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Pedagogia • EAD

Licenciatura | 8 semestres letivos | Educação a distância
  • 2ª Melhor Universidade Particular do Estado de São Paulo
  • Avaliação do MEC - CC 5
  • Prêmio melhores Universidades
  • Recredenciamento MEC

Pesquisa Científica


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Resumo:
Este projeto de iniciação científica é proposto no âmbito do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) na modalidade de Educação a Distância (EaD). Parte-se da premissa de que a educação inclusiva reconhece e valoriza as diferenças humanas e que o movimento escoteiro que tem como foco o protagonismo e o envolvimento juvenil pode colaborar com esse processo. O escotismo é um movimento de educação não formal, mas que pode ser incorporado a processos formativos, em especial na formação de futuros professores. O objetivo é desenvolver uma proposta formativa on-line tendo como base os princípios do movimento escoteiro, aplicada a futuros professores. A pesquisa é qualitativa, do tipo analítico-descritiva e serão adotados procedimentos bibliográficos e documentais, bem como trabalho de campo para a coleta, seleção e análise dos dados. Serão analisados os documentos do movimento escoteiro traduzidos para a língua portuguesa e elaborado um roteiro de formação on-line, com oficinas que serão aplicadas em um semestre (um encontro por mês) para acadêmicos de licenciatura em Pedagogia. Espera-se obter dados que possibilitem uma discussão aprofundada em relação à incorporação dos princípios do movimento escoteiro na Educação Básica, como forma de apoio à inclusão escolar e aos processos formativos dos futuros professores.

Protocolo: 8272 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2023 - 8/2024 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): EUGENIA OURSOFF BECKER DE MELO
Professor(es): DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS
DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS

Resumo:
Este projeto de iniciação científica em nível de ensino médio tem como objetivo principal visa mapear os grupos de pesquisa do Brasil cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa no BrasilLattes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e encontrar aqueles que tem relações com as temáticas de diversidade, diferença e inclusão. Os objetivos específicos são: Analisar os eixos temáticos diversidade, diferença e inclusão e a sua contribuição para a pesquisa em educação no Brasil; Localizar o portal do Diretório dos Grupos de pesquisa no BrasilLattes elaborar critérios de busca de grupos de pesquisa com os temas diversidade, diferença e inclusão e; analisar os dados disponíveis nos grupos de pesquisa que envolvam os eixos centrais desta pesquisa. Será realizado um estudo quanti-qualitativo do tipo descritivo, mediante as seguintes fases: 1) Análise bibliográfica dos temas diversidade, diferença, inclusão e pesquisa em educação em publicações disponíveis em bases de dados eletrônicas nos últimos 10 anos; 2) Acesso ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no BrasilLattes e descrição do seu repertório técnico; 3) Critérios de seleção e análise de dados dos grupos de pesquisa em relação aos temas diversidade, diferença e inclusão. Espera-se caracterizar um mapeamento dos grupos de pesquisa brasileiros que versam sobre as temáticas supracitadas, buscando uma compreensão das contribuições desses grupos na consolidação de pesquisas em educação.

Protocolo: 8035 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2023 - 8/2024 Programa: PIBIC-EM - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio
Aluno(s): VINICIUS AZEVEDO DE MORAIS
RAFAEL DOS SANTOS REIS
Professor(es): DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS
DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS

Resumo:
Esta pesquisa, a ser desenvolvida na modalidade de Iniciação Científica, teve origem a partir de reflexões sobre a revolução digital, o surgimento da Sociedade da Informação e a disseminação da internet, bem como sobre a macroárea Ciência e Tecnologia, da Base Nacional Comum Curricular. Segundo os marcos legais, os currículos da Educação Básica devem abordar a educação digital de forma transversal e integradora de modo que os alunos sejam preparados para assumirem um perfil crítico, significativo, reflexivo e ético ao utilizarem as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Se, por um lado, as tecnologias favorecem a comunicação entre as pessoas com diferentes finalidades e moldam formas de pensar e se relacionar, por outro, originaram um tipo específico de agressão virtual, o cyberbullying. Tais considerações nos motivaram a desenvolver esta pesquisa, de modo a responder como trabalhar com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de modo a desenvolver conhecimentos e condutas autoprotetivas a fim de evitar situações de cyberbullying. Para respondê-la definimos como objetivo geral investigar, a partir de um mapeamento sobre qual o uso que as crianças fazem das TDIC, se práticas pedagógicas ancoradas no transletramento contribuem para a construção de conhecimento, e de condutas autoprotetivas sobre cyberbullying. Escolhemos uma abordagem qualitativa com delineamento descritivo-explicativo. O lócus da pesquisa será uma escola municipal de Presidente Prudente e os participantes da pesquisa, alunos do 5º. ano do Ensino Fundamental e duas professoras desses alunos. Utilizaremos como procedimentos de coleta de dados um questionário a ser respondido pelos alunos, para mapear o uso que fazem das TDIC e identificar qual a sua percepção sobre cyberbullying, diário de bordo do desenvolvimento das práticas, produção das professoras e dos alunos e entrevistas com as professoras, de modo a revelar a construção do conhecimento e condutas autoprotetivas sobre cyberbullying. A disseminação dos resultados será realizada por meio da publicação de um manual com os resultados das melhores práticas implementadas, mostra de portfolios com as produções dos alunos e apresentação dos resultados em Horários de Trabalho Pedagógico Coletivo. Acreditamos que a pesquisa pode contribuir no desenvolvimento de atividades de Combate à Intimidação Sistemática (bullying), que devem estar previstas no Calendário Escolar, segundo resolução da Secretaria de Educação de Presidente Prudente.

Protocolo: 8030 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2023 - 8/2024 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANA PAULA GONCALVES BERNARDES
Professor(es): MONICA FURKOTTER

Resumo:
Este Projeto de Pesquisa, apresentado na modalidade PEIC, trata do tema desafios e possibilidades ao atendimento educacional especializado (AEE). Tem como objetivo geral investigar quais os desafios e as possibilidades, na contemporaneidade, do atendimento educacional especializado na escola brasileira dos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, tem-se como objetivos específicos: 1. Investigar o conceito de atendimento educacional especializado, 2. Refletir sobre os desafios e as possibilidades do atendimento educacional especializado nos anos iniciais do ensino fundamental, 3. Pensar na formação docente enquanto elemento fundamental ao processo de inclusão escolar. Metodologicamente, realizaremos um levantamento bibliográfico junto ao portal google acadêmico no recorte temporal situado entre 2015 e 2022. Partiu-se do seguinte questionamento: quais são os desafios e as possibilidades do atendimento educacional especializado (AEE) nos anos iniciais do ensino fundamental? A partir do exposto, pretende-se ressaltar a importância da formação continuada de professores voltada à educação especial, assim tornando o ambiente educacional inclusivo. Ressalta-se a importância da inclusão escolar dentro da unidade escolar regular, em que o estudante pode desenvolver habilidades e competências.

Protocolo: 7957 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2023 - 12/2023 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANNA CAROLLINE BIILL
Professor(es): ADEMIR HENRIQUE MANFRE

Resumo:
A presente pesquisa será resultado de um relato de experiência do projeto de extensão realizado pelos discentes da Pedagogia -EAD, UNOESTE, no Hospital Regional de Presidente Prudente, na ala da pediatria, voltado para a investigação e análise da importância da atuação do Pedagogo dentro de um ambiente não escolar, especificamente na ala pediátrica de um Hospital, na qual se encontram crianças internadas, visto que a prática educativa de humanização promovida no âmbito hospitalar é constituída por valores pedagógicos contribuindo para que a criança e os adolescentes não sintam tristeza por não estarem onde queriam estar, seja na escola ou em casa. Os trabalhos pedagógicos possibilitam também que o aprendizado escolar do aluno tenha continuidade, fazendo com que a situação de enfermidade vivenciada seja mais contagiante de modo que os alunos se sintam mais confortáveis. A atuação do pedagogo no âmbito hospitalar, tem como proposta suprir as necessidades sociais, psicológicas e cognitivas de cada criança e adolescente (aluno/paciente) para dar uma condição adequada entre a educação e à saúde. Para isso a legislação entra com o papel de apoiar o atendimento dos pacientes envolvidos para que seja feita a distribuição de conhecimentos igualitários. Para cumprir com o proposto, será realizada um estudo descritivo, de caráter qualitativo, do tipo bibliográfico nas Bases de dados Scielo, Lilacs e Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), dentro do período de 3 a 4 anos, ou seja, entre 2018 e 2021, buscando compreender a importância da contribuição do pedagogo para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes internadas e que estão em idade escolar Espera-se demonstrar que a Pedagogia Hospitalar contribui para a continuidade dos estudos colaborando para a formação de cidadão críticos e reflexivos.

