Ex-aluna de Fisioterapia publica artigo na RBTI
Artigo também foi apresentado no XIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, em Salvador (BA)
Mais uma aluna formada pela Unoeste é destaque na área de Pesquisa. Cássia Toledo dos Santos, formada no Curso de Fisioterapia em 2005, teve o artigo Efeitos da Fisioterapia na Pressão Intracraniana e Pressão de Perfusão Cerebral no Traumatismo Cranioencefálico Grave, publicado na Revista Brasileira de Medicina Intensiva (RBTI).
“O artigo aborda um estudo em pacientes pós-traumatismo cranioencefálico grave, admitidos em unidade de terapia intensiva, submetidos a sessões de fisioterapia respiratória”, explica a egressa.
Ela afirma que foram avaliados os efeitos gerados nas medidas da pressão intracraniana e na pressão de perfuração cerebral durante a fase aguda do trauma, “fase na qual a hipertensão intracraniana apresenta-se como ameaça e maior causa de mortalidade”, completa.
Para Cássia, a escassez de estudos sobre os efeitos da fisioterapia respiratória nestes pacientes pode levar a condutas contraditórias. “Me interessei em avaliar e mostrar quais seriam esses efeitos, verificando se seria um procedimento seguro a ser realizado em pacientes graves”.
Especialista em Fisioterapia Hospitalar, a ex-aluna acredita que o corpo docente atualizado e a infraestrutura da Universidade foram essenciais para sua carreira. “A Unoeste me proporcionou uma formação qualificada. Dedicação, paciência e muito esforço também devem ser constantes na vida de quem almeja o sucesso”.
O artigo, publicado em dezembro passado, também foi apresentado no XIII Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva, realizado em Salvador (BA), no mesmo ano. Atualmente, ela cursa o Mestrado em Ciências da Saúde na Faculdade de Medicina de São José de Rio Preto (Famerp).
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste