-
Foto: Assessoria de Imprensa/Unoeste
Tânia Mara Costa Pinto, psicanalista da Escola da Coisa Freudiana de Curitiba (PR) falou sobre diagnóstico e tratamento
Teve início na manhã de hoje (22), o VI Encontro de Ex-alunos de Psicologia da Unoeste e IV Mostra de Trabalhos. O evento que prossegue até amanhã (23), tem o intuito de divulgar as atividades desenvolvidas na área em Presidente Prudente e região e ainda promover o reencontro e a troca de experiências entre alunos, egressos e profissionais da área.
Na abertura, a psicanalista da Escola da Coisa Freudiana de Curitiba (PR), Tânia Mara Costa Pinto, falou sobre os fundamentos teóricos, a sintomatologia, as estratégias de abordagem e os casos clínicos do Autismo e da Psicose Infantil.
“É importante que os alunos compreendam que o autismo é uma doença grave, que não tem cura, mas tem tratamento específico. Com isso, é possível que a criança tenha uma possível adaptação à sociedade. A importância maior da palestra é fazer com que os alunos saibam diagnosticar uma criança autista”, explicou a psicanalista.
Tânia disse ainda, que o autismo é uma recusa total ao laço humano, de olhar, contato, físico e linguagem. Já na psicose infantil, as crianças têm acesso à linguagem, porém a interpretação do mundo é delirante, como ocorre na psicose de adultos.
A diretora do Curso de Psicologia da Unoeste, Regina Gioconda de Andrade, informou que existem poucos trabalhos a cerca do tema abordado pela psicanalista. “Os temas Autismo e a Psicose Infantil foram escolhas dos alunos, para que se aprofundassem em assuntos conhecidos, porém pouco contemplados”.
Hoje à noite (23), serão realizadas, no Auditório Ipê e Primavera, simultaneamente, minicursos sobre temas relevantes na área, entre eles, A Criança e os Sintomas Contemporâneos na Escola e A Criança Hiperativa à Luz do Psicodrama. Neste sábado (23), a partir das 8h30, serão realizadas comunicações orais e painéis. Essas atividades fazem parte da IV Mostra de Trabalhos.
“Nos últimos anos, muitos egressos trouxeram suas experiências profissionais para serem compartilhadas na Universidade com grande diversidade de temas. Além disso, o evento é uma oportunidade para os acadêmicos terem contato com quem atua no mercado de trabalho”, completou Regina Gioconda.
As comunicações orais foram elaboradas por ex-alunos da instituição e abordam sobre: O Imaginário, o Simbólico e o Real: Experiência Clínica e Produção Final; Apresentação do CRP em Direitos Humanos e Políticas Públicas; Realização de Grupos Operativos com a Equipe de Enfermagem na Unidade de Neonatalologia do Hospital Universitário de Presidente Prudente; Psicologia Educacional; Um Olhar Psicanalítico sobre o Adolescente em Processo de Escolha Profissional; Um Relato de Experiência Inclusiva no Contexto Prático e Aprimoramento em Psicologia Hospitalar: Atendimento Psicológico no Hospital Geral.
Após a realização das atividades, ocorrerá um almoço de confraternização na Chácara da Zootecnia, localizada no Centro Zootécnico do Campus II da Unoeste.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste