O Game Developer é o mais novo evento integrante da INFOESTE. Objetiva incentivar a produção de jogos digitais e, ao mesmo tempo, possibilitar aos alunos com interesse na área a oportunidade de mostrar suas habilidades e conhecimentos em um mercado pouco explorado ainda no País.
O evento será realizado na forma de um concurso que escolherá o melhor jogo desenvolvido. O tema será proposto 20 dias antes da edição da INFOESTE. Poderão se inscrever no concurso equipes formadas por estudantes dos cursos da Faculdade de Informática de Presidente Prudente, com intuito de experimentarem uma situação do mundo real, simulando problemas e desafios de um trabalho em grupo, onde o tempo e a concorrência são elementos bastante presentes.
Clique para visualizar a pontuação de cada equipe.
Regras Gerais do Game Developer
1 - Poderão participar alunos de todos os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela Faculdade de Informática de Presidente Prudente (FIPP/Unoeste);
2 - A inscrição de cada equipe (composta por no mínimo 2 e no máximo 3 alunos) será feita por e-mail:
gamedeveloper@unoeste.br;
3 - Cada equipe poder á concorrer apenas com um jogo de sua autoria;
4 - Cada equipe DEVE ter um nome (para divulgação no site da INFOESTE);
5 - Os trabalhos enviados são de propriedade intelectual de seus idealizadores, mas poderão ser utilizados/publicados de forma integral, parcial ou adaptados pela instituição. Os idealizadores cederão direito de uso parcial ou integral do jogo desenvolvido no momento em que se inscreverem no evento;
6 - TODOS os participantes DEVEM se inscrever na INFOESTE;
Regras para o Desenvolvimento do Jogo
1 - O jogo poderá ser desenvolvido utilizando qualquer linguagem de programação ou motor de desenvolvimento;
2 - O jogo deverá ser composto por: 1 tela inicial (início do jogo e dados dos desenvolvedores); 1 fase no mínimo; 1 tela de game over;
3 - Todas as imagens e sons utilizados no jogo que não forem de autoria própria deverão ser de domínio público.
4 - Não será permitido conteúdo ofensivo a qualquer grupo social, como, por exemplo: sexualidade explícita, racismo, ou uso de drogas.
5 - Para melhor divulgação e avaliação do jogo, este deve ser reproduzido nos NAVEGADORES DE INTERNET atuais, como, por exemplo: Firefox, Chrome ou Edge. Portanto, utilize um "ambiente de desenvolvimento" que exportem para a plataforma WEB.
Sobre o jogo
1 - O tema escolhido para o Game Developer – Desafios de jogos desse ano é a produção e venda de carnes no Brasil.
2 - Utilize como fonte de inspiração os últimos acontecimentos no Brasil, relacionados com a produção e venda de carnes, como a queda da exportação de carnes, a operação de combate ao crime intitulada Operação Carne Fraca e a adulteração de carnes.
3 – Não utilize nomes ou logos de empresas, ou de pessoas, investigadas pela Operação Carne Fraca.
4 - O gênero/estilo do jogo é de livre escolha, isto é, você poderá desenvolver jogos do tiro em primeira pessoa, jogos do gênero plataforma, corrida infinita, primeira pessoa, terceira pessoa, RPG, etc.
Premiação
Placa de premiação com a descrição do evento e cerificado de participação aos melhores trabalhos (1º lugar, 2º lugar e 3º lugar);
O primeiro lugar ganhará também um contrato de pré-residência na Incubadora Tecnológica de Presidente Prudente (INTEPP) gratuito durante 12 meses; Todos participantes receberão certificados de participação no evento.
Inscrição
Cada equipe deverá entregar os seguintes itens:
I ) O projeto do jogo (código-fonte) em um arquivo compactado;
II ) O jogo exportado para WEB em um arquivo compactado;
III) Sumário com a descrição sobre o jogo com, no máximo, uma página de texto e o passo a passo de instalação;
IV) Vídeo de demonstração do game com no máximo três minutos de duração.
Enviar o jogo para o e-mail gamedeveloper@unoeste.br até 12 de maio.
Deverá estar presente neste e-mail o nome da equipe, nome do aluno, RA e os itens I, II, III e IV. Caso o tamanho dos arquivos exceda 10 Mega Bytes, a equipe deverá armazenar os arquivos na nuvem e informar o link para download.
Critérios para avaliação dos jogos
Serão utilizados os seguintes critérios de avaliação para os jogos: qualidade de produção, mecânica/jogabilidade e consistência da apresentação.
- Qualidade de Produção: se refere à experiência do usuário, que deve ser intuitiva e de fácil utilização; quão imersivo o jogo é; quais efeitos especiais usados.
- Mecânica/jogabilidade: se refere ao conjunto de regras, caminho possíveis, ações, conquistas e objetivos do jogo.
- Consistência da Apresentação: se refere ao documento e ao vídeo enviados.
Todos os critérios de avaliação terão um terço do peso da nota final.
Julgamento
Os trabalhos enviados para o evento serão analisados e julgados por dois grupos distintos de jurados designados pela comissão do GAME DEVELOPER. O primeiro grupo, formado pelos integrantes da comissão organizadora do GAME DEVELOPER fará por meio de avaliações técnicas, uma pré-seleção dos trabalhos recebidos. A avaliação técnica deve selecionar os trabalhos que seguirão para a próxima fase, que será realizada por um grupo de jurados compostos por profissionais da área de jogos. Os jurados deverão preencher com notas de 0 a 10 um questionário de avaliação para cada um dos projetos pré-selecionados. O questionário é formado por questões que exploram a qualidade de produção, a mecânica/jogabilidade e a consistência da apresentação. O vencedor será a equipe cujo o jogo obtiver o maior somatório de notas. Os nomes dos jurados e as planilhas com as avaliações serão divulgadas no momento da premiação dos projetos.
Equipes inscritas
Hort Studios (Bruno Sergio Rodrigues da Silva, Gabriel Pilizari e Pedro Victor Florêncio)
Jogo | Documentação | Vídeo
TriggerEnter (Andrey Montagnini Casetta, Matheus Yugi Higa Nampo e Rafael Caetano Ferreira)
Jogo | Documentação | Vídeo
Dona Carninha (José Guilherme Santos Gimenes Franco, Murilo Henrique Pacheco Santos e Rafael Vioto Queiroz da Silva)
Jogo | Documentação
Papel da carne (Jackson Matsuno dos Santos, José Cassio Maiolini Filho e Ricardo Brandolim Junior) ****
Jogo | Documentação | Vídeo
Gênesis Studio Games (Klisman Teixeira Vasconcelos, Robson William Costa e Talesney dos Santos Lima)
Jogo | Documentação | Vídeo
Mal Passado Games (Lucas de Almeida Trevisan, Joel Júnior e Luiz Vila)****
Jogo | Documentação | Vídeo
Hardflip Development (Daniel Castriani Santos e Vitor Santos Rodrigues)****
Jogo | Documentação | Vídeo
Beef Farm (Bruno Felippo e Marlon Macoris)
Jogo | Documentação
**** Para visualizar o trabalho da equipe, clique no link “Jogo” e faça download do arquivo. Após o término do download, descompacte o "zip" e abra a página “Index.html” através do “Navegador Firefox”.
Jurados
André Menegassi, Antônio Sérgio Alves de Oliveira, Bruno Takikawa, Marcelo Andrade de Oliveira, Parceiro MovieHolic, Parceiro VGDB, Renato Pandur Maria e Victor Hugo de Paiva Gonçales.
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