Quarta-Feira, 29 de Setembro de 2021

Medicina Veterinária Unoeste oferece formação de excelência

  • Foto: João Paulo Barbosa Medicina Veterinária Unoeste oferece formação de excelência Daniel: “Estou aqui pela estrutura, pelo corpo docente, por ser uma universidade que investe e incentiva a pesquisa”

Alunos e egressos compartilham experiências e reforçam a qualidade do ensino na graduação

Reconhecida pela excelência em ensino e estrutura, a Unoeste é a 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo, conforme a última divulgação do Índice Geral de Cursos (IGC/MEC). A graduação em Medicina Veterinária é tradicional no oeste paulista e até em outros estados, conhecida por oferecer formação técnica e humanizada. Qualidade que pode ser confirmada pelos acadêmicos Daniel Espinhosa Vieira e Bianca Gomes da Silva, bem como pelos egressos Juliana Aparecida Dalsass Petri Yoda e Yuri Ferreira Vicentini.

No 9º termo do curso, o prudentino Daniel não hesita em manifestar alegria com tudo que a universidade oferece para a sua formação e define sua experiência como aluno em uma palavra. “Excelente! Em todos os anos que estou aqui a Unoeste ofereceu toda estrutura necessária com diversos laboratórios, biblioteca, sala de simulação, Hospital Veterinário, Centro Zootécnico, fazenda [experimental] onde consegui me desenvolver profissionalmente e sei que sairei daqui capacitado para exercer a profissão”, comenta o aluno que é bolsista do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Ele afirma que não tem dúvidas dos motivos que o levaram a escolher a instituição e o curso. “Estou aqui pela estrutura, pelo corpo docente, por ser uma universidade que investe e incentiva a pesquisa. Participo de quatro estudos e em um deles sou bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)”, fala. Para ele, o contato com professores e o envolvimento nas atividades fazem a diferença. “Eu participei dos projetos de extensão ‘Castração é a Solução’ e ‘Luz, Câmera, Adoção’. Também fiz parte do Centro Acadêmico, onde organizei eventos e trabalhei minha comunicação pessoal”, relata.

Bianca é aluna do 7º termo e destaca que fez a escolha certa. “Eu sempre quis trabalhar com animais, sou muito feliz por poder estar presente neste lugar que têm uma infraestrutura que atende todas as minhas necessidades. Só tenho a agradecer, pois sempre fui bem recebida pelos professores”, afirma. Ela também enaltece a vivência na universidade.  “Aprendi muita coisa. O curso associa todas as matérias com a prática veterinária e também nos ajuda a administrar nossas relações pessoais”, ressalta.

[imagem_centro]

Orgulho de ser Unoeste

O curso de Medicina Veterinária é motivo de orgulho tanto para os alunos quanto para os egressos. Atualmente, morando no Japão com sua família, a médica veterinária Juliana Yoda conta que durante a faculdade participou de pesquisas e projetos de extensão, inclusive foi uma das idealizadoras do projeto “Castração é a Solução”. Ressalta que o tempo dedicado à universidade foi fundamental para a sua formação pessoal. “Com a extensão, pesquisas, vivência no Hospital Veterinário e com atendimentos diários e plantões, o curso me proporcionou muito conhecimento técnico da profissão, mas a proximidade com a comunidade, com professores e com as necessidades me fortaleceu como pessoa. E isso eu devo aos momentos vividos dentro da Unoeste”, conta. 

A egressa recorda o início do projeto que conduziu e que ainda atende gratuitamente a população menos favorecida. “Sempre tive o sonho em ser médica veterinária, na época eu morava em Prudente e já sabia da estrutura maravilhosa da Unoeste, além do Hospital Veterinário, dos laboratórios e o corpo docente. Então, não tinha o que pensar, era a Unoeste”, conclui a egressa que sempre esteve envolvida com a causa animal.

O campus 2 é um lugar de afeto para Yuri. O egresso comenta que quando criança frequentava o local durante as férias, acompanhado de sua tia. Anos depois se tornou aluno da instituição. “Quando mudamos para Prudente eu decidi transferir o curso para cá. Desde que cheguei, fiz estágios extracurriculares no HV, fiz iniciação científica com bolsa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e participei dos projetos de extensão”, fala.

Residente na Unesp de Araçatuba, Yuri conta que as atividades curriculares na Unoeste forneceram uma importante vivência prática que enriqueceram seu currículo. “A Unoeste forma profissionais excelentes e os alunos precisam entender que é preciso aproveitar as oportunidades ofertadas. O curso me manteve motivado e sempre me dediquei para aprender e poder prestar um atendimento de qualidade aos meus pacientes”, destaca.

O egresso reforça a qualidade do ensino, que oferece base para que o futuro profissional possa atuar em todas as áreas da medicina veterinária. “A partir disso o aluno acaba se interessando por uma determinada área. Para mim, o semestre de prática hospitalar é um dos mais interessantes, pela imersão prática que temos na profissão. É uma contribuição de extrema importância, bem como todas as demais atividades extracurriculares oferecidas”, finaliza.

Vivencie essas experiências
Quer cuidar dos animais? A Medicina Veterinária pode ser sua área de atuação. Participe do Concurso de Bolsas da Unoeste! São milhares de bolsas de até 80% OFF. Clique aqui!

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;