-
Foto: Ector Gervasoni
Conferência reuniu cerca de 70 pessoas no Auditório Azaléia, no Campus II da instituição, entre professores, alunos, egressos e profissionais da área
“Hoje em dia a palavra ‘sujeito’ aparece em qualquer conversa e, daqui a pouco, vai acabar se equivalendo a palavra ‘cidadão’. Porém, na Psicanálise, ‘sujeito’ tem uma definição muito mais precisa”. Com esta afirmação, o psicanalista Antonio Godino Cabas iniciou uma conferência no sábado (25), no Auditório Azaléia, Campus II da Unoeste, sobre a temática
O Sujeito da Psicanálise de Freud a Lacan: da questão do sujeito ao sujeito em questão, título este de um livro de sua autoria. Cerca de 70 pessoas, entre alunos, egressos do Curso de Psicologia e profissionais da área, estiveram presentes.
De acordo com o conferencista, o objetivo da discussão é relembrar o quanto é fundamental para um analítico, clínico e até mesmo para um estudioso da Psicanálise ser rigoroso e coerente com os conceitos. “A ambiguidade nas definições foi o que me levou a escrever o livro e a propor a questão: será que a palavra ‘sujeito’ tem o mesmo significado em todos os casos ou será que cada disciplina lhe dá uma definição própria?”.
A aluna do 9º termo de Psicologia, Dieise Squizatto, avaliou como importante a presença do autor na Universidade. “O doutor Cabas tem vasto conhecimento e é um profissional renomado na Psicologia e também na Psicanálise. Dessa forma, ele transmite conhecimento de forma pura e verdadeira”.
Para a ex-aluna Ana Carolina Neves, que concluiu o Curso de Psicologia em 2007, a Psicanálise está em todo lugar, por isso, fez questão de participar da Conferência. “Atualmente, trabalho no contexto organizacional, mas considero pertinente continuar estudando o assunto”, disse a egressa.
A diretora do Curso de Psicologia da Unoeste, Regina Gioconda de Andrade, ressaltou a satisfação de contar com a disponibilidade de Antonio Godino Cabas para este evento na Unoeste. “Assim, cumprimos um dos principais papéis da Universidade, que é trazer profissionais que se destacam nos diversos campos do conhecimento”.
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste