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Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Graduação | Física - Licenciatura | Pesquisa Científica

Física

Licenciatura | 8 semestres letivos | Noturno | Presidente Prudente
  • 2ª Melhor Universidade Particular do Estado de São Paulo
  • RUF - Entre os 3 Melhores do Estado

Pesquisa Científica


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Resumo:
Graças a todos os aperfeiçoamentos e as diversificações nas produções industriais, os sistemas de geração de vapor ocupam um espaço maior de aplicações, não somente restritas a geração de energia mecânica e elétrica, mas também gerando o vapor que é indispensável a muitas outras atividades industriais. Algumas delas são limpeza, aquecimento, secagem, destilação de combustíveis e participação direta nos processos produtivos como matéria prima (DIÓRIO, 2019). Caldeiras são equipamentos que têm como função principal a produção e acúmulo de vapor, sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia para tal. Partindo do supracitado é possível notar o porquê de a caldeira ser equipamento chave nos sistemas de geração de vapor, conforme observado na norma NR-13 da Legislação do Ministério do Trabalho (2022). Caldeiras possuem diversos subsistemas, sendo um deles o grelhado, onde é depositado o material para ser queimado. O grelhado utilizado na caldeira a vapor da Industria Fosferpet da cidade de Presidente Prudente - SP apresentou vazamentos e falhas durante o uso com aproximadamente 15 da vida útil projetada, sendo o componente retirado e substituído por um novo. Dessa forma, propõe-se com esse trabalho uma investigação sobre possíveis motivos que fizeram com que o grelhado da fornalha em questão viesse a falhar e apresentar vazamentos, mesmo ainda possuindo maior vida útil projetada, sendo proposto diversos estudos e simulações virtuais do projeto.

Protocolo: 7781 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2023 - 12/2023 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CESAR AUGUSTO MARIA ZANUTTO
HENRIQUE CLARO XAVIER
Professor(es): VITOR FRANCO GIRARDI
JESSICA MARTHA NUNES

Resumo:
A indústria aeronáutica brasileira possui elevada concentração de desenvolvimento de projetos e tecnologia em aviões de grande porte, continuando sendo o setor de tecnologia em que o pais mais investe em Pesquisa e Desenvolvimento, conforme observado em Ferreira et al. (2009). À medida que a complexidade das aeronaves foi crescendo ao longo das décadas, surgiu a necessidade de uma sequência lógica de passos para a elaboração de projetos aeronáuticos. Existem programas universitários que incentivam o desenvolvimento dos processos de engenharia no ramo aeronáutico brasileiro, sendo o Aerodesign um exemplo, organizado pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (abreviado como SAE em inglês). Os programas universitários organizados pela SAE, em específico o Aerodesign, preparam alunos de engenharia de cursos de graduação e pós-graduação para uma variedade de desafios que possivelmente enfrentarão no mercado de trabalho no ramo aeronáutico, desafiando-os com aplicações de engenharia no mundo real. Nessas competições, os alunos ganham valiosa exposição e se envolvem com profissionais da indústria para aprimorar as boas práticas de engenharia do século atual, para construir sua própria rede de contatos e ajudar a prepará-los para o mercado de trabalho que os esperam após a formatura. Moto-propulsores são máquinas capazes de gerar empuxo, com o objetivo de propelir aeronaves. Nos aviões monomotores de pequeno porte, o grupo moto-propulsor é constituído por um motor e uma hélice. Nesse sentido, o presente trabalho busca estudar, projetar e avaliar o grupo moto-propulsor de um aeromodelo SAE para aprimorar cientificamente o aluno envolvido no desenvolvimento de modelos, na utilização de softwares de engenharia e em técnicas de projetos modernas. Para isso, será feito um estudo representativo do problema, um projeto protótipo, documentação do projeto com desenhos em 2D/3D e avaliação dos modelos desenvolvidos em relação a um grupo moto-propulsor comercial específico para aeromodelos.

Protocolo: 7812 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2023 - 12/2023 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CLAYSSON CAMPOS SOARES
Professor(es): MARCELO MARQUES DA SILVA
VITOR FRANCO GIRARDI

Resumo:
Segundo dados expostos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2021), em 15 anos (de 2006 a 2021) a frota de automóveis brasileiros passou de aproximadamente 45 milhões de unidades para aproximadamente 111 milhões. Essa constatação pode ser extrapolada para outros países, indicando um crescente aumento na produção tecnológica automotiva mundial e a necessidade de novas tecnologias para fabricações duradouras, rentáveis e ecologicamente corretas. Existem programas universitários que incentivam o desenvolvimento dos processos de engenharia no ramo automotivo brasileiro, sendo dois exemplos o Fórmula e o Baja, ambos organizado pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (abreviado como SAE em inglês). Os programas universitários organizados pela SAE, em específico o Fórmula, preparam alunos de engenharia de cursos de graduação e pós-graduação para uma variedade de desafios que possivelmente enfrentarão no mercado de trabalho no ramo automotivo, desafiando-os com aplicações de engenharia no mundo real. Nessas competições, os alunos ganham valiosa exposição e se envolvem com profissionais da indústria para aprimorar as boas práticas de engenharia do século atual, para construir sua própria rede de contatos e ajudar a prepará-los para o mercado de trabalho que os esperam após a formatura. Os sistemas de freio são projetados com objetivo de parar o veículo e controlar sua velocidade em diversas condições, de acordo com a necessidade do motorista. Independentemente da condição, não se admite falhas ou perda de controle, dessa forma, todos os sistemas do freio devem atender com segurança a função a qual foram projetados. A diferença entre um bom sistema e um sistema inadequado é o quão bem ele vai operar sob as condições mais adversas (PUHN, 1985). Nesse sentido, o presente trabalho busca estudar, projetar e fabricar o conjunto aerodinâmico de um veículo de fórmula SAE para aprimorar cientificamente os alunos envolvidos no desenvolvimento de projetos, na utilização de softwares de engenharia e em técnicas de fabricação modernas. Para isso, será feito um estudo representativo do problema, um projeto protótipo, documentação do projeto com desenhos em 3D e 2D, fabricação e avaliação do projeto, tanto qualitativa quanto quantitativa.

Protocolo: 7896 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2023 - 12/2023 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CLAYSSON CAMPOS SOARES
Professor(es): MARCELO MARQUES DA SILVA
VITOR FRANCO GIRARDI

Resumo:
Segundo dados expostos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2021), em 15 anos (de 2006 a 2021) a frota de automóveis brasileiros passou de aproximadamente 45 milhões de unidades para aproximadamente 111 milhões. Essa constatação pode ser extrapolada para outros países, indicando um crescente aumento na produção tecnológica automotiva mundial e a necessidade de novas tecnologias para fabricações duradouras, rentáveis e ecologicamente corretas. Existem programas universitários que incentivam o desenvolvimento dos processos de engenharia no ramo automotivo brasileiro, sendo dois exemplos o Fórmula e o Baja, ambos organizado pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (abreviado como SAE em inglês). Os programas universitários organizados pela SAE, em específico o Fórmula, preparam alunos de engenharia de cursos de graduação e pós-graduação para uma variedade de desafios que possivelmente enfrentarão no mercado de trabalho no ramo automotivo, desafiando-os com aplicações de engenharia no mundo real. Nessas competições, os alunos ganham valiosa exposição e se envolvem com profissionais da indústria para aprimorar as boas práticas de engenharia do século atual, para construir sua própria rede de contatos e ajudar a prepará-los para o mercado de trabalho que os esperam após a formatura. Conforme observado no trabalho de Pashley (2017), a suspensão serve a dois propósitos: estabilidade e conforto. A função do sistema de direção é permitir que o piloto tenha controle direcional do veículo de modo a escolher o melhor trajeto ao longo das curvas, evitar outros veículos, evitar barreiras estacionarias e também manobrar o carro eficientemente em pequenas velocidades (BASTOW, HOWARD, & WHITEHEAD, 2004). Nesse sentido, o presente trabalho busca estudar, projetar e fabricar a suspensão e direção de um veículo de fórmula SAE para aprimorar cientificamente os alunos envolvidos no desenvolvimento de projetos, na utilização de softwares de engenharia e em técnicas de fabricação modernas. Para isso, será feito um estudo representativo do problema, um projeto protótipo, documentação do projeto com desenhos em 3D e 2D, fabricação e avaliação tanto qualitativa quanto quantitativa do projeto.

