Sexta-Feira, 14 de Maio de 2021

Gastronomia Unoeste tem padrão dos grandes centros mundiais

  • Foto: Arquivo/Marketing Unoeste Gastronomia Unoeste tem padrão dos grandes centros mundiais Estrutura da Gastronomia Unoeste é referência no Brasil

Curso é oferecido nas modalidades presencial, EAD semipresencial e totalmente EAD; vestibular traz condições especiais

Agradar o paladar das pessoas é uma tarefa que requer conhecimento, técnica e prazer do profissional que se dedica a isso. Afinal, conquistar pessoas de diferentes gostos pela boca é um grande desafio! O curso de Gastronomia da Unoeste já se tornou tradicional no estado de São Paulo e vem ganhando notoriedade até internacional. Aliás, o curso agora é ofertado nas modalidades presencial, EAD semipresencial e a distância. Acesse o site do Vestibular Unoeste e confira as possibilidades de ingresso. São muitas bolsas de estudo e benefícios para começar os seus estudos ainda em 2021.

O coordenador da graduação, Yuri Azevedo Moita Gonçalves, destaca algumas potencialidades que tornam a Gastronomia Unoeste diferenciada. “Oferecemos um ambiente para que os alunos desenvolvam as competências profissionais que o mercado necessita. Temos uma matriz curricular em que 66% das aulas são práticas ou executadas com metodologia focada em criação e habilidade”.

Sobre o corpo docente, ele comenta que 64% são mestres ou doutores, “percentual muito alto para os cursos de gastronomia ofertados atualmente”. Outra característica positiva mencionada pelo coordenador é a área de estágio com o professor focado em ajudar o aluno a ter a melhor oportunidade, seja no Brasil ou no exterior. “Somos uma das poucas universidades cadastradas na Secretaria de Estado dos Estados Unidos, que permite aos nossos alunos receberem vistos especiais para trabalhar nesse país”.

Yuri destaca que a taxa de empregabilidade dos formados na graduação da Unoeste é bem atrativa. “Nossas últimas turmas se formaram com até 80% dos alunos empregados e outros que ou estavam com projetos individuais ou já estavam empreendendo”.

Estrutura padrão europeu

As duas Cozinhas são superequipadas! “Cada uma teve investimento de aproximadamente R$ 300 mil em equipamentos e utensílios”, ressalta o coordenador.  Os demais espaços de aprendizagem também são referências em ensino. O Laboratório de Confeitaria e Panificação possui nível europeu de equipamentos e estrutura, “onde os estudantes aprendem a trabalhar de forma artesanal e, ao mesmo tempo, sabem operar os equipamentos de ponta da área”.

Sobre o Laboratório de Sala e Bar e o Restaurante Pedagógico, Yuri descreve que os alunos aprendem sobre as artes de servir e hospitalidade de forma prática por meio de muitos eventos reais. “O Laboratório de Aula Show com modelo auditório é equipado com um miniestúdio de TV, que ensina a se comunicar em frente às câmeras e também produzimos programas para o Youtube. Nele ainda são feitos os estudos de enologia para a degustação dos melhores vinhos do mundo. Já no Laboratório de Microbiologia e Higiene, o acadêmico entende na prática sobre a manipulação de alimentos e segurança alimentar”.

E a estrutura da Gastronomia Unoeste não para por aí: o Centro de Tecnologia em Alimentos é espaço multidisciplinar focado em produção de bebidas e alimentos que segue o modelo europeu de ensino e pesquisa gastronômico. “Temos ainda o Centro de Piscicultura, que desenvolve um trabalho dedicado à gastronomia, por meio da produção de boa parte dos peixes que são utilizados nas aulas, possibilitando aos futuros profissionais aprenderem na prática como conhecer produtos de qualidade”.

Yuri reforça ainda o potencial da estrutura de tradições brasileiras. O Laboratório de Calor e Fumaça é o mais recente espaço para mais práticas acadêmicas. A estrutura reúne vários elementos estruturais que proporcionam ferramentas de estudo na área da aplicação do calor sobre o alimento e no uso da fumaça tanto para sabor, aroma e no processo de cozimento. 

“Além da churrasqueira tradicional, o laboratório é composto também pela área de churrasco para fogo de chão, uma parrilla, um pit para fazer defumação no estilo de churrasco americano e um forno e um fogão a lenha. Toda a ideia é oferecer ao estudante ferramentas para que ele possa conhecer o máximo de técnicas possível durante sua formação”, explica. 

Outra novidade é a horta sensorial com espécies raras para uso nas aulas, proporcionando um conhecimento teórico e prático diferenciado. “Não podemos nos esquecer de que há outra horta que supri as nossas necessidades, fornecendo hortaliças e ervas frescas, nos possibilitando um frescor único para as preparações”.

Sobre as melhorias constantes nessa graduação, o coordenador reforça que somente nos últimos dois anos, a universidade investiu quase R$ 1 milhão em estrutura para o curso de Gastronomia.

EAD ou EAD Semipresencial

Com a mesma qualidade do ensino presencial, na Gastronomia EAD as aulas são 100% on-line e você estuda do jeito que preferir. Já no EAD semipresencial, a diferença é que uma vez na semana você terá aula prática nos laboratórios do curso. Independentemente da opção escolhida, você terá conhecimentos de equipamentos, alimentos e bebidas, além de todas as técnicas de cozinha. 

Áreas de atuação 

O gastrólogo pode atuar com alimentos e bebidas, criar e coordenar a realização de receitas e pratos, executar o trabalho operacional ou supervisionar e liderar equipes de trabalho de cozinhas e restaurantes comerciais ou de hotéis. Pode trabalhar em navios, clubes, bares, restaurantes, churrascarias, lanchonetes, bufês e empresas de eventos. Além disso, atuará em catering, casas noturnas e empreendimentos temáticos que oferecem também serviços de alimentos e bebidas. São muitas oportunidades!

Faça já Gastronomia na Unoeste

Você pode começar a estudar ainda em 2021 com bolsas de estudo. Para quem escolhe ingressar com a nota do Enem no curso presencial e fizer a matrícula até 31 maio, pode conquistar bolsa de até 40% (veja condições no site). Ainda para o curso presencial, a universidade também está com inscrições abertas para o maior concurso de bolsas da região, com bolsas de até 80%. 

Já para quem deseja cursar Gastronomia com aula totalmente EAD ou ainda no EAD semipresencial, clique aqui e confira todas as possibilidades – prova on-line, nota do Enem, Transferência ou 2? graduação. Os cursos EAD estão com possibilidades de bolsas de até 60%, dependendo do curso escolhido. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;