-
Foto: Raphael Marquezi
Alunos da Facopp conferem programação em cartaz produzido na própria Facopp através do trabalho de alunos e professores
A Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste realiza, entre os dias 9 e 13 de maio, a 16ª Semana de Comunicação com palestras envolvendo nomes importantes das áreas de Jornalismo e Publicidade. Para garantir uma vaga, os interessados têm até esta sexta-feira (6), data limite para realização das inscrições.
De acordo com a coordenadora de Jornalismo, Carolina Costa Mancuzo, o evento trará novidades. “Nesta edição haverá dois grandes momentos: a inauguração do Portal Facopp, que será um dos poucos portais completos e criados em Universidades, direcionados à informação do aluno e da comunidade em geral; e o aniversário de três anos da TV Facopp”. O Top of Mind Facopp, pesquisa institucional que revela a preferência de marcas pelos prudentinos deixa este ano a programação da Semana de Comunicação para ser realizado em data separada, no dia 1º de junho.
Ainda segundo a coordenadora, outro destaque da semana será a atenção especial ao viés científico da Facopp, como forma de reforçar a importância da pesquisa científica institucional. “Optamos por trazer um seminário referente à parte científica, pois a pesquisa é muito importante para os profissionais tanto do Jornalismo quanto da Publicidade. Além de agregar conhecimento, ainda eleva o nome da Facopp junto à sociedade e contribui com informações úteis e concretas à população”.
A coordenadora do curso de Publicidade, Larissa Crepaldi, destaca que as agências experimentais, alunos e professores estão a todo vapor para o sucesso do evento. São ações que envolvem a organização, produção de identidade visual e divulgação. “Os professores Marcelo Mota e Paulo Miguel, em parceira com a Agência Facopp, trabalharam na identidade visual. Outros professores ajudaram no contato com os palestrantes. E ainda a Agência Facopp, Web Rádio e TV Facopp Online e a Assessoria de Imprensa Facopp são responsáveis pela divulgação, nas redes sociais, newsletter e contatos com os meios de comunicação. Assim, levam as informações e novidades aos alunos sobre a Semana de Comunicação”.
Programação – A 16ª edição será realizada, no Auditório Azaleia, no campus II da Unoeste. Está aberta para todos os alunos, mas também para a comunidade. Neste ano, as palestras e atividades se concentraram no período noturno, sempre a partir das 19h30.
No dia 9 haverá um Seminário Científico sobre a Facopp, Comunicações Orais de trabalhos e debate entre alunos e professores. Na mesma data, ocorrerá o lançamento do Portal Facopp.
No segundo dia (10) começam as palestras nas áreas de Jornalismo e Publicidade. O primeiro palestrante é Eduardo Pugnali, coordenador de Imprensa da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo. Atualmente ele cuida de projetos de relacionamento com a mídia regional e internet. Logo em seguida, será a vez da publicitária Kátia Gebran, da Agência Quest, que falará sobre Atendimento e Planejamento.
Para o terceiro dia (11), estão previstas as palestras da diretora de Contas de Mídia e Atendimento da Agência Talent, Fabiana Maia e, logo em seguida, José Alexandre Silva, Assessor de Imprensa da empresa de cosméticos Natura.
No dia 12, as atividades serão abertas com a comemoração de três anos da TV Facopp Online. Em seguida, Paulo Milreu, da Agência Digital Smartis, abordará o assunto Planejamento e Estratégias Digitais. Ele se dedica à comunicação digital na internet, onde já participou de mais de 500 projetos. Em seguida, será a vez de Cléber Toledo, jornalista e proprietário do Portal CT, endereço de notícias mais acessado do Estado do Tocantins e um dos maiores da região norte do Brasil.
E no último dia (13), Léo Bianchi, ex-aluno da Facopp e atualmente repórter do Globo Esporte, fala sobre sua experiência em TV e a nova linguagem adotada pelo programa. Para fechar a noite e a semana, o também egresso Bruno Salgueiro, diretor de Arte da Agência Publicis, dará palestra sobre seus trabalhos e prêmios conquistados no Brasil e no exterior.
Ansiedade – A aluna do 7º termo de Publicidade, Francielly Lima, já participou de várias semanas de comunicação. “Todos os anos eu percebo um pouco mais da realidade da profissão”. Lucas Marques, aluno do 5º termo de Jornalismo, diz que pretende obter conhecimento. “Eu achei ótima a programação. Todos os profissionais são qualificados e pretendo assistir todas as palestras”.
Segundo o diretor da Facopp, Munir Jorge Felício, a semana traz informações que estão de posse destes grandes mestres do mercado. “Uma vez disponibilizados, esses dados ajudam sensivelmente na formação acadêmica de futuros jornalistas e publicitários”.
Serviço – As inscrições podem ser feitas na Hemeroteca ou na Agência Facopp, no piso 3 do campus II, até o dia 6 de maio. A taxa é de R$50, incluindo a camiseta do evento.
Por Ariane Viana, Assessoria de Imprensa da Facopp
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste