-
Foto: Cedida
Formado em 2004 na Facopp/Unoeste, ex-aluno fez estágio em agências de Prudente, trabalhou em Cuiabá e atualmente está em São Paulo
Um mergulho no mundo da Responsabilidade Social fez com que o egresso da Unoeste, Marco Velasques Perez, 26, conquistasse seu espaço profissional na área dentro da BSD-Consulting, uma empresa de sustentabilidade e gestão estratégica com escritórios no Brasil, Suíça, Colômbia, Chile, China e Espanha.
Formado em dezembro de 2004, pela VII turma da Faculdade de Comunicação Social (Facopp) da Unoeste, habilitação em Publicidade/Propaganda, Marco Perez atua como consultor e está estabelecido na cidade de São Paulo. Ele conta que a oportunidade profissional surgiu através de um contato com o diretor da BSD, o suíço Beat Grüninger, seu professor em 2006, quando estudava no curso de Práticas de Responsabilidade Social nas Empresas na FGV – Fundação Getúlio Vargas.
“A minha primeira experiência foi um projeto na Natura que durou 18 meses e tratava-se de identificação e desenvolvimento de fornecedores locais, onde está localizada a sede da empresa, em Cajamar, cidade próxima a São Paulo”, lembra o ex-aluno.
Atualmente dentro de uma equipe de oito consultores, Perez destaca que o trabalho está voltado para a capacitação em elaboração de relatórios de sustentabilidade corporativos. “São relatórios, que além de indicadores econômicos – já exigidos pelo mercado – informam também indicadores sociais e ambientais. Avaliamos esses relatórios ou fazemos auditoria dos dados socioambientais. Oferecemos ainda consultoria em práticas de gestão da sustentabilidade, orientando as empresas a ter uma administração baseada em critérios e diretrizes ditados pela ética e responsabilidade corporativa, além de consultoria em diagnóstico e implementação em Sistemas de Gestão de Responsabilidade Social”, completa.
Antes de entrar para o grupo BSD-Consulting, ainda durante a graduação na Unoeste, Perez estagiou por dois anos (2003 e 2004) em agências de propaganda em Presidente Prudente, como atendimento e planejamento. Depois de formado, ele foi para São Paulo em busca de oportunidades profissionais, mas em Cuiabá (MT), que se abriram as primeiras portas para o mercado de trabalho, onde atuou na maior agência do Estado, a Genius. “Profissionais de São Paulo são muito valorizados em outros estados” completa o consultor que ainda teve passagem pela agência Mercatto, naquela mesma cidade.
Marco Velasques Perez tem muitas lembranças da faculdade: das aulas de teatro, da alegria dos colegas de turma e também dos professores. Para os estudantes de Publicidade da Unoeste, ele lembra que é possível viver e trabalhar no interior, mas ter uma experiência num grande centro não tem preço. “É importante fazer cursos de férias em grandes cidades, estabelecer contatos e buscar opiniões desses profissionais”. Marco também reforça que é importante que os alunos saibam que Propaganda não é só criação. “Outras áreas como Mídia, Produção e Planejamento são muito valorizadas no mercado e proporcionam mais oportunidades de trabalho, pois é possível trabalhar em agências especializadas em outros segmentos, como
below the line, marketing corporativo, marketing direto, e-commerce, etc” conclui.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste