Quinta-Feira, 11 de Julho de 2019

Ex-aluno é médico da Seleção Brasileira de Futebol PC

Equipe, formada por atletas com sequelas de paralisia cerebral, está disputando a Copa do Mundo da categoria na Espanha 

  • Foto: Cedida Ex-aluno é médico da Seleção Brasileira de Futebol PC Dr. Breno Casari é o atual médico da Seleção Brasileira de Futebol PC

Mais um ex-aluno do curso de Medicina da Unoeste tem se destacado no mundo dos esportes. Dessa vez, Breno Luis Erbella Casari, formado em 2002 pela 10ª turma e apaixonado desde muito cedo por futebol, atualmente é médico da Seleção Brasileira de Futebol PC (atletas com sequelas de paralisia cerebral). A equipe, que estreou na Copa do Mundo da categoria na última segunda-feira (8), na Espanha, com vitória em cima do Japão por 5 a 0, tem ainda grandes disputas pela frente e pretende trazer mais um título para o país.

De acordo com o médico, que logo que se formou já ingressou no mundo dos esportes, conta que foi com a criação do Oeste Paulista Esporte Clube, de Presidente Prudente, que deu início à carreira no futebol. “Tenho título de especialista em Medicina do Esporte e minha paixão pelo futebol é tamanha que posteriormente desempenhei funções diretivas no time”, fala.

Porém, em 2009, após problemas de planejamento e uma campanha abaixo das expectativas, o Oeste Paulista suspendeu suas atividades. “Mas já em 2012 o clube teve seu nome alterado para Grêmio Desportivo Prudente, onde passei a desempenhar a função de presidente e responsável pelo departamento médico. Permaneci nestas funções por cerca de três anos e depois disso decidi me desligar das atividades para poder me dedicar ao meu consultório”, diz.

Breno revela que foi somente em 2017 que seu trabalho com o paradesporto teve início, quando ele foi trabalhar como médico nas Paralimpíadas Escolares. “Em seguida, devido ao meu envolvimento anterior com o futebol, em 2018 fui convocado pela Associação Nacional de Despeito para Deficiente (Ande) para integrar a comissão técnica no cargo de médico na Copa América de Futebol PC, que foi realizada em Quito, no Equador, campeonato em que a Seleção Brasileira sagrou-se campeã”.

[imagem_centro]
Em abril deste ano o médico trouxe toda a equipe da Seleção Brasileira PC para passar uma temporada em Presidente Prudente realizando uma etapa de treinamentos e exames cardiológicos na cidade justamente para se preparar para a Copa do Mundo, que está sendo realizada até 20 de julho em Sevilha, na Espanha. “Estão participando 16 equipes e já na estreia, no último dia 8, vencemos o Japão por 5 a 0. Nessa quarta (10) tivemos a segunda disputa, contra a Alemanha, e também ganhamos, dessa vez por 7 a 1. Nosso próximo desafio será nessa sexta-feira (12), onde enfrentaremos o time da Inglaterra”, comemora.

Amor pela Unoeste – Ao ser questionado sobre suas melhores lembranças da Universidade do Oeste Paulista, Breno até se emociona ao revelar que a Unoeste foi sua segunda casa por seis anos. “Lógico que cheguei onde estou por meus estudos e dedicação. Porém, foi através da universidade, pela formação que obtive, que surgiu a oportunidade de estar aqui hoje realizando esse sonho de representar o país e de estar estabelecido na minha profissão”, salienta.

O ex-aluno se lembra dos amigos que fez durante a graduação e conta que a maioria ele mantém contato até hoje. “A 10ª turma deu muitos frutos e formou dentro da classe médica ótimos profissionais. Tenho muita saudade desse contato com essas pessoas, dos meus amigos, já que muitos estão longe atualmente. Eu permaneço em Prudente, sou natural de Presidente Venceslau, porém, há 22 anos estou na cidade. Tenho uma vida profissional no município prudentino, com uma clínica de cardiologia, então esta é a minha casa”, finaliza.

Tango Cup Argentina – Pelo excelente trabalho desenvolvido pela Seleção Brasileira PC, Breno Casari foi convidado para substituir o médico responsável da equipe de futebol 5 (atletas cegos) no torneio Tango Cup, na Argentina, no final de junho de 2019. O Brasil também conquistou o título e sagrou-se campeão em solos argentinos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

; ; ;