Protocolo: 7897 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2023 - 12/2023 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CESAR AUGUSTO MARIA ZANUTTO
HENRIQUE CLARO XAVIER
Professor(es): MARCELO MARQUES DA SILVA
VITOR FRANCO GIRARDI

Resumo:
Segundo dados expostos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2021), em 15 anos (de 2006 a 2021) a frota de automóveis brasileiros passou de aproximadamente 45 milhões de unidades para aproximadamente 111 milhões. Essa constatação pode ser extrapolada para outros países, indicando um crescente aumento na produção tecnológica automotiva mundial e a necessidade de novas tecnologias para fabricações duradouras, rentáveis e ecologicamente corretas. Existem programas universitários que incentivam o desenvolvimento dos processos de engenharia no ramo automotivo brasileiro, sendo dois exemplos o Fórmula e o Baja, ambos organizado pela Sociedade de Engenheiros Automotivos (abreviado como SAE em inglês). Os programas universitários organizados pela SAE, em específico o Fórmula, preparam alunos de engenharia de cursos de graduação e pós-graduação para uma variedade de desafios que possivelmente enfrentarão no mercado de trabalho no ramo automotivo, desafiando-os com aplicações de engenharia no mundo real. Nessas competições, os alunos ganham valiosa exposição e se envolvem com profissionais da indústria para aprimorar as boas práticas de engenharia do século atual, para construir sua própria rede de contatos e ajudar a prepará-los para o mercado de trabalho que os esperam após a formatura. Um projeto eficiente de um chassi deve seguir um conjunto de características, conforme explícito por Adams (1993), devendo se comportar como uma viga, suportando o seu próprio peso, o do piloto e dos restantes componentes. Deve ter elevada rigidez torcional e elevada rigidez à flexão vertical/lateral, de modo a resistir, com pouca deformação, aos esforços impostos. Um chassi deve possuir o menor peso possível e fornecer segurança ao piloto em situações de acidente, tendo em consideração o impacto frontal, lateral e o capotamento do veículo, apresentando também baixo custo de fabricação. Nesse sentido, o presente trabalho busca estudar, projetar e fabricar o chassi de um veículo de fórmula SAE para aprimorar cientificamente os alunos envolvidos no desenvolvimento de projetos, na utilização de softwares de engenharia e em técnicas de fabricação modernas. Para isso, será feito um estudo representativo do problema, um projeto protótipo, documentação do projeto com desenhos em 3D e 2D, fabricação e avaliação tanto qualitativa quanto quantitativa do projeto.

Protocolo: 7898 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2023 - 12/2023 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): EDUARDO DOMINGUES GALANTE
LINDRE ROBERTO RUFINO DA COSTA
Professor(es): MARCELO MARQUES DA SILVA
VITOR FRANCO GIRARDI

Resumo:
A perda auditiva causada por ruído devida ao uso incorreto de aparelhos portáteis tocadores de MP3 é mais comum em jovens e tem entre outras consequência o zumbido e declínio na qualidade de vida do indivíduo. Este estudo tem por objetivo quantificar a resposta de saída para cada tipo de fone, através da medida do NPS para um mesmo tom padrão gerado por computador, comparando os vários tipos de fones de ouvido para tocadores portáteis de MP3 e contribuir para a compreensão dos efeitos nocivos à audição humana em relação à exposição prolongada a musica amplificada de alta intensidade. É uma pesquisa experimental, quantitativa e exploratória. A amostra será constituída por 30 fones de ouvido para tocadores de som portáteis, de vários modelos e marcas. A medida do Nível de Pressão Sonora (NPS) será feita com um decibelímetro calibrado acoplado no fone ao ser executado o tom padrão. Serão executadas 10 medidas para cada amostra. Os dados de cada aparelho serão compilados, comparados entre si e analisados através de estatística simples.