Protocolo: 7701 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2022 - 7/2023 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FRANCIELE RODRIGUES DE OLIVEIRA URIAS
VIVIANE BRITO DA SILVA NASCIMENTO
TAMIRES DOS SANTOS ARAUJO
Professor(es): DENISE ALESSI DELFIM DE CARVALHO

Resumo:
O presente estudo tem por objetivo analisar de maneira comparativa, quais são os impactos que os cursos de formação inicial em Pedagogia, tanto em uma universidade pública, como em uma universidade privada, localizadas no município de Presidente Prudente, interior do estado de São Paulo, estão promovendo em seu currículo pedagógico para que os futuros docentes tenham uma formação de qualidade para a inclusão dos estudantes com TEA nas etapas de ensino da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O motivo da escolha dessas universidades, se deve ao fato de que, o oferecimento de contribuições significativas para a melhoria dos processos relacionados a perspectiva de se tornar a capacitação na área da Educação Inclusiva cada vez mais primordial nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, são bastante destacados por essas instituições de ensino superior. Além disso, com o intuito de colaborar para uma formação inicial em Pedagogia pautada na perspectiva inclusiva, partiremos da premissa de que o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação possibilitam práticas pedagógicas inclusivas e, portanto, auxiliam na inclusão dos estudantes com TEA. Com a pesquisa sendo desenvolvida no campo da Educação Inclusiva, tendo em vista o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC, pretende-se encontrar soluções mais aprofundadas e detalhadas de como os futuros docentes precisam abordar suas práticas pedagógicas e teorias estudadas nos cursos de formação em Pedagogia para planejar em suas disciplinas atividades, recursos e materiais lúdicos que atendam os estudantes diagnosticados com TEA de maneira inclusiva. Trata-se de um estudo bibliográfico, e será desenvolvido em duas etapas: 1) Fundamentação teórica e busca de pesquisas bibliográficas sobre a formação inicial em Pedagogia para a inclusão dos estudantes com TEA, onde será realizada uma análise flutuante dos materiais estudados sobre esse tema para se verificar como é organizada a formação dos graduandos em Pedagogia, com a intenção de se ter uma formação de qualidade, a fim de se trabalhar com estudantes com TEA, os dados sobre esses assuntos serão buscados nas bases do Scielo e Banco de Teses e Dissertações da CAPES, promovendo um recorte temporal nos últimos cinco anos; 2) Será realizado um estudo bibliográfico, analisando as pesquisas já publicadas nas plataformas de bases de dados, simultaneamente dos anos de 2017 a 2022, com o propósito de delinear como os cursos de licenciatura em Pedagogia abordam e retratam em suas disciplinas que estão vinculadas diretamente com a área da Educação Inclusiva, a relação dos usos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), para os futuros Profissionais da Educação utilizá-las em suas práticas pedagógicas, a fim de se obter uma educação inclusiva aos alunos diagnosticados com TEA, contribuindo para que as políticas públicas que amparam e norteiam a inclusão desses alunos sejam realmente colocadas em prática nas salas comuns das escolas, em vista disso, conclui-se que, a intenção principal do desenvolvimento desta pesquisa é que seja disponibilizado a comunidade científica novas perspectivas que estejam vinculadas a melhorias acerca da prática inclusiva dos alunos com TEA.

Protocolo: 7547 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2022 - 12/2022 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIELA FERREIRA SEVERINO NEVES
HELOISA CORDEIRO ALVES
Professor(es): ELISA TOMOE MORIYA SCHLUNZEN

Resumo:
Este projeto de iniciação científica em nível de ensino médio tem como objetivo principal analisar a aprendizagem e a vivência da Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante o curso de Pedagogia. De acordo com o Decreto nº 5.626/2005, a aprendizagem da Libras deve ser nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, como disciplina curricular obrigatória. Diante disso, pretende-se ter como participantes os estudantes de um curso de Pedagogia, que já cursaram a disciplina de Libras. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e a coleta de dados será realizada mediante um questionário do tipo misto. Espera-se construir uma análise qualitativa sobre as aprendizagens e vivências dos estudantes de Pedagogia, quanto a vivência da Libras.

Protocolo: 7438 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2022 - 8/2023 Programa: PIBIC-EM - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio
Aluno(s): EUGENIA OURSOFF BECKER DE MELO
Professor(es): DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS
DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS

Resumo:
Esta pesquisa vem apresentar a importância do profissional de pedagogia dentro da rede hospitalar, pois o profissional de pedagogia que atua no hospital além de dar continuidade ao conteúdo que a criança ou adolescente estava aprendendo na escola, também coopera para a melhora da saúde desse paciente/aluno, porque as atividades se tornam terapêuticas, melhorando assim sua autoestima e confiança. Este tema foi escolhido como forma de buscar conhecimentos científicos e teóricos para a atuação do pedagogo fora do ambiente escolar, visto que a dificuldade em encontrar bibliografias sobre o tema é imensa. Tem como objetivo geral esclarecer a importância que este profissional tem em atuar dentro da rede hospitalar auxiliando os alunos/pacientes. A metodologia utilizada será de abordagem qualitativa com levantamento bibliográfico descritivo por meio de coleta de dados em artigos científicos publicados em periódicos, livros e em pesquisas publicadas no banco de dados da CAPES entre os anos de 2010 e 2021, utilizando como base outras obras já feitas anteriormente. Os resultados esperados são que com este artigo fique claro que a atuação do pedagogo fora da escola e dentro do hospital é extremamente importante para as crianças e adolescentes internados melhorando o cognitivo, o emocional, não se sentindo excluídos e sozinhos.

Protocolo: 6934 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2021 - 7/2022 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANA BEATRIZ DIAS CARVALHO
Professor(es): DENISE ALESSI DELFIM DE CARVALHO

Resumo:
Este projeto de iniciação científica em nível de ensino médio tem como objetivo principal categorizar Objetos de Aprendizagem (OA) disponíveis em Repositórios Educacionais Digitais e que são aplicáveis para o ensino na área da surdez. Os objetivos específicos são: Analisar os conteúdos e temas abordados nos OA e de que maneira a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é inserida; e, Compreender a definição conceitual de cada OA. Será realizado um estudo qualitativo de caráter laboratorial, uma vez que a equipe de pesquisadores irá inicialmente: a) Localizar os Repositórios Educacionais Digitais; b) Realizar a busca dos OA por temas; c) Selecionar os OA de acordo com a sua aplicabilidade para o ensino na área da surdez; d) Catalogar os OA e realizar uma discussão sobre os mesmos. Espera-se construir uma análise qualitativa sobre os OA discutindo sobre como podem ser utilizados em práticas pedagógicas inclusivas na área da surdez.

Protocolo: 6865 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2021 - 8/2022 Programa: PIBIC-EM - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio
Aluno(s): NATHAN ALEXANDRE FELIPE
Professor(es): DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS
JANAINA PEREIRA DUARTE BEZERRA
DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS

Resumo:
Este projeto de iniciação científica é proposto no âmbito do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) na modalidade de Educação a Distância (EaD). Parte-se da premissa de que a educação inclusiva reconhece e valoriza as diferenças humanas, e que as políticas educacionais devem fornecer condições de que exista o acesso e permanência de todos nos sistemas regulares de ensino. O trabalho colaborativo entre o professor da classe comum e o professor especializado, responsável pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE) podem viabilizar essas perspectivas, especialmente no que se refere ao desenvolvimento e inclusão do estudante com surdez. O objetivo é analisar no âmbito dos planos de ensino de disciplinas que versam sobre Educação Inclusiva e Língua Brasileira de Sinais (Libras) e/ou Surdez, dos cursos de licenciatura em Pedagogia de uma universidade de Presidente Prudente, a presença de propostas para a discussão sobre o trabalho colaborativo, na área da surdez, com os futuros professores. A pesquisa é qualitativa, do tipo analítico-descritiva e serão adotados procedimentos bibliográficos e documentais para a coleta, seleção e análise dos dados. Serão analisados os planos de ensino das disciplinas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade de Presidente Prudente/SP no período letivo do ano de 2020. Espera-se obter dados que possibilitem uma discussão aprofundada em relação à incorporação de temáticas, no âmbito dos cursos de Pedagogia, sobre as possibilidades do trabalho colaborativo como estratégia para a inclusão das pessoas surdas no contexto da educação básica.

Protocolo: 6180 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2020 - 8/2021 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): NATHAN ALEXANDRE FELIPE
Professor(es): DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS
DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS

Resumo:
Segundo a Constituição Federal do Brasil a Educação é Direito Social de todos e dever do Estado e da Família. Diante de tal fato, emergiram as pergunta de pesquisa: como fica o dever do Estado quanto a tal oferta em tempos de Pandemia, ou mais especificamente durante o covid-19? A educação remota ofertada é eficaz, considerando que grande parte dos estudantes não tem acesso a internet e tecnologias digitais de informação e comunicação?. A fim de responder tais questões, o presente projeto tem como objetivo refletir sobre o dever do Estado de São Paulo pela oferta de ensino em tempos de Pandemia. Para o desenvolvimento da presente, utilizaremos a pesquisa bibliográfica e documental, com cunho qualitativo. A base teórica da pesquisa bibliográfica do tema Direito a Educação será a partir dos seguintes referenciais teóricos: Fávero, Pontes de Miranda, Bobbio, Teixeira, entre outros. . Além da pesquisa bibliográfica, faremos uma busca em sites a fim de compreender a situação vivenciada pelos estudantes durante a pandemia do coronavírus, considerando inclusive os comentários postados pela sociedade. A análise dos dados será realizada a partir de dois eixos temáticos, que foram construídos à luz dos princípios constitucionais do ensino constantes no artigo 206 da Constituição Federal, a saber: Eixo 1. igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; Eixo 2 garantia de padrão de qualidade. Como resultados espera-se uma luz na análise da qualidade educacional e eficácia da democratização do acesso educacional aos estudantes brasileiros durante o covid -19.

Protocolo: 6125 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2020 - 8/2021 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CLAUDIA PRIMOLAN DE REZENDE DORIA
Professor(es): RAQUEL ROSAN CHRISTINO GITAHY

Resumo:
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior mantem um programa intitulado "Residência Pedagógica", que integra a política pública de formação docente, tendo como objetivo fomentar a formação prática dos discentes da segunda metade dos cursos de licenciatura, no qual os mesmos são inseridos nas escolas de educação básica a fim de se ambientarem e iniciarem o processo de regência. Considerando que a escola está presente na sociedade conectada e que discentes e docentes fazem uso constante da tecnologia digital de informação e comunicação, o presente projeto tem como objetivo refletir sobre o processo de formação de residentes e preceptores a partir de interações no ambiente virtual "aprender" e nas redes sociais. A metodologia escolhida para o projeto exploratório foi a qualitativa do tipo pesquisa-ação, desenvolvendo-se com 16 residentes e 02 preceptores do programa de residência pedagógica da Universidade do Oeste Paulista. Para a coleta de dados será utilizada a observação das interações realizadas na página da rede social Facebook intitulada "Residência Pedagógica Unoeste" e nos grupos de WhatsAPP destinados ao programa de residência e a analise documental de registros produzidos de maneira colaborativa entre preceptores e residentes da vivencia durante o programa, registrada no google docs e também no ambiente virtual de aprendizagem do curso de formação de preceptores e residentes intitulado "Aprender". Todas as coletas explicitadas buscam dar respostas ao problema de pesquisa de como ocorre a formação de preceptores e residentes nos ambientes virtuais, analisando o caminhar do programa. A analise dos resultados será realizada a partir de categorias criadas pela leitura flutuante dos dados e algumas já pré-definidas como: expectativas e depoimentos da vivencia no programa de residência pedagógica; relatos das regências realizadas e facilitadores conceituais.

Protocolo: 5501 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2019 - 3/2021 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): RAQUEL ROSAN CHRISTINO GITAHY

Resumo:
Este projeto de iniciação científica em nível de ensino médio tem como objetivo principal visa localizar, analisar, selecionar e catalogar Objetos de Aprendizagem da Educação BásicaEnsino Médio, em portais de acesso público, seguindo os padrões de acessibilidade. Os objetivos específicos são: Analisar os conteúdos e temas abordados nos OA: as áreas do conhecimento atendidas com esta proposta e as possibilidades de Integração de Mídias na Educação; Ordenar as opções que visam a definição conceitual do OA e a elaboração de toda a documentação relacionada (Roteiro, Design pedagógico). Será realizado um estudo qualitativo de caráter laboratorial, uma vez que a equipe de pesquisadores terá acesso aos Repositórios Educacionais Digitais para a organização das fases de pesquisa: Análise dos temas e Catalogação dos OA, procurando na medida do possível atender as opções de acessibilidade em uma perspectiva de Inclusão. Os recursos serão catalogados diante dos seguintes critérios: a) ser voltados às áreas do Ensino Médio; b) terem sido publicados nos últimos 10 anos; c) passarem pela validação de acessibilidade. Espera-se construir um banco de dados com OA que possam ser utilizados em práticas pedagógicas inclusivas no Ensino Médio.

Protocolo: 5416 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2019 - 5/2020 Programa: PIBIC-EM - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio
Aluno(s): RENATO PANDUR MARIA
Professor(es): DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS

Resumo:
Este projeto de iniciação científica visa à criação de uma Brinquedoteca Virtual na perspectiva da Inclusão Escolar, tendo em vista que a utilização das Tecnologias de Digitais de Informação e Comunicação - TDIC e de Objetos de AprendizagemOA podem potencializar a prática docente, favorecendo a inclusão escolar de todos os estudantes, especialmente os estudantes com deficiências. A metodologia adotada é qualitativa do tipo exploratória e será desenvolvida em duas etapas: 1) fundamentação teórica e organização de indicadores para a estruturação do ambiente da Brinquedoteca Virtual e; 2) implementação e teste do recurso criado. Para a fundamentação teórica e organização dos indicadores para a estruturação do ambiente da Brinquedoteca Virtual serão consultadas as publicações sobre o tema nas bases de dados Scielo e Banco de Teses e Dissertações da CAPES, nos últimos 5 anos. A partir da leitura flutuante do material consultado, serão extraídos os indicadores de como deve ser um ambiente de Brinquedoteca. Após a estruturação dos indicadores, uma equipe multidisciplinar fará a elaboração do desenho e implementação do recurso digital, que será testado em equipe. O teste será direcionado a funcionalidade e acessibilidade. Espera-se também elaborar um material didático sobre o uso do recurso, a ser utilizado futuramente na formação inicial e continuada de professores que atuam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, a pesquisa poderá contribuir com a ciência, tecnologia e inovação da educação, para a sociedade e para a escola, preparando-a para utilizar a brinquedoteca virtual e trabalhar em uma perspectiva de ludicidade e inclusão.

Protocolo: 5415 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2019 - 8/2020 Programa: PIBITI - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação
Aluno(s): HELOISA CORDEIRO ALVES
Professor(es): RENATO PANDUR MARIA
JANAINA PEREIRA DUARTE BEZERRA
DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS

Resumo:
A pesquisa objetiva analisar a produção de conhecimento publicada em periódicos científicos nacionais, no período compreendido entre 1996 a 2017, que trata dos usos e apropriações dos resultados do SARESP pela gestão escolar. Para tanto, propõe-se uma pesquisa eminentemente bibliográfica associada as estratégias metodológicas adotadas pelos estudos denominados "estado do conhecimento". Essa metodologia será desenvolvida obedecendo-se quatro etapas principais: I) Mapeamento das fontes; II) Sistematização dos dados coletados; III) Análise e interpretação dos dados; e IV) Apresentação dos resultados da pesquisa. A pesquisa busca compreender o conhecimento acumulado sobre o tema em questão, por meio da sistematização, reconhecimento dos principais resultados das investigações, identificação de temáticas e abordagens dominantes e emergentes, bem como lacunas e campos ainda inexplorados. Com isso espera-se construir um quadro analítico/reflexivo acerca da produção científica brasileira que discute a relação entre avaliação externa e gestão escolar, bem como construir banco de dados que esteja disponível para análise de outros pesquisadores interessados na temática pesquisada.

Protocolo: 4872 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 8/2019 Programa: PIBIC-EM - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio
Aluno(s): MARIA APARECIDA MUNICARDI CORTE
Professor(es): RICARDO ELEUTERIO DOS ANJOS
REGILSON MACIEL BORGES

Resumo:
O presente projeto tem como objetivo analisar o uso do ambiente virtual para auxiliar na construção do saber da sociedade sobre a responsabilidade civil. A fim de atingir tal objeto, a pesquisa terá uma abordagem qualitativa, utilizando o contexto do ambiente virtual de aprendizagem do site "Saber o direito", criado para interações entre a sociedade e especialistas no tema responsabilidade civil das escolas. Para a coleta de dados serão utilizados os documentos registrados das interações realizadas no site Direito de todos. Consideraremos as dúvidas e os saberes construídos no ambiente virtual do Direito de todos sobre a responsabilidade civil das escolas. A análise dos dados será realizada a partir das seguintes categorias: 1. Saberes construídos: nesta categoria será feita uma apresentação e discussão de todas as interações realizadas a fim de compreender as dúvidas e os saberes construídos sobre o tema responsabilidade civil das escolas; 2. Relatos de experiências: os membros da sociedade contam situações vivenciadas nas escolas que envolvem a responsabilidade civil das escolas. Nesta categoria serão apresentados tais relatos, salientando os casos mais frequentes da responsabilidade civil no ambiente educacional e 3. Indícios de uma participação da sociedade na vida escolar, discutindo a responsabilidade civil das escolas. Com esta pesquisa tem-se a expectativa de uma melhor compreensão de como um ambiente virtual pode auxiliar na construção do saber em relação ao tema responsabilidade civil.

Protocolo: 4789 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 8/2019 Programa: PIBIC-EM - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio
Aluno(s): LUIS HENRIQUE RAMOS ALVES
Professor(es): RAQUEL ROSAN CHRISTINO GITAHY

Resumo:
Este projeto de pesquisa de iniciação científica está vinculado ao curso de licenciatura em Pedagogia, na modalidade de Educação a Distância (EaD) da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) de Presidente Prudente. A problemática abordada versa sobre os elementos constitutivos do Ensino Colaborativo ou Co-ensino, como apoio à Educação Especial em uma perspectiva inclusiva. O Ensino Colaborativo é uma estratégia em que o professor da sala comum trabalha em colaboração com o professor da Educação Especial. Na perspectiva de sua viabilidade na prática, faz-se necessário compreender quais são os elementos do Ensino Colaborativo que podem favorecer a inclusão dos estudantes público-alvo da Educação Especial e quais são as pesquisas, em âmbito brasileiro e norte-americano (país em que o ensino colaborativo começou a ser estudado) que tem versado sobre as estratégias pedagógicas para que o Ensino Colaborativo se fortaleça. Diante desses indicadores, o objetivo geral é analisar as dissertações e teses brasileiras e norte-americanas que propõem pesquisas sobre as práticas educativas desenvolvidas com base nos princípios do Ensino Colaborativo. A metodologia é qualitativa, do tipo estado de conhecimento, o qual consiste na identificação, registro e categorização visando a reflexão e síntese sobre a produção científica de uma determinada área (MOROSINI, FERNANDES, 2014). Será realizada a análise dos resumos de teses e dissertações nas bases de dados: Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Education Resources Information Center (ERIC), com recorte temporal das produções nos últimos cinco anos. A análise será do tipo textual discursiva (MORAES, GALLIAZZI, 2006). Como resultado, espera-se ampliar a discussão sobre as possibilidades geradas nas pesquisas realizadas nos últimos anos, no Brasil e nos Estados Unidos, sobre o desenvolvimento de práticas na perspectiva da inclusão mediante o Ensino Colaborativo.

Protocolo: 4524 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 8/2019 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDA APARECIDA DOS SANTOS
Professor(es): DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS
DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS

Resumo:
Atualmente, muito tem se falado sobre a Inclusão Escolar de estudantes com deficiências, bem como sobre a inserção de tecnologias e Recursos Educacionais Digitais na educação. No início deste século o Ministério da Educação (MEC), por meio de diferentes iniciativas, disponibilizou uma série de projetos para a elaboração e uso de Objetos de Aprendizagem (OA) e Objetos Educacionais (OE), que são recursos digitais de apoio ao ensino e à aprendizagem, como suplementares a esses processos. O Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e o Portal do Professor são dois repositórios que disponibilizam atualmente mais de 19.000 (dezenove mil) recursos educacionais digitais, em diferentes áreas do conhecimento. O objetivo deste projeto é analisar os recursos do BIOE e do Portal do Professor, visando contribuir para a melhoria no ensino das escolas públicas de ensino fundamental, em uma perspectiva de escola inclusiva. Para tanto, será realizada uma catalogação dos objetos disponíveis no BIOE e no Portal do Professor por conteúdos, voltados aos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como será avaliada a necessidade de torná-los acessíveis de modo que contemple o ensino para estudantes com deficiências.

Protocolo: 3348 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 8/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): WERIDIANE SOUZA LUNA
Professor(es): DANIELLE APARECIDA DO NASCIMENTO DOS SANTOS
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