-
Foto: Jorge Flash
Iniciativa pioneira no Oeste Paulista proporciona estágio e interdisciplinaridade para alunos do Curso de Comunicação Social da Unoeste
“A TV Facopp Online não se desenvolveu apenas como um laboratório de vivência prática de um meio de comunicação, mas sim, como um projeto de pesquisa que estuda o jornalismo
online; um projeto de extensão que contempla um serviço voltado à comunidade acadêmica; e um projeto preocupado com o ensino, no qual alunos desenvolvem desde a pauta até a edição”. Com estas palavras uma das coordenadoras, a professora Thaísa Bacco, sintetizou o primeiro ano de experiência da TV Facopp Online. A comemoração foi nesta terça-feira (12), com um café da manhã, que reuniu professores, acadêmicos, ex-alunos, funcionários da faculdade e representantes da imprensa local.
O sucesso do projeto pioneiro de emissora universitária virtual no Oeste Paulista reflete no aumento constante do número de acessos: no primeiro semestre de 2008 foi registrada uma média de 800 acessos mensais; no segundo semestre do mesmo ano, cerca mil internautas visitaram o site mensalmente; e, nos primeiros meses de 2009, a média mensal foi de 1,1 mil acessos. “Nossa meta é fidelizar cada vez mais o público-alvo, sempre buscando aprimorar a qualidade do conteúdo do site”, relatou a professora Thaísa.
Conforme a também coordenadora, professora Carolina Mancuzo, nesse período de atividades, 28 acadêmicos do Curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo e Publicidade/Propaganda, fizeram estágio na TV Facopp Online. “O projeto proporciona também a interdisciplinaridade. Alunos do 7º termo de Jornalismo, na disciplina de Jornalismo Online, são responsáveis pelo quadro
Minuto Notícia”, ressaltou.
A acadêmica do 7º termo e estagiária no Departamento de Publicidade e Propaganda da emissora virtual, Heloisa Feliciane, observou que “o aprendizado na TV Facopp vai desde o trabalho em equipe até a vivência prática dos conteúdos vistos em sala”.
Para a aluna do 7º termo de Jornalismo, Kassiane Perez, que estagiou na primeira equipe, “apresentar o quadro
Café com Q, fazer reportagens no
Na Prática, produção e cinegrafia em outros quadros, foi determinante na paixão pelo veículo televisivo e está colaborando no desenvolvimento do seu Trabalho de Conclusão de Curso TCC sobre a instalação de uma rádio universitária virtual”.
De acordo com Erika Foglia, egressa do Curso de Jornalismo e ex-repórter do quadro
Login Cultural, a experiência significou uma vitrine profissional. “Uma emissora televisiva de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, me convidou para ocupar o cargo de reportagem, após ver meu trabalho na TV Facopp Online”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste