-
Foto: Cedida
Ex-aluno com a banca avaliadora, professores doutores Andréa Garrido dos Santos, Newton Sabino Canteras e o orientador Gilberto Xavier
O ex-aluno do Curso de Fisioterapia da Unoeste, João Antonio Gimenes Júnior, graduado em 2002, é “apaixonado pela ciência”, como ele mesmo se intitula. Recentemente, defendeu sua dissertação de mestrado denominada Busca Alimentar, Memória Espacial e Ansiedade em Ratos: Possível Participação do Núcleo Mamilar Medial, no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).
De acordo com o egresso, a pesquisa foi desenvolvida por meio de uma experimentação com objetivo de investigar a participação de uma estrutura nervosa específica, denominada núcleo mamilar medial, numa circuitaria da memória espacial relacionada à busca por alimento.
“A importância do estudo está nos animais conseguirem lembrar, quando livres na natureza, dos locais onde encontrarão comida das fontes alimentares, onde já estiveram anteriormente”. O ex-aluno acredita numa contribuição além da neurofisiologia e do comportamento alimentar, promovendo uma reflexão relacionada ao aspecto biológico de evolução das espécies, cujo caráter de sobrevivência é essencial.
Gimenes Júnior conta que soube da vaga no laboratório da USP, onde desenvolveu a pesquisa, ainda na graduação, através de um amigo que cursava doutorado. “Entrei em contato com o orientador responsável e fiz um estágio antes de prestar a prova para ingressar no mestrado”, lembra.
O ex-aluno conta que a base sólida de conhecimentos que adquiriu na Unoeste foi imprescindível para dar continuidade aos estudos. Assim que concluiu a graduação, ele iniciou o curso de especialização em Fisioterapia Respiratória. Em 2005, iniciou a pesquisa do mestrado. Agora ele cursa o doutorado na área de Farmacologia no Instituto de Ciências Biomédicas da USP.
Serviço – [link]Clique aqui|http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41135/tde-25092008-105049[/link] para conferir a pesquisa Busca Alimentar, Memória Espacial e Ansiedade em Ratos: Possível Participação do Núcleo Mamilar Medial.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste