A Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste deu início nesta segunda-feira (9), a sua 16ª Semana Acadêmica. Entre os destaques, houve o lançamento do Portal Facopp e a realização de um Seminário Científico em Comunicação, onde os alunos pesquisadores dividiram as experiências com o público presente.
Segundo o coordenador do curso, Munir Jorge Felicio, o evento é uma ocasião propícia para ampliar horizontes. “É a oportunidade de adquirir novas perspectivas, ideias e reflexões. E nesse primeiro dia, procuramos valorizar a Pesquisa Científica institucional e o lançamento do Portal Facopp”.
A 16ª edição da Semana de Comunicação começou com o lançamento do Portal Facopp, realizado em duas ocasiões. Primeiramente no período da manhã em evento reservado à imprensa prudentina e que contou também com a presença do pró-reitor Acadêmico, José Eduardo Creste e do coordenador de Web, Eduardo Rizo.
No período noturno, o portal foi apresentado à comunidade acadêmica na abertura oficial da semana. Em ambos os casos, a coordenadora do curso de Jornalismo e responsável pelo veículo, Carolina Costa Mancuzo, iniciou os trabalhos com um vídeo institucional da faculdade e em seguida, os integrantes da equipe pesquisadora, que deu origem ao portal, Aline Martins, Édison Trombeta, Elis Mungo, Gabriela Correia e Geisiane Gazola, apresentaram o produto e mostraram como funciona e o que contém cada menu do site. A estrutura do Portal Facopp foi pensada para sistematizar as informações a respeito das sete principais áreas de conhecimento e de atividades laboratoriais existentes dentro da faculdade.
Na sequência das atividades houve a realização do Seminário Científico em Comunicação. O egresso Luiz Dalle apresentou a pesquisa desenvolvida no segundo semestre de 2010: “Câmeras Escuras e Pensamentos Filmados: A Descoberta dos Cinemas Prudentinos”. Este TCC deu origem a um videodocumentário e foi produzido em conjunto com Livia Tadioto, Renata Negrão, Mayne Santos e Tchiago Inage. “É muito gratificante falar do que aprendi através da pesquisa e contar mais sobre a elaboração do meu TCC. Tivemos que fazer uma pesquisa muito aprofundada sobre a história do cinema prudentino e hoje vemos o quanto o nosso trabalho foi valorizado pela imprensa, sendo divulgado em diferentes veículos de comunicação”.
O Seminário Científico em Comunicação teve mais duas apresentações orais de pesquisa. Os alunos, Vinícius Bozza, Violeta Araki, Fernanda Samizava e Taís Nicolleti expuseram os resultados parciais do trabalho de pesquisa “Do Lar dos Meninos da Base ao Lar dos Meninos da Frase”, que analisa a representação midiática do objeto. Em seguida, o aluno do 5º termo de Jornalismo, Guilherme Caseiro falou sobre suas investigações a respeito do Marketing Político.
O seminário foi finalizado com a exposição da professora Mariangela Fazzano Amendola sobre os objetivos e importância do Núcleo de Extensão Universitária (Nexu), que segundo ela vem para democratizar o saber e o intuito é atender as necessidades da comunidade. “É uma extensão que contribui com a comunidade, repassando à população conhecimento, tecnologia e cultura. É interessante, então, que os alunos participem das atividades extensivas”.
Para as alunas do 1º termo de Comunicação Social, Mariana do Santos e Natália Maiolini, que participam pela primeira vez, a oportunidade é única. “O contato com profissionais da área é importante para acompanharmos como está o mercado de trabalho”, comentou Maiolini.
Serviço – Confira a programação completa do evento no [link]Portal Facopp|http://www.unoeste.br/facopp[/link].
Por Ariane Viana, Assessoria de Imprensa da Facopp
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste