documentados. A extensão máxima é de 3000 caracteres com espaços. Não são aceitos “projetos ou propostas” de relatos clínicos (ainda não realizados). A extensão máxima é de 3000 caracteres com espaços. Após aprovação pela Comissão Científica do evento, resumos de relatos de casos clínicos deverão ser apresentados na forma de pôster.

  • Resumo: Título do caso clínico; Autores (Obs. Todos os autores devem preencher o Formulário de Inscrição no COMEPP para, em seguida, inserir o número do CPF no Formulário para Inscrição de Trabalho);
  • Introdução e justificativa;
  • Objetivos;
  • Descrição do caso (características, resultados de avaliações e exames, evolução);
  • Discussão;
  • Conclusão;
  • Número do protocolo CPDI.

Apresentação dos Painéis

Orientações para apresentação de PAINÉIS

Os painéis deverão ser afixados no Teatro César Cava, no campus I, no dia 17/08 a partir das 07h45 e ser retirados no dia 17/08, após o final do último dia de apresentações, as 10h30.
No próprio teatro do César Cava haverá uma lista com a numeração indicativa do local de colocação dos painéis.
Os autores deverão permanecer ao lado de seus painéis nos dias e horários indicados.

INSTRUÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE PAINÉIS

As sessões de painéis serão realizadas no Teatro César Cava, no campus I da UNOESTE, nos dias 17 de agosto, no horário das 08h00 às 10h30, quando o autor principal ou um dos autores deverá permanecer ao lado do painel para receber e atender aos participantes. Os painéis deverão ser afixados no dia 17/08 a partir das 07h45 e ser retirados no dia 17/08, após o final das apresentações. Os painéis serão visitados e avaliados por integrantes da Comissão Científica do evento, que também entregarão ao autor os certificados do trabalho (inclusive dos coautores inscritos e que tenham efetuado o pagamento).
O recebimento do certificado de apresentação de painel está CONDICIONADO À PRESENÇA DO AUTOR no dia e horário determinados pela organização do evento. Certifique-se de ter ASSINADO na lista de presença ao final da apresentação ou da sessão. Caso o autor principal não possa estar presente, poderá ser substituído por um dos coautores.
Os painéis devem ser confeccionados em tamanho de 90 cm de largura e 110 cm de altura. O Título (fonte 54) deve ser destacado em negrito e os nomes dos autores (fonte 36) e a instituição de origem (fonte 36) devem vir logo abaixo do título. O texto é apresentado de forma resumida e deve conter: introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussões e conclusões (referências, se houver citações no texto). Os resultados devem ser apresentados preferencialmente na forma de tabelas, gráficos ou figuras, com seus respectivos títulos e legendas. Sugere-se distribuir o texto, tabelas e figuras em duas colunas e usar fonte 28 ou maior. Para sua conveniência o evento disponibiliza um modelo de painel no site da Unoeste na parte de biblioteca para utilização pelos acadêmicos da Unoeste. A estrutura pode ser copiada e utilizada para acadêmicos de outras instituições.
Em caso de dúvidas, procure pela a gestão 2018 do Diretório Acadêmico.

PREMIAÇÃO
O prêmio científico "Cézar Humberto Salvador" será atribuído ao melhor trabalho que foi selecionado pela Comissão Científica do Evento de cada uma das duas categorias:

  • Trabalho de pesquisa com resultados e conclusão – premiação R$ 3.000,00
  • Relato de caso – premiação R$ 1.500,00
 Unoeste