Protocolo: 1767 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 4/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LAURIANE MARINHEIRO ARAUJO
LUIS EDUARDO ABONIZIO
Professor(es): MARIA CRISTINA ALVES CORAZZA

Resumo:
A dificuldade em aprender física é uma realidade incontestável nas escolas publicas e particulares. Embora presentes no cotidiano, os fenômenos físicos ainda são de difícil visualização para a maioria dos alunos fora da sala de aula.Portanto, é necessário a contextualização dos conceitos e fenômenos físicos para a realidade cotidiana dos alunos.A teoria do caos argumenta que qualquer interferência num sistema harmônico tende a desorganizá-lo. Para alunos do ensino médio trata-se de conceitos extremamente complexos. O objetivo deste trabalho é, através de uma transposição didática, levar teorias cientificas como esta para as salas de aula. A metodologia utilizada será pesquisa bibliográfica em livros e revistas científicas, além da internet. O estudo resultará num texto de abordagem didática que será disponibilizado aos professores e alunos via meios digitais.

Protocolo: 1766 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2013 - 1/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VALKIRIA CARLA LONGO
LUCAS ALBERTO DE SOUZA FERNANDES
Professor(es): MARIA SALETE VACELI QUINTILIO

Resumo:
Alguns trabalhadores estão expostos ao ruído ambiental durante sua jornada. Esta exposição diária e continua acima dos limites de tolerância dados pela Norma Regulamentadora NR15 do Ministério do Trabalho, se fazem sentir no organismo como um todo, e não apenas na audição do trabalhador, apesar da Perda de Audição Induzida por Ruído (PAIR) ser a mais grave. Em fazendas de avicultura, o ruído operacional vem das máquinas de manejo e trabalho além dos próprios animais. Assim, este estudo tem por objetivo medir os níveis de ruído em uma fazenda de avicultura no interior do estado de São Paulo e analisar e comparar os níveis de ruído segundo a NR15. As medidas serão tomadas utilizando um decibelímetro calibrado, com a curva de ponderação A e resposta fast. A coleta de dados será feita durante 5 dias, em 2 horários (manhã e tarde), utilizando amostragem do local (1 rancho de cada seção, aleatoriamente). Cada rancho compõe-se de um galpão de 120 metros de comprimento por cerca de 2 metros de largura e as medidas serão tomadas em 5 pontos de sua extensão, a igual distância entre si. Os dados serão tratados mediante estatística simples e analisados de acordo com a NR15.

Protocolo: 1774 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 1/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RENAN GABRIEL HENRIQUE
JEUSIANE DA SILVA SANTOS
Professor(es): MARIA SALETE VACELI QUINTILIO

Resumo:
O Brasil possui atualmente o maior rebanho bovino comercial do mundo, sendo de suma importância dentro do agronegócio, com cerca de R$50 bilhões/ano no faturamento, e, por conseguinte oferece cerca de 7,5 milhões de empregos diretos. Com essa expressão significativa de mercado, o país abrange condições ideais para atender o crescente aumento das exigências do mercado interno e externo. Portanto, com o aumento da produtividade deste setor, houve a necessidade do uso de biotecnologias para alcançar altos índices zootécnicos. O objetivo do presente projeto será avaliar a influência do clima sobre as proteínas contidas no plasma seminal e os níveis séricos de cortisol e testosterona em touros das raças Nelore e Brahman, criados extensivamente, durante a pré estação de monta. Serão realizadas eletroforeses em SDSPAGE do plasma seminal e dosagens de cortisol e testosterona, de amostras de sêmen e sangue de 10 touros Nelore e 10 touros Brahman na pré estação de monta, estocadas a20°C para as posteriores análises do perfil protéico do plasma seminal e dos níveis séricos de cortisol e testosterona por radiomunoensaio (RIA). Os dados climáticos relativos à data da colheita do material serão obtidos dos serviços metereológicos. Os dados relativos às características do sêmen e dos níveis dos hormônios serão submetidos à análise de variância e as diferenças entre as médias, comparadas pelo teste de Tukey a 5.

