-
Foto: Ector Gervasoni
Isabella Pantaroto, Ana Maria Silva Camargo e Jacqueline Xavier de Araújo estão bem colocadas no mercado de trabalho
As enfermeiras Ana Maria Silva Camargo, Isabella Moreira Pantaroto e Jacqueline Xavier de Araújo têm muito mais do que uma profissão em comum. Além de egressas do Curso de Enfermagem da Unoeste, atualmente ocupam cargos de destaque em diferentes áreas no Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente.
Ana Maria, graduada em 2002, é coordenadora dos serviços de enfermagem na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto. Ela explica que ocupa o cargo há cerca de seis meses devido às ampliações no número de leitos. “Faço alguns serviços burocráticos como a escala de treinamento de pessoal e o trabalho de educação continuada”. Além do hospital, também divide seu tempo com outra função: a de professora da disciplina teórica de UTI na mesma instituição que se graduou. “A Unoeste é a base da construção do meu conhecimento, onde dei início a um dos maiores sonhos da minha vida: a conquista profissional”, destaca.
Isabella, também formada em 2002, desempenha a função de enfermeira coordenadora do Pronto-Socorro. “Minha jornada de trabalho é de 8 horas e nesta função faço a supervisão, orientação e direcionamento dos enfermeiros assistenciais e toda equipe, assim como a avaliação da qualidade do serviço prestado. Além disso, também atuo nas funções administrativas do hospital”.
Ex-aluna formada em 2003, Jacqueline é supervisora dos serviços de Enfermagem das Unidades de Internação e de secretárias do setor. “Realizo visitas diárias em todas as unidades do hospital e converso com os enfermeiros assistenciais sobre o processo de trabalho e a qualidade da assistência aos pacientes. Também os oriento com relação às funções administrativas que são passadas através das reuniões com a Gerência de Enfermagem”. Ela também trabalha no Hospital Bezerra de Menezes, onde realiza cuidados de assistência ao paciente, consulta de Enfermagem para internação psiquiátrica e acompanhamento da assistência.
Por desempenharem funções diferentes, as três egressas são unânimes em dizer que a Enfermagem é uma profissão com amplo mercado de trabalho. “Entre as opções de atuação dentro da área estão: Saúde Coletiva, Enfermagem do Trabalho, Serviços de Auditoração, Docência para Nível Técnico, além de áreas hospitalares como Ginecologia Obstetrícia, Clínica Cirúrgica, entre outras”, explica Ana Maria.
Isabella ressalta que para ela, ser enfermeira é uma grande realização pessoal. “A cada dia que passa tenho mais certeza que escolhi a profissão certa e por isso me dedico inteiramente”.
Jacqueline enfoca a importância de uma boa preparação para o mercado de trabalho. “O Curso de Enfermagem da Unoeste proporciona conhecimentos técnicos e científicos de alta qualidade. Até hoje, tenho contato com os docentes da instituição que sempre estão disponíveis para esclarecerem quaisquer dúvidas, gerando assim um grande elo profissional”, finaliza a ex-aluna.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste