Pesquisa
Iniciação Científica
A Iniciação Científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica que permite iniciar os estudantes de graduação na pesquisa científica, proporcionando-lhes a aprendizagem de técnicas e métodos que estimulem o desenvolvimento do pensar cientificamente.
Na Unoeste, a Iniciação Científica visa a formação geral do aluno graduando, a reflexão e a criatividade, por meio de projeto vinculado a uma atividade de Pesquisa Docente, capaz de proporcionar a vivência das diferentes etapas da investigação científica.
Objetivos
- Iniciar os estudantes de graduação na pesquisa científica;
- Preparar os alunos para a pós-graduação;
- Despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa.
Programa Institucional de Fomento à Pesquisa
Probic - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
O Probic oferece a possibilidade de concessão de bolsas aos alunos participantes, mediante submissão e aprovação do projeto de pesquisa em um processo seletivo anual, conduzido de acordo com critérios de mérito e competência.
O Probic segue um cronograma específico, com datas definidas para cadastramento dos projetos. A fixação desse calendário depende de um edital que determina o período de inscrições iniciando-se, geralmente, no mês de maio e encerrando-se no mês de outubro. Para mais informações acesse http://www.unoeste.br/site/pesquisa/InfCadastroProjetos.aspx
Peic - Programa Especial de Iniciação Científica
O Peic cumpre o papel idêntico ao Probic, incentivando professores qualificados a realizarem orientação de graduandos em atividades de pesquisa na forma de Iniciação Científica. Mantendo as preocupações com o mérito técnico-científico e viabilidade técnica e econômica, o Peic caracteriza-se pelo fluxo contínuo na apresentação de projetos (que não acarretem custos para Unoeste), todavia, não há concessão de bolsas. Para mais informações acesse http://www.unoeste.br/site/pesquisa/InfCadastroProjetos.aspx
Saiba mais