Protocolo: 953 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2012 - 12/2012 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): KLISMAN SANCHES DE BARROS
JULIANA DOMINGOS ARCHANJO DOS REIS
Professor(es): VAGNER CAMARINI ALVES
MARCELO GEORGE MUNGAI CHACUR

Resumo:
O objetivo dessa pesquisa é a análise de um edifício da cidade de Presidente Prudente numa perspectiva de ampliar o conhecimento sobre a arquitetura, além de analisá-lo com referência à tecnologia construtiva utilizada: concreto armado. O edifício escolhidoSENAC de Presidente Prudente compartilha da linguagem construtiva do concreto armado, linguagem comumente usada na solução de edifícios vinculados ao discurso moderno de arquitetura. Uma apresentação da obra e posteriormente uma análise crítica da solução estrutural será feita, situando-a no contexto histórico-arquitetônico, além de procurar entender algumas conseqüentes inter-relações com a solução espacial da arquitetura, possibilitando assim o entendimento das possíveis igualdades ou desigualdades da solução ao discurso moderno. Para as considerações, será apresentado um olhar crítico descrito por meio de elementos de composição da arquitetura; lugar, forma, espaço, e da estrutura. Essas análises encerram a pesquisa e as observações.

Protocolo: 1007 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2012 - 12/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): RODRIGO VITIRITTI FERREIRA ALBERTINI
RAFAEL FERNANDES COVRE
LUIZ EDUARDO DE CASTRO SILVA
Professor(es): AMARO DOS SANTOS
CRISTIANA ALEXANDRE PASQUINI

Resumo:
A união de um tema que normalmente provoca o interesse das pessoas com teorias científicas reais, porém interpretadas tendenciosa e incorretamente, forma uma combinação particularmente apropriada para a disseminação de falsas informações. Em particular, a astronomia é assunto de muitos boatos circulantes. O objetivo do presente trabalho é buscar e analisar as informações e notícias sobre Astronomia veiculadas na Internet durante os últimos dez anos. Pretende-se ainda, analisar e, quando e se necessário, corrigir essas informações, gerando um "blog" com as verdades e mentiras disseminadas.

Protocolo: 733 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2011 - 9/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO CARLOS FACHINI
Professor(es): MARIA SALETE VACELI QUINTILIO
ROBSON QUINTILIO

Resumo:
Todos os átomos existentes no Universo, exceto o Hidrogênio (H) e o Hélio (He), advêm dos processos que ocorrem nas estrelas e de sua evolução. As estrelas transmutam o H e o He em outros elementos mais pesados através da fusão nuclear e de seu processo evolutivo final, abastecendo e enriquecendo o meio interestelar do qual se originam os sistemas planetários. Entretanto, o mesmo ciclo evolutivo que pode dar origem a um planeta habitável também pode causar a sua destruição, juntamente com as possíveis formas de vida presentes, como por exemplo, em explosões de supernovas, final evolutivo de estrelas massivas. Uma estrela em particular, conhecida como Wolf-Rayet 104 (WR 104), situada a apenas 8000 anos-luz de distancia, encontra-se perto o suficiente da Terra para gerar dúvidas e controvérsias. Além disso, nosso próprio Sol, quando no final de seu ciclo evolutivo, pode trazer conseqüências funestas para o planeta Terra. O objetivo deste estudo é conhecer e estudar os processos evolutivos nos interiores estelares e em seguida entender como essa mesma evolução química nas estrelas também podem levar ao final da vida na Terra. Para isso, duas estrelas serão estudadas e seus processos evolutivos comparados: a WR 104 e o Sol. Busca-se com isso, compreender as conseqüências desses mesmos processos para a habitabilidade do planeta.

Protocolo: 646 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2011 - 6/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): EDERSON DA SILVA STELATO
NIKELE MAIARA MILANI
GABRIELE MARQUES STUNGES
Professor(es): MARIA SALETE VACELI QUINTILIO

Resumo:
NO PRESENTE TRABALHO ESTUDA-SE O COMPORTAMENTO DOS INSTRUMENTOS ÓPTICOS A PARTIR DO OLHO HUMANO, CONSIDERADO O MAIS IMPORTANTE DENTRE OS INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO VISUAL. O TRABALHO SE DESENVOLVE A PARTIR DE UMA ANÁLISE DOS PARAMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO, DE COMO OS TEXTOS DIDÁTICOS TRABALHAM A ÓPTICA E A ASTRONOMIA E FAZ UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA ÓPTICA FUNDAMENTADO NOS EQUIPAMENTOS DA ASTRONOMIA.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 12/2005 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANA CLAUDIA FORCA
EVERTON PIZA PEREZ
Professor(es): MARIA SALETE VACELI QUINTILIO

