Normas - Trabalhos Científicos

Normas - Trabalhos Científicos
Foco 
O Encontro Científico de Ciências Administrativa tem como objetivo tratar as seguintes temáticas: organização e ambiente; administração pública e terceiro setor; competitividade e desenvolvimento; cultura organizacional; estratégia e nova economia; gestão de pessoas e liderança; direito contemporâneo; branding; inovação e sustentabilidade; comunicação e marketing.

14º ECCAD - Template para o Artigo
Modelo de Apresentação 14º ECCAD

Formatação do artigo
Artigo original
É uma contribuição científica destinada a divulgar resultados inéditos de pesquisa que não tenha sido publicada ou submetida em outros meios de divulgação.
O artigo deve ser digitado em coluna simples, usando fonte Arial 12, em espaço 1,5 entre linhas, formatado em papel A4 (212 x 297 mm) com 2,0 cm de margens de tabulação de 1,25 cm para marcação do início de cada parágrafo. 
Deve ter a extensão máxima de 20 páginas numeradas a partir da página título e conter as seguintes seções separadas entre si por três linhas: (1.1) Página título, (1.2) Resumo e Descritores, (1.3) Abstract (resumo em inglês) e Keywords, (1.4) Texto completo, incluindo tabelas e figuras com seus respectivos títulos e legendas, (1.5) Referências. As páginas devem ser numeradas consecutivamente começando com a página título.

1.1. Página título
Deve conter Título do artigo com até 20 palavras em português e inglês em maiúsculas e alinhadas à esquerda, com até seis palavras.
Nesta página e também ao longo do artigo não devem ser colocados nomes dos autores e afiliação institucional, nem qualquer referência ao endereço ou e-mail dos autores. A identificação dos autores e de suas afiliações institucionais é realizada no momento do cadastramento e submissão do artigo no Sistema. 

1.2. Resumo e 1.3. Abstract
A segunda página deve conter um Resumo em parágrafo único com até 250 palavras, contendo a síntese da Contextualização, Gap/Justificativa, Objetivo, Métodos, Resultados e Discussões e Conclusões (estes subtítulos não devem ser escritos).
Em página separada, apresentar o Abstract também em parágrafo único com até 250 palavras, o qual deve ser a tradução fiel do resumo para o idioma inglês. 
Ao final do Resumo e do Abstract devem ser fornecidos 5 descritores/keywords correspondentes do artigo, para facilitar sua indexação posterior.

1.4. Texto
Deve ser dividido nas seguintes seções: (1) Introdução, (2) Fundamentação Teórica, (3) Aspectos Metodológicos, (4) Resultados e Discussões e (5) Considerações finais.
Introdução: deve conter uma introdução sucinta ao artigo (contextualização), seguida da justificativa com a relevância científica do estudo. A seguir, deve-se conter o problema de pesquisa e sua hipótese, o objetivo geral e os objetivos específicos delineados na pesquisa. Finalmente, se deve discutir o referencial teórico discorrido na pesquisa bibliográfica. Deve-se evitar a inclusão de resultados ou conclusões do estudo a ser apresentado.
Fundamentação Teórica: deve refletir o estado da arte do que está sendo investigado, proporcionar suporte convincente para o conhecimento científico relativo ao tema abordado, apresentar relações causais lógicas ou empíricas ao se estabelecer proposições ou hipóteses, e abranger os principais autores que irão embasar a posterior discussão dos resultados. Obs: caso seja um ensaio teórico, deve haver uma tese formulada em seu início.
Procedimentos Metodológicos: Deve conter a descrição dos procedimentos metodológicos empregados para a consecução dos objetivos propostos na pesquisa. Caso se utilize software, aparelhos, equipamentos, ou materiais específicos, citar o nome do fabricante e/ou origem do material entre parênteses, com detalhes técnicos suficientes dos procedimentos que possam permitir a reprodução do estudo apresentado. Métodos amplamente estabelecidos podem ser apenas mencionados, desde que estejam acompanhados da citação da referência com sua descrição detalhada. O tipo de análise realizada nos dados, assim como os métodos estatísticos empregados, deve ser descritos com detalhes suficientes para permitir a avaliação da adequação, de acordo com os objetivos e metodologia propostos. Caso a pesquisa seja objeto de submissão à Comissão de Ética em Pesquisa, deve-se constar ao final desta seção.
Resultados e Discussões: os resultados decorrentes da pesquisa bibliográfica e da discussão devem ser apresentados e relacionados na mesma sequência com os objetivos específicos propostos na pesquisa, seguido dos resultados relativos ao atingimento do objetivo geral proposto. Além de serem apresentados em sequência lógica no texto, devem enfatizar somente as observações importantes e evitar a repetição de dados apresentados em tabelas ou figuras, as quais devem ser numeradas em sequência com algarismos arábicos e inseridas logo após sua menção no texto. Ao final, deve-se estabelecer uma síntese dos resultados com a confirmação, total ou parcial, ou refutação da hipótese do problema, bem como do atendimento ao questionamento do problema proposto. Neste ponto deve-se apresentar a discussão extra bibliográfica realizada, tais como, estudo de caso, caracterização de empresa objeto de investigação, apresentação de dados produzidos e/ou coletados, demonstrações estatísticas, etc., seguidos de suas respectivas análises.
Considerações finais: deve comentar os aspectos novos e importantes obtidos do estudo em relação às informações disponíveis na literatura mais recente. Deve-se evitar a repetição de resultados ou informações já apresentadas em outras seções. Deve-se, também, ressaltar as implicações dos achados, suas limitações e mesmo recomendações para estudos futuros. No final dessa seção deve haver uma síntese das conclusões dos autores. 
Referências e citações
As referências devem ser editadas nas últimas páginas do artigo organizadas em ordem alfabética de acordo com a norma APA ou ABNT. 
A exatidão das referências constantes da listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade do autor.

Unoeste