Segunda-Feira, 9 de Novembro de 2020

Eventos acadêmicos on-line são abertos à comunidade

  • Foto: Divulgação Eventos acadêmicos on-line são abertos à comunidade Formato on-line possibilita acompanhar as atividades de onde quiser

Atividades dessa semana trazem temáticas das áreas da saúde e da informática; interessados em participar devem acessar a página do evento

Já pensou em aproveitar o tempo livre para adquirir conhecimento sobre diversos assuntos? Se você tem interesse pelas áreas da saúde ou da informática pode se programar, pois nesta semana ocorrem várias atividades acadêmicas na Unoeste, que serão gratuitas e totalmente on-line.

A Faculdade de Ciências da Saúde promove três eventos simultâneos: o Simpósio de Educação Física do Oeste Paulista, além das Jornadas de Farmácia e de Fonoaudiologia. Todos eles começam nesta segunda-feira (9).

O coordenador do curso de Educação Física da Unoeste, Marcelo Crepaldi Leitão salienta que esta é a 14ª edição do simpósio. De acordo com a comissão organizadora, o evento pretende reunir um grande número de estudantes e profissionais da área do oeste paulista e dos estados vizinhos. Elaboramos uma programação com o intuito de proporcionar aos participantes novas e diferentes visões, perspectivas e linhas de pensamento nos campos diversos da educação física”. 

A iniciativa será realizada até sábado (14), por meio de palestras e vivências on-line transmitidas ao vivo pelo Google Meet e canal do Youtube do curso de Educação Física. Os interessados em participar podem se inscrever no site da Unoeste.

Aos farmacêuticos, acadêmicos da graduação ou quem se interessa pelo assunto a opção é o 10º Congresso Farmacêutico da região de Presidente Prudente, conhecido como Farmoeste. Em paralelo ao evento, também ocorre a 26ª Jornada Farmacêutica e o 1º Simpósio Multiprofissional de Diabetes.

“Essas atividades começam hoje (9) e ocorrem até sábado (14) e são de extrema importância, não só para os estudantes, mas também para os farmacêuticos de toda a região. Por meio das atividades teremos a oportunidade de discutir assuntos relativos à profissão farmacêutica”, explica o coordenador de Farmácia da Unoeste, Dr. Luis do Nascimento Ortega.

Segundo ele, esse tipo de atualização torna alunos e profissionais mais competentes para as suas ações e, obviamente, tudo isso reflete na qualidade dos serviços prestados à sociedade. “A novidade deste ano é o simpósio de diabetes em alusão ao Dia Mundial do Diabetes que será lembrado no próximo sábado”.

Luis acrescenta que a temática central das atividades será “Desafios e cenários do farmacêutico como profissional multitarefa”. O coordenador pondera que o propósito é propiciar conhecimento sobre a ampla atuação do farmacêutico nos diferentes desafios e cenários. “É cada vez mais ressaltada a importância da atuação do farmacêutico em uma equipe multiprofissional de saúde em que possa se relacionar com demais profissionais da área, sempre com a meta de trazer qualidade de vida ao paciente. Neste contexto, serão abordados temas relevantes em relação aos cuidados de saúde de forma interdisciplinar, integral e participativa”. 

Faculdade de Informática

Para quem tem afinidade ou trabalha com tecnologia, a oportunidade será para participar da 33ª Semana de Computação e Informática da Fipp/Unoeste, a tradicional Infoeste. Realizado de forma on-line e ao vivo, o evento será na terça (10) e quarta-feira (11). De acordo com o diretor da Fipp, Moacyr Del Trejo, a ideia é promover um encontro virtual com alguns dos ex-alunos dos cursos de informática que estão bem colocados no mercado de trabalho no Brasil e exterior.

“Abordaremos temas que estão em evidência como a Data Science, forense computacional e Gamedev. Queremos demostrar, por meio do relato desses egressos, a importância que o ensino superior teve na formação deles com o embasamento técnico e também na construção de habilidades pessoais, de comportamento e ética”, frisa o docente.

Evento exclusivo

Também inicia hoje (9) a 14ª Jornada de Fonoaudiologia da Unoeste. Neste caso, a iniciativa é restrita ao público acadêmico. “Por conta do novo formato do evento, tivemos a oportunidade de convidar palestrantes de vários lugares do país e do exterior”, comenta a coordenadora da graduação Dra. Maria Cristina Alves Corazza.

“Nós temos a possibilidade de ter uma amplitude maior da participação dos palestrantes. Aos nossos acadêmicos traremos temas como as doenças neuromusculares, ciência forense, saúde auditiva no contexto escolar e a auriculoterapia”, pontua a professora. Ela acrescenta que esse contato com os profissionais de diferentes segmentos é diferenciado. “É a possibilidade do aluno estreitar relações e visualizar campos de atuação distintos. Sem dúvida serão momentos enriquecedores”, conclui. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;