Resumo:
A TECNOLOGIA ENVOLVIDA NOS INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO ASTRONÔMICA É UMA OPORTUNIDADE EXCELENTE DE ABORDAR CONCEITOS FÍSICOS IMPORTANTES, PRINCIPALMENTE NOS CURRÍCULOS DE CIÊNCIAS (ENSINO FUNDAMENTAL) E FÍSICA (ENSINO MÉDIO). A CONCEPÇÃO DE UMA ESPÉCIE DE LINHA DO TEMPO CIENTÍFICA, GUIADA PELA EVOLUÇÃO DOS INSTRUMENTOS ASTRONÔMICOS, VEM DE ENCONTRO À NECESSIDADE DE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA APOIO E SUPORTE DE PROFESSORES DAS ÁREAS DE CIÊNCIAS E ATÉ DE GEOGRAFIA E HISTÓRIA. ALIADO A ESSE FATOR, ESSE TRABALHO TAMBÉM IRÁ CONTRIBUIR PARA O ENRIQUECIMENTO DO CONHECIMENTO TEÓRICO DOS ESTUDANTES ACERCA DOS CONTEÚDOS ELENCADOS PELOS PCNs NESSAS ÁREAS.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Professor(es): MARIA SALETE VACELI QUINTILIO

Resumo:
Os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio têm uma grande dificuldade no aprendizado de Ciências Físicas. Felizmente, os professores podem contar com um poderoso aliado: o Laboratório de Física. Entretanto, o poder das aulas práticas vem sendo menosprezado na maioria das escolas, tanto públicas quanto particulares, ou por falta de espaço físico, ou por falta de equipamento e material adequado, ou ainda, pelo despreparo dos professores. Uma solução proposta para estimular o interesse dos alunos e aumentar o seu rendimento nas aulas de ciências e de física, é a demonstração de conceitos e teorias físicas através de experiências simples e baratas, usando material de sucata. Este projeto de pesquisa tem o objetivo de propor uma metodologia de ensino que irá incluir a utilização do laboratório didático nas aulas regulares de Ciências e, particularmente, de Física, através da montagem de uma sala de Ciências ou Fisicoteca. Espera-se com isso contribuir para a melhoria das aulas de Ciências, no Ensino Fundamental, e de Física, no Ensino Médio, tornando-as mais interessantes, estimulando a assimilação e aprendizagem dos conceitos envolvidos.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2007 - 12/2007 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MANOEL ROCHA LOURENCO
SACHA WIRGINYA BUDNY LOPES
Professor(es): VAGNER CAMARINI ALVES
MARIA SALETE VACELI QUINTILIO

Resumo:
A Ciência, e em particular a Física, sempre foi encarada como matéria difícil e distante. A maioria das pessoas acredita que existe um caminho árduo entre presenciar o fenômeno e explica-lo, como, por exemplo, olhar o arco-íris e entender porque ele é colorido. Esta ausência de correlação entre os fenômenos cotidianos e o conhecimento cientifico acaba ocasionando uma contribuição negativa no processo de ensino-aprendizagem. Existe uma falta de estímulo à curiosidade científica dos alunos, evidenciada em seu conhecimento insuficiente acerca do mundo e da tecnologia atual que o cerca. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), há uma preocupação atual em cumprir os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais), onde é necessário relacionar os fenômenos cotidianos com os conceitos físicos e tecnológicos, promovendo assim o estímulo à busca de conhecimento. Este trabalho tem como objetivos estimular a curiosidade cientifica dos alunos, selecionando suas perguntas mais freqüentes sobre os fenômenos cotidianos e tecnológicos; relacionar o cotidiano individualizado nas questões selecionadas com os conceitos elencados nos currículos das disciplinas de Ciências e Física, utilizando, para tal, uma linguagem acessível ao nível dos alunos. Com isso, espera-se poder auxiliar o professor no esclarecimento dessas dúvidas, produzindo uma cartilha com as perguntas e respostas; e, por fim, sugerir uma abordagem dinâmica e rica para as aulas de ciências.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2006 - 12/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MILTON TOMIO NISHIMOTO
PRISCILA DENIZE DE MOURA
Professor(es): VAGNER CAMARINI ALVES
MARIA SALETE VACELI QUINTILIO
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