Normas - Trabalhos Científicos
INSCRIÇÕES
- A Comissão Organizadora do XXVIII Congresso Médico Estudantil de Presidente Prudente- COMEPP e I Congresso Brasileiro Online Médico Estudantil, faz saber que estarão abertas, a partir do dia 31 de Agosto de 2020, as inscrições para submissão dos trabalhos científicos destinados à apresentação no evento.
- O XXVIII COMEPP ocorrerá entre os dias 26 a 30 de Outubro de 2020, no formato online. No evento, estarão possibilitadas as inscrições dos trabalhos científicos que versem sobre temas na área de ciências da saúde.
- As inscrições de trabalhos científicos estarão abertas aos alunos, professores e outros profissionais de Instituições de Ensino Superior, que desenvolvam projetos de pesquisa em universidades públicas e privadas em todo país.
- O prazo para as inscrições “COM SUBMISSÃO DE TRABALHO” se encerra no dia 10 de outubro de 2020 ou até o preenchimento total da quantidade limite de trabalhos submetidos (itens 8 a 12) sendo o dia 10 de outubro de 2020 o prazo máximo para o pagamento da inscrição. O valor das inscrições será R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por participante do trabalho de pesquisa. As inscrições estarão disponíveis em aba do site, https://www.dajhamfamepp.com/, do Diretório Acadêmico Dr. José Hamilton do Amaral da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente.
- Todos os autores e coautores, do trabalho científico submetido, devem efetuar o pagamento da inscrição selecionando a opção “COM SUBMISSÃO DE TRABALHO” no ato da inscrição, para garantir a avaliação do mesmo. A ausência de pagamento implica na não avaliação do trabalho científico pela Comissão Científica do evento https://www.dajhamfamepp.com/ .
CATEGORIAS DE ESTUDO ACEITAS
- Serão aceitos resumos de trabalhos científicos e artigos completos que pertençam, necessariamente a alguma das categorias a seguir:
- ESTUDOS OBSERVACIONAIS DESCRITIVOS
- Relato de caso clínico
- Série de casos
- ESTUDOS OBSERVACIONAIS ANALÍTICOS
- Transversal
- Caso controle
- Coorte
- REVISÃO DE LITERATURA
- Revisão sistemática
- Revisão integrativa
- O número máximo de autores, incluindo autor principal, coautores e orientadores, será de até 6 (seis) em relatos de caso clínico e de até 10 (dez) nos demais tipos de trabalhos aceitos. Cada congressista poderá ser autor principal em até 2 (dois) trabalhos e coautor em 3 (três) trabalhos, totalizando 5 (cinco) trabalhos por inscrito.
- O trabalho submetido que não cumprir essas definições terá parecer REPROVADO no ato de sua avaliação. O valor pago para submissão, deste trabalho, não será restituído em nenhuma hipótese.
NÚMERO DE INSCRIÇÕES DISPONÍVEIS
- Diante da grande demanda no número de submissões, as inscrições com a opção “COM SUBMISSÃO DE TRABALHO”, serão limitadas. Ao todo, serão avaliados 300 trabalhos, divididos em categorias de estudo.
- A seleção dos trabalhos para a apreciação pela Comissão Científica do evento será feita através da ordem das inscrições nas respectivas categorias dispostas no item 6.
- A submissão do trabalho científico na sua respectiva categoria, não garante a sua aprovação, sendo sua avaliação, detalhadas nos itens 14 a 16.
- Os 300 trabalhos submetidos para apreciação, pela Comissão Científica do evento, serão divididos nas categorias de estudo expostas a seguir (Quadro 1).
Categorias de estudo |
Quantidade aceita de trabalhos |
Estudos observacionais descritivos (item 6.1) |
110 |
Estudos observacionais analíticos (item 6.2) |
160 |
Revisões de literatura (item 6.3) |
30 |
Total |
300 |
- Caso, o trabalho submetido, receba o parecer REPROVADO, o próximo trabalho na lista de inscrição será selecionado para a apreciação, recebendo os mesmos critérios avaliativos. Por ventura, se, este segundo trabalho selecionado, seja REPROVADO, o próximo será apreciado e assim por diante.
AVALIAÇÃO
- Para que seja avaliado pela Comissão Científica do evento, o trabalho deve, necessariamente, possuir todos os membros participantes devidamente inscritos, na opção “COM SUBMISSÃO DE TRABALHO”, além de terem efetuado o pagamento da inscrição dentro do prazo limite. Não obstante, os trabalhos avaliados obedecerão às delimitações nos números de inscrições, dispostas no tem 12.
- Os trabalhos serão avaliados pela Comissão Científica do evento e podem receber o parecer de APROVADO, REFORMULAÇÃO ou REPROVADO.
- APROVADO: O trabalho com este parecer poderá ser apresentado no evento, sendo de responsabilidade do autor, elaborar a apresentação do mesmo.
- REFORMULAÇÃO: O trabalho com este parecer deverá ser adequado pelo seu responsável no prazo máximo de 2 dias, sendo então submetido para nova avaliação. Será permitido, ao todo, apenas 1 reenvios (1 reenvio) do mesmo trabalho.
- REPROVADO: O trabalho com este parecer não será aceito para apresentação. Não haverá restituição dos custos de inscrição em nenhuma hipótese.
- Caso o trabalho não seja reformulado dentro do prazo, este, não será mais considerado para avaliação.
APRESENTAÇÕES
- As apresentações ocorrerão em formato virtual em apenas UMA categoria possível: apresentação on-line em sala virtual pré-determinada pela comissão organizadora.
- Todos os participante com trabalho científico aprovado (parecer APROVADO) deverão elaborar uma apresentação sucinta e explicativa sobre o conteúdo de seu trabalho, seguindo as normas dos itens 36 a 40.
- A apresentação do trabalho será viabilizada no formato de comunicações orais em sala virtual. As sessões de comunicações orais serão realizadas on-line para os autores que tiverem seus trabalhos aprovados pela Comissão Científica nos dias e horários abaixo.
Dias |
Horários |
Dia 24, 25, 26, 27, 28, 29 e 30
de outubro
|
08h às 12h |
13h às 17h |
19h às 22h |
- A data, o horário e a sala para apresentação de cada trabalho serão definidos e divulgados na página oficial do COMEPP. Também será divulgado o link da sala virtual para que o autor possa acessar para apresentação. O mesmo para os interessados em assistir.
- A apresentação em slides deve ser preparada com antecedência, salva em formato PDF e enviada até o dia 20 de outubro para o e-mail pesquisacomepp2020@gmail.com . O e-mail deve conter, nessa ordem: Título do trabalho e Nome do autor principal, na barra de “assunto”.
- O autor que tiver o trabalho aprovado receberá o LINK de acesso à sala on-line, juntamente com as informações sobre a data e o horário da apresentação.
- Requisitos técnicos para apresentação na sala on-line:
- Acesso à internet de banda larga (mínimo de 4Mbs; ideal de 7Mbs ou maior)
- Microfone (ou captação áudio do notebook ativado) e fone de ouvido ou caixa de som
- WebCam para que a imagem do apresentador fique no canto da apresentação
- O coordenador da sessão registrará os trabalhos apresentados e nome do apresentador, para posterior emissão dos certificados (inclusive dos coautores inscritos e que tenham efetuado o pagamento), que poderão ser impressos no site do evento após seu término.
- A disponibilização do certificado de apresentação de comunicação oral on-line está CONDICIONADA À EFETIVA APRESENTAÇÃO do trabalho no dia e horário determinados pela organização do evento. Caso o autor principal não possa apresentar, poderá ser substituído por um dos coautores. Para sua conveniência o evento disponibiliza um modelo de apresentação Power Point (item 34). A estrutura pode ser copiada e utilizada para acadêmicos de outras instituições.
- Caso o autor não realize a apresentação on-line do trabalho, conforme data e horário definidos, não será emitido certificado de apresentação do trabalho. Porém, o trabalho será publicado nos Anais do evento.
RESUMO DE PROJETO DE PESQUISA
- Orientações para a Submissão de Resumos de Projetos de Pesquisa:
- O resumo caracteriza-se como uma descrição concisa do TRABALHO já com resultados e conclusão, em parágrafo único, devendo conter até 3000 caracteres, com espaço.
- No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o projeto/trabalho deve ter sido previamente avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar nos MATERIAIS E MÉTODOS, seguida do número do protocolo (inserir o número, juntamente com a data de aprovação, também no Formulário para Inscrição de trabalho).
- No resumo, evite utilizar citações. Quando for indispensável, não cite autor. Utilize um formato que permita a busca da referência. Ex.: (revista xxxx, vol.xx, núm.xx, pág.xx-xx, 2012) ou (revista xxxx. Ano;Vol(núm.):págs).
INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RESUMO
- ATENÇÃO: leia abaixo, os modelos de resumos que deverão ser seguidos para a submissão de trabalho. O responsável pela submissão deve-se atentar a qual modelo usar, pois, após o envio, NÃO haverá mudança de tipo de resumo.
- Serão aceitos DOIS tipos de resumos:
- Resumo de trabalho de pesquisa com RESULTADOS E CONCLUSÕES
- Este tipo de resumo é a opção para trabalhos que já foram realizados, pois devem, obrigatoriamente, apresentar resultados e conclusões inédito-originais obtidos pelo próprio autor. Após avaliação e aprovação pela Comissão Científica do evento, o RESUMO deverá ser apresentado na forma de comunicação oral on-line (ver instruções).
- Deve ser apresentado, o resumo em parágrafo único, contendo até 3000 caracteres com espaços.
- O texto do resumo de trabalho de pesquisa deverá conter os itens abaixo:
- Titulo do trabalho (com até 20 palavras)
- Autores (Obs. Todos os autores devem inscrever-se no XXVIII COMEPP selecionando a opção COM SUBMISSÃO DE TRABALHO.
- Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)
- Introdução, justificativa
- Objetivo
- Metodologia (neste item incluir aprovação ética – número do protocolo CAAE e data da aprovação – quando for o caso)
- Resultados
- Discussão
- Conclusões
- Resumo de RELATO DE CASO CLÍNICO
- O relato de caso clínico de seres humanos caracteriza-se como uma descrição de estudo já realizado, contendo aspectos originais, curiosos ou não convencionais.
- Deve ser redigido em parágrafo único, descrevendo os aspectos clínicos, laboratoriais e evolutivos de interesse, os quais devem estar suficientemente documentados. A extensão máxima é de 3000 caracteres com espaços.
- Não são aceitos “projetos ou propostas” de relatos clínicos (ainda não realizados).
- ATENÇÃO: para este tipo de trabalho, a descrição do caso clínico com seres humanos deve ter sido PREVIAMENTE avaliada e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), seja qual for a área de estudo. Essa informação deve constar na METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho).
- O texto do relato de caso clínico deverá conter os itens abaixo:
- Titulo do caso clínico
- Autores (Obs. Todos os autores devem inscrever-se no XXVIII COMEPP selecionando a opção COM SUBMISSÃO DE TRABALHO.
- Órgão de fomento que financiou a pesquisa (se houver)
- Introdução e objetivo
- Descrição do caso (mencionar que foi aprovado pelo CEP e incluir o número CAAE, as características, os resultados de avaliações e exames, a evolução)
- Observações ou conclusões
INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO COMPLETO
-
Na categoria de ARTIGOS COMPLETOS serão aceitos apenas trabalhos de pesquisa inéditos/originais com resultados e conclusões inéditos obtidos pelo próprio autor e revisões de literatura.
Para confirmar a autoria do artigo, TODOS OS AUTORES devem preencher o formulário de inscrição no COMEPP para que cada número do CPF possa ser inserido no formulário de inscrições.
- ATENÇÃO: no artigo serão publicados APENAS os nomes dos autores inscritos no evento, na categoria “COM SUBMISSÃO DE TRABALHO”. Por isso, TODOS devem preencher o Formulário de Inscrição no COMEPP.
- Os resumos e artigos completos aprovados para apresentação no COMEPP serão publicados nos Anais do COMEPP. Para padronização, os artigos completos devem ser preparados seguindo as Normas da revista Colloquim Vitae (Normas ).
- Atenção: caso deseje que seu artigo seja avaliado para publicação na revista Colloquim Vitae, envie diretamente na página da própria revista. Como o artigo não pode ter dupla publicação, neste caso poderá enviar para o COMEPP apenas o Resumo.
- No caso de pesquisas com seres humanos, animais ou organismos geneticamente modificados, o projeto deve ter sido previamente avaliado e aprovado (obrigatório!) pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) ou Comissão Interna de Biossegurança (CIBio), respectivamente. Essa informação deve constar na METODOLOGIA seguida do número do protocolo (inserir o número também no Formulário para Inscrição de trabalho).
- Após avaliação e aprovação pela Comissão Científica do evento, o ARTIGO COMPLETO deve ser apresentado na forma de comunicação oral on-line (ver instruções).
ELABORAÇÃO DO MATERIAL DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
- O material deve ser elaborado em formato de apresentação Power Point (Modelo de Apresentação). A quantidade de slides deve ser compatível com o tempo de apresentação de 10 minutos para todos os selecionados.
- O slide inicial deve conter o título do trabalho, nome do apresentador, também nomes dos coautores, instituição e o tipo de trabalho. O apresentador, inicialmente, deve informar a categoria do trabalho no ato da apresentação.
- A apresentação deve respeitar os preceitos éticos, seja por fotos ou texto, que possam expor e/ou ferir a dignidade do participante da pesquisa científica em qualquer circunstância.
- Imagens, gráficos e citações devem estar devidamente referenciadas.
DISPOSIÇÕES GERAIS
- O certificado de apresentação do trabalho será disponibilizado pela comissão organizadora após fechamento do COMEPP 2020. O certificado será emitido no formato eletrônico, em base de dados que proporcione o acesso dos autores.
- O autor que encaminhar trabalho para apresentação no COMEPP 2020 automaticamente se responsabilizará pela autorização do orientador e dos demais coautores (quando houver), pelo conteúdo científico do trabalho e pela correção ortográfica e gramatical.
- Em caso de aprovação para apresentação, o autor e coautores do trabalho assumem igualmente a responsabilidade pelo conteúdo do RESUMO e ARTIGO COMPLETO a ser publicado nos Anais do evento.
- Os autores, dos trabalhos aprovados, autorizam automaticamente o uso, da imagem e conteúdo submetido, para as apresentações tanto em formato vídeo gravado, quanto em formato tempo real, no canal do Youtube, e demais plataformas de divulgação, do Diretório Acadêmico Dr. José Hamilton do Amaral (D.A.J.H.A.M), destinado à realização e promoção da XXVIII edição do COMEPP, em caráter de divulgação científica, sob a licença Creative